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A importância da representatividade da mulher na política

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“Ação para a igualdade, o Desenvolvimento e a Paz”. Assim foi intitulada, de modo a unificar as nações de forma homogênea e tornar a democracia mundial igualitária entre homens e mulheres, a Conferência de Pequim, ocorrida no ano de 1995. No entanto, observa-se que, em território brasileiro, as propostas estabelecidas por este evento ficaram a apenas no papel, visto que há uma discrepância em relação ao número de pessoas do sexo feminino atuando na política em comparação ao masculino, causado, não apenas pelo machismo ainda presente na sociedade, mas também pela falta instruções por parte dos institutos de ensino.

Diante desse cenário, deve-se abordar a cultura machista que permeia no corpo social como um fator agravante da problemática. No livro “O sol é para todos”, escrito pela autora Harper Lee, é feita a descrição dos desafios enfrentados por uma menina frente a uma cidade em que os habitantes possuem uma visão extremamente preconceituosa. Na história, a protagonista é constantemente repreendida e influenciada a não seguir os caminhos de seu pai na política. Infelizmente, a realidade não se difere da ficção, tendo em vista que, com a propagação do pensamento histórico totalmente equivocado de que mulheres não são capazes de lidar com assuntos democráticos e que, em casos extremos de preconceito, devem apenas serem donas de casas, as mulheres se sentem desestimuladas a ingressar no ambiente político. Consequentemente, há a precarização de uma representatividade feminina em temas em que a mulher é a principal vítima, como a violência doméstica, abusos sexuais e outros inaceitáveis problemas que a nação brasileira abrange.

Além disso, a ineficácia escolar contribui diretamente para a continuação desse empecilho. Por qual motivo o voto é importante? Qual a diferença entre o sistema majoritário e proporcional? Essas são duas das diversas lacunas informativas que, mesmo que influenciem na vida de qualquer cidadão, as instituições responsáveis pela formação de cidadãos permitem que existem. Historicamente, os indivíduos são instruídos a aprender acerca do ciclo do carbono, porém não são ensinados com profundidade que votar não é somente uma obrigação, mas sim um direito como membro de um país democrata e que, ao praticar esse ato, a pessoa está decidindo o futuro de uma nação. Ademais, ensina-se sobre cada elemento da tabela periódica, entretanto não é passada nenhuma informação de que no sistema majoritário ganha-se quem possuir mais votos, enquanto no proporcional visa-se incluir grupos menores. Sendo assim, dificilmente haverá cidadãos que pretendem se relacionar com ciências políticas se durante toda a formação escolar não são estimuladas a obter pensamentos e opiniões políticas.   

Desse modo, graças à inércia institucional e ao preconceito entre gêneros, a representatividade da mulher na política continua sendo pouca ou nula e é preciso que haja intervenções. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério da Educação, promoverem a doutrinação nos ambientes escolares, por meio da inserção de assuntos como política básica nas grades curriculares, com o objetivo de desenvolver na nova geração o consentimento político. Outrossim, cabe ao Poder Legislativo, através do estabelecimento de novas normas, criar cotas que exigem um percentual mínimo de mulheres ocupando os cargos da legislação brasileira. Tais medidas objetivam aumentar a presença do público feminino na política nacional e tornar reais as ações promovidas pelos grandes países no século XX.

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4 Correções

  1. Olá,
    Seu texto apresenta uma ótima introdução , o primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou muito bom, você defendeu seu argumento de forma clara e detalhada .
    quanto ao desenvolvimento dois , senti falta de um embasamento teórico legitimado, como fez no desenvolvimento de número 1.
    A conclusão ficou coerente e coesa!
    Parabéns!!!

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  2. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: ótima introdução. Apresenta citação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar.
    Desenvolvimento: D1: bom parágrafo. Possui tópico frasal, repertório e argumentos que justificam tal citação, além de relacioná-lo com a realidade da nossa sociedade.
    D2- adorei esse desenvolvimento, esta muito bem escrito e apresenta argumentos pertinentes ao que foi dito na tese. Só um ponto a destacar é que os argumentos desse D2 esta um pouco cansativo de ler e um pouco confuso (de acordo com a minha interpretação).
    Conclusão: a sua conclusão apresenta: agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento, ou seja, os cinco elementos necessários para se construir uma proposta de intervenção. Alem disso, fato de você ter retomado o que foi dito no primeiro parágrafo também contribui para a sua nota final.
    Comp. 1- gramática: não encontrei muitos desvios, que influenciem a sua nota. 200
    Comp. 2- repertório: você aplica varias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, todos pertinentes ao tema e com boa produtividade. 200
    Comp. 3- Projeto de texto: esse texto está muito bem escrito, nota-se que você conhece e domina bem as estruturas de uma redação, só o D2 que ficou com uma leitura cansativa. 160
    Comp. 4- Coerência: você utiliza bem os conectivos que ajudam a interligar os argumentos, senti falta deles um pouco no segundo parágrafo (D1). 200
    Comp 5- Proposta de intervenção: sua proposta apresenta os cinco elementos válidos. 200
    Total: 960
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada! Continue treinando, você possui muito potencial!
    Espero ter ajudado e bons estudos!!!

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  3. Olá, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, não corrigirei sues erros ortográficos pois não sou a melhor nisso.

    “Ação para a igualdade, o Desenvolvimento e a Paz”. Assim foi intitulada, de modo a unificar as nações de forma homogênea e tornar a democracia mundial igualitária entre homens e mulheres, a Conferência de Pequim, ocorrida no ano de 1995 [Essa frase ficou um pouco confusa, acredito que você poderia reformular]. No entanto, observa-se que, em território brasileiro, as propostas estabelecidas por este evento ficaram a apenas no papel, visto que há uma discrepância em relação ao número de pessoas do sexo feminino atuando na política em comparação ao masculino, causado, não apenas pelo machismo ainda presente na sociedade, mas também pela falta instruções por parte dos institutos de ensino. [Boa introdução]

    [Comece um conectivo de prioridade, exemplo: “primeiramente”] Diante desse cenário, deve-se abordar a cultura machista que permeia no corpo social como um fator agravante da problemática. No livro “O sol é para todos”, escrito pela autora Harper Lee, é feita a descrição dos desafios enfrentados por uma menina frente a uma cidade em que os habitantes possuem uma visão extremamente preconceituosa. Na história, a protagonista é constantemente repreendida e influenciada a não seguir os caminhos de seu pai na política. Infelizmente, a realidade não se difere da ficção, tendo em vista que, com a propagação do pensamento histórico totalmente equivocado de que mulheres não são capazes de lidar com assuntos democráticos e que, em casos extremos de preconceito, devem apenas serem donas de casas, as mulheres se sentem desestimuladas a ingressar no ambiente político. Consequentemente, há a precarização de uma representatividade feminina em temas em que a mulher é a principal vítima, como a violência doméstica, abusos sexuais e outros inaceitáveis problemas que a nação brasileira abrange. [Bom desenvolvimento, mas acho que vc poderia estruturar mais seus argumentos]

    Além disso, a ineficácia escolar contribui diretamente para a continuação desse empecilho. Por qual motivo o voto é importante? Qual a diferença entre o sistema majoritário e proporcional?[Bom, não li ainda o restante do texto, mas é arriscado colocar perguntas, porque você precisa responde-las] Essas são duas das diversas lacunas informativas que, mesmo que influenciem na vida de qualquer cidadão, as instituições responsáveis pela formação de cidadãos permitem que existem. Historicamente, os indivíduos são instruídos a aprender acerca do ciclo do carbono, porém não são ensinados com profundidade que votar não é somente uma obrigação, mas sim um direito como membro de um país democrata e que, ao praticar esse ato, a pessoa está decidindo o futuro de uma nação. Ademais, ensina-se sobre cada elemento da tabela periódica, entretanto não é passada nenhuma informação de que no sistema majoritário ganha-se quem possuir mais votos, enquanto no proporcional visa-se incluir grupos menores. Sendo assim, dificilmente haverá cidadãos que pretendem se relacionar com ciências políticas se durante toda a formação escolar não são estimuladas a obter pensamentos e opiniões políticas. [Não vi uma resposta das suas próprias perguntas, são bons argumentos que você trouxe, mas, acredito que deveria estruturar melhor, deixar mais claro e menos repetitivo pois você aborda 2x a questão da escola e o que ela deveria priorizar no ensino, esse fato acaba por enfraquecer seus argumentos e induz ao corretor a acreditar que você esta “enchendo linguiça”]

    Desse modo, graças à inércia institucional e ao preconceito entre gêneros, a representatividade da mulher na política continua sendo pouca ou nula e é preciso que haja intervenções. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério da Educação, promoverem a doutrinação nos ambientes escolares, por meio da inserção de assuntos como política básica nas grades curriculares, com o objetivo de desenvolver na nova geração o consentimento político. Outrossim, cabe ao Poder Legislativo, através do estabelecimento de novas normas, criar cotas que exigem um percentual mínimo de mulheres ocupando os cargos da legislação brasileira. Tais medidas objetivam aumentar a presença do público feminino na política nacional e tornar reais as ações promovidas pelos grandes países no século XX. [Boa conclusão]

    Espero ter te ajudado, tenha um bom dia e continue escrevendo.

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  4. Darei minha opinião baseada no meu pouco conhecimento.

    Demonstrar domínio da modalidade da língua portuguesa: 200
    Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de varias áreas de conhecimento: 200
    Organizar e interpretar informações: 200
    Demonstrar mecanismo linguístico necessário para construção da argumentação: 200
    Elaborar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos: 200

    Parabéns Você merece 1000

    Continue desse jeito que o mil é certeiro.

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