Iniciante

A Importância da Representatividade nos Produtos Culturais

  • 0

 

A Falta da Representatividade Negra

 

No filme, “Felicidade por um Fio” a protagonista chamada Violet sofre desde a infância com a opressão aos seus cabelos afros pela sociedade e sua mãe, onde ela sente a falta da representatividade negra, crescendo com a visão de que seu cabelo afro é algo totalmente vergonhoso. Em nossa realidade contemporânea, crianças negras se sentem tampouco representadas, e oprimidas em relação a suas origens afrodescendente.

Primeiramente, a falta de sentir-se representado afeta totalmente o desenvolvimento das crianças, ademais, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade e de Southern, na Califórnia, nos cem títulos de maior bilheteria nos cinemas em 2016, os brancos representavam 70,8% dos papéis com falas, enquanto atores negros eram apenas 13,6% destes. Dessa maneira mostra totalmente como a sociedade vê e reflete a comunidade negra, já que na maioria dos papéis os negros são Periféricos, Ladrões ou Vilões, mas nunca os protagonistas e “mocinhos”.

Dessa maneira fazendo com que a população infantil-Juvenil cresça com a ideia de que “nunca vão poder ter nada e não vão ser representadas” de tal forma que a falta de visibilidade afete meninos e meninas que não veem Super-heróis, Protagonista bem sucedidos negros, em filmes, series ou novelas, garantindo assim que eles cresçam oprimindo suas raízes e criando uma personalidade que não condiz com eles, coisa que o filme “Felicidade por um fio” mostrou também esse lado e como se sentem tendo que conviver e viver dessa maneira, negligenciando eles mesmos e suas raízes.

Por isso tudo, cabe a mídia dar visibilidade a cultura negra, não de forma Marginalizada como é visto e sim de forma inclusiva na sociedade. Não só a mídia, mas também ao Ministro da cultura que deve buscar maneira de representar as comunidades pouco representadas, garantindo assim a preservação da cultura, e aceitação de suas origens.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está muito boa, continue assim.
    Porém, vou apontar alguns erros cometidos.

    C1 – Uso incorreto do pronome relativo ”onde”, este pode ser substituído por ”o qual” ou ”na qual”. Você colocou uma oração emendada com a anterior, sendo separada apenas por uma vírgula, assim, a sentença inteira ficou sem nexo.

    C2 – O uso do ”…ademais” deveria ter sido separado por um ”.”, e não por uma vírgula. Por outro lado, se você buscava por complementar aquilo que foi introduzido neste paragrafo, poderia ter procurado por outro conectivo. ”Dessa maneira” deveria ser seguido de uma vírgula.

    CUIDADO COM A REPETIÇÃO DE PALAVRAS!!!

    C3 -Novamente, deveria ter usado uma vírgula após o ”Dessa maneira”. Uma dica é usar um conectivo para dar inicio a este paragrafo, os corretores gostam disso. Você pode substituir o ”fazendo” por ”faz-se”, isso deixa a sua redação mais coesa e boa de ler.
    Ademais, tente colocar outro repertório além do qual fora colocado na introdução.

    A coisa mais errônea nessa redação é a falta de pontuação correta. Eu li um parágrafo inteiro sem um ponto sequer. Indico que reveja isso.

    C4 – Utilize conectivos para iniciar o parágrafo, como ”Portanto” e etc. Este parágrafo fixou sem nexo, você deveria ter explicado como a >mídia< deve dar essa visibilidade. Faltou também uma finalização com ''chave de ouro''.

    • 2
  2. o tema da sua redação é muito interessante e sua introdução está perfeita.
    o d1 está bem trabalhado, porém faltou uma virgula depois de dessa maneira.
    o d2 você usou Dessa maneira novamente cuidado com a repetição de palavras procure sinônimos .
    a conclusão está ótima porém você poderia ter iniciado de outra forma em vez de “Por isso tudo” poderia ser portanto, logo ou assim.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.