O jogador futebolístico Pelé foi considerado o melhor jogador do século XX pela Federação Internacional de Futebol Associação, e é um exemplo da representatividade negra no esporte. Em contraste, nos tempos hodiernos persiste o racismo no âmbito esportivo, o qual pode ser combatido por meio dos profissionais dessa área, posto que possuem forte influência social, a qual poderia transformar a mentalidade da população, atenuando o problema.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância dos profissionais do esporte para a sociedade. Nesse contexto, nota-se, por exemplo, que jogadores de Futebol, como Cristiano Ronaldo, de Portugal, têm crédito para parte da população mundial. Sob esse prisma, isso é comprovado pelo fato de serem solicitados para representarem em propagandas, no caso de Cristiano, a empresa de shampoo Clear Men contratou-o numa estratégia de marketing. Além disso, é igualmente notório a relevância dada ao esportista Neymar, visto que o noticiário G1 relatou um fato cotidiano de sua vida, como o término de relacionamento do jogador com a atriz Bruna Marquezine. Destarte, caso essa fama seja aproveitada para combater socialmente o racismo no meio esportivo, a tendência será a diminuição desse impasse.
Em segundo lugar, é imprescindível aprofundar o papel dos atletas para a transformação da mentalidade coletiva enquanto um meio de combater a discriminação racial nos esportes. Sob essa ótica, o basquetebolista negro LeBron James, considerado um dos maiores da história do NBA, teve sua casa pichada por vândalos, com declarações racistas. Com isso, ao invés de calar-se diante do ocorrido, o jogador auxiliou no combate ao racismo, ressaltando a existência da discriminação aos negros no estado norte-americano, em coletiva de imprensa. Por conseguinte, tendo em vista a evidente fama de alguns esportistas e sua influência ao pensamento da sociedade, seria benéfico o crescimento de sua representatividade no combate ao preconceito racial.
Depreende-se, portanto, que os profissionais dos esportes devem contrapor-se à discriminação aos negros, por meio de suas redes sociais – como o Twitter, Instragram e/ou Facebook. Dessarte, a finalidade de transformar a mentalidade de parte da população mundial em favor da superação do racismo no âmbito esportivo será alcançada, pois alguns atletas tendem a influenciar a sociedade devido ao seu reconhecimento internacional, como no caso de Pelé.
leandro209
O jogador futebolístico Pelé foi considerado o melhor jogador do século XX pela Federação Internacional de Futebol Associação,(1) e é um exemplo da representatividade negra no esporte. Em contraste, nos tempos hodiernos persiste o racismo no âmbito esportivo, o qual pode ser combatido por meio dos profissionais dessa área, posto que possuem forte influência social, a qual poderia transformar a mentalidade da população, atenuando o problema.
1 – não vai vírgula
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância dos profissionais do esporte para a sociedade. Nesse contexto, nota-se, por exemplo, que jogadores de Futebol, como Cristiano Ronaldo, de Portugal, têm crédito para parte da população mundial. Sob esse prisma, isso é comprovado pelo fato de serem solicitados para representarem(2) em propagandas, no caso de Cristiano, a empresa de shampoo Clear Men contratou-o(3) numa estratégia de marketing(4). Além disso, é igualmente notório a relevância dada ao esportista Neymar, visto que o noticiário G1 relatou um fato cotidiano de sua vida, como o término de relacionamento do jogador com a atriz Bruna Marquezine(5). Destarte, caso essa fama seja aproveitada para combater socialmente o racismo no meio esportivo, a tendência será a diminuição desse impasse.
2 – representarem quem/o quê?
3 – o contratou
4 – aprofundar
5 – e daí?
Argumentação muito rasa.
Em segundo lugar, é imprescindível aprofundar o papel dos atletas para a transformação da mentalidade coletiva enquanto um meio de combater a discriminação racial nos esportes. Sob essa ótica, o basquetebolista negro LeBron James, considerado um dos maiores da história do NBA(6), teve sua casa pichada por vândalos, com declarações racistas. Com isso, ao invés de calar-se diante do ocorrido, o jogador auxiliou no combate ao racismo, ressaltando a existência da discriminação aos negros no estado(7) norte-americano, em coletiva de imprensa. Por conseguinte, tendo em vista a evidente fama de alguns esportistas e sua influência ao pensamento da sociedade, seria benéfico o crescimento de sua representatividade no combate ao preconceito racial.
6 – falar o que é
7 – Estado
Argumentação muito rasa.
Depreende-se, portanto, que os profissionais dos esportes(agente) devem contrapor-se à discriminação aos negros(ação), por meio de suas redes sociais(modo) – como o Twitter, Instragram e/ou Facebook(detalhamento). Dessarte, a finalidade de transformar a mentalidade de parte da população mundial em favor da superação do racismo no âmbito esportivo(finalidade)será alcançada, pois alguns atletas tendem a influenciar a sociedade devido ao seu reconhecimento internacional, como no caso de Pelé.
Conclusão contém os 5 elementos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Poucos desvios, texto todo ligado por conectivos e conclusão completa. Gostei das inversões que vc fez.
Argumentação deixou a desejar, não aprofundou algumas coisas citadas, parece que só jogou lá.
Competência 1 – 200
Competência 2 – 160
Competência 3 – 160
Competência 4 – 200
Competência 5 – 200
Pontuação total – 920
Parabéns!
[email protected]
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Trouxe ótimos repertórios!
200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
200
Parabéns! Sua redação está excelente, com os três repertórios, ótimas teses e argumentos e contém os cinco itens na conclusão. Nota final: 1000