A importância da representatividade na elaboração de políticas e práticas para a saúde pública do Amapá.

  • 0

A Constituição Federal de 1988, a Carta Magna do nosso país, prevê em seu artigo 6° o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não vem sendo aplicada em sua plenitude quando se observa a ausência de representatividade nesse setor no Amapá, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que contribuem para esse quadro.

Primeiramente, cabe ressaltar a falta de políticas públicas que versem, estimulem e protejam a representatividade no âmbito da saúde. Conquanto, o Estado que é o responsável pela criação e aplicações de ações e programas que promovam a proteção dos direitos sociais previstos em leis em face a coletividade, não o faz com efetividade diante de tal problemática.

Ademais, a privação do cidadão ao acesso a educação contribui para o agravamento desse cenário, pois o mesmo não possui conhecimento de seus direitos diante a sociedade não o reivindicando quando o deveria. Conforme os iluministas Diderot e D’Alembert citam a democratização da educação e fundamental para evitar a alienação do cidadão e promover sua efetiva liberdade.

Assim, para que a representatividade na saúde seja efetivamente respeitada e aplicada, o Governo do amapá, por intermédio de sua secretaria de saúde, deve promover a criação de políticas públicas que defendam essa temática assim como sua ostensiva divulgação em todos os veículos de comunicação.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ótima redação! Soube estruturar a redação e pontuar com clareza sobre a temática!
    “A Constituição Federal de 1988, a Carta Magna do nosso país, prevê em seu artigo 6° o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não vem sendo aplicada em sua plenitude quando se observa a ausência de representatividade nesse setor no Amapá. Quando você cita ausência de representatividade nesse setor, demonstra que é no setor de saúde, porém não especifica quais órgãos estão fragilizados ou que realmente esta acontecendo No DESENVOLVIMENTO da sua redação. Para não ficar vago teria alguma pesquisa no Estado que demonstra essa carência de representatividade no AMAPÁ?
    Continue exercitando, pois a vitória é para os que persistem!
    Corrija minha redação pf.

    Meio ambiente e tecnologia Não é redação do ENEM, é de concurso. Favor observar esse site para correção https://redacaonline.com.br/blog/tag/fgv/#:~:text=Ousodeinovaestecnolgicas,entreageraomaisnova. Corrijo sua redação de volta

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.