Estudante

A IMPORTÂNCIA DA REIVINDICAÇÃO POR SAÚDE PÚBLICA

  • 1

A saúde passou por diversos embates até chegar ao modelo hegemônico hodiernamente proposto, a conquista do Sistema Único de saúde (SUS) foi resultado de movimentos com participação de populares que exigiam uma atenção ampliada para essa esfera. Sob esse prisma, é imprescindível que a postura por reivindicação por direitos torne-se presente no contexto do Brasil, haja vista que mais de 70% dos moradores do país dependem exclusivamente desse sistema, e tende a ampliar. Apesar de ser tão necessário para o corpo social, sofre com a desvalorização do Estado. 

Em primeiro lugar, segundo o Ministério da Saúde 150 milhões são dependentes de maneira exclusiva da saúde pública, mesmo assim é depreciado. Nessa perspectiva, é essencial a solicitação por melhoria, pois o SUS apresenta diversos entraves devido, sobretudo ao subfinanciamento e cortes de gastos por parte Governo. Sob este prisma, a Organização Mundial da Saúde afirma que o sistema público do Brasil investe apenas 6,8%, sendo que a média mundial é 11,7%. Em consequência disso, vê-se, frequentemente, locais de atendimento com estrutura precária, com poucos profissionais e com excesso de pacientes.  

Adicionalmente, conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção é que a pirâmide etária invertida em 2050. Por conseguinte, irá aumentar a procura por atendimento médico em razão de, concomitante a uma maior idade surgem as doenças crônicas, bem como outras enfermidades. Diante dessa ótica, é essencial salientar a importância que a reivindicação por direitos trás para o contexto social, exemplo evidente disso é a  Reforma Sanitária, pois este movimento  ajudou a consolidar SUS atual na Constituição como direito de todos e dever do Estado. De maneira análoga, nos dias atuais, é possível exigir melhorias na saúde pública através das conferências e conselhos de saúde.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para mudar esse cenário caótico, mas também é imprescindível a reivindicação por melhorias nessa esfera. Sendo assim, cabe ao Governo Federal ampliar os investimentos em saúde e conter o corte de gasto nessa área, visto que partes dos cidadãos dependem dessa assistência. Ademais, as prefeituras devem divulgar informações por meio das redes sociais sobre os conselhos, por exemplo, locais, datas e como participar a fim de ter maior engajamento dos entes. Assim, a desvalorização do SUS não será realidade.

NOTAS POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR!!! VALEUUU ;)

Ps. Quem puder analisar minha redação anterior ficarei muito feliz. Ninguém avaliou conforme as competências.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: 120 – Sua redação contém alguns erros de vírgula como em : “Devido, sobretudo ao ..”, deveria ser “devido, sobretudo, ao..” e em: “segundo o Ministério da Saúde 150…”, deveria ser “segundo o Ministério da Saúde, 150.” Quando citar a fonte do dado, lembre-se de isolar entre vírgulas. Além disso, percebi ausência de algumas palavras – artigos e algumas palavras em geral- . A palavra “governo” deve ser escrita com letra minúscula, apenas Estado, Poder Público, Constituição e etc devem ser escritas com letra maiúscula. E cuidado com a grafia das palavras, como em: trás, nesse caso, deveria ser traz.
    Competência 2: 160- Seus dados ficaram pouco diversificados, senti falta de alguma citação filosófica, ou algo relacionado a livros e ao cinema.
    Competência 3: 160- Pontos positivos para a boa organização do texto. Na parte “Organização Mundial da Saúde afirma que o sistema público do Brasil investe apenas 6,8%, sendo que a média mundial é 11,7%.” achei que faltou conectar melhor com o texto, talvez desenvolver uma melhor comparação entre o panorama brasileira e o mundial.
    Competência 4: 200- Os conectivos estão bem posicionados, em sua maioria, mas cuidado com a repetição. Tente não usar mais de uma vez o mesmo conectivo.
    Competência 5: 120- Faltou maior detalhamento da intervenção, não foi possível identificar todos os principais pontos da conclusão: Agente, ação, modo e finalidade, com detalhamento em um deles.
    Total: 760

    • 1
  2. Olá Avicii, seu texto ficou bem estruturado, com os conectivos interparágrafos necessários e em todo texto, voce destacou um problema – a desvalorização do Estado quanto à importância da saude publica, mas senti falta de voce desenvolver mais argumentos sobre como isso pode ser um problema. Apesar de ser óbvia a ideia entre a relação de poder que o Estado tem sobre a saude publica, é necessário que voce articule sobre isso, uma vez que você propôs na sua introdução.
    Como repertorio voce usou o SUS, Ministerio da Saude e o IBGE, alem de comprovar com dados e estatísticas. Ainda assim recomendo que procure usar alguma citação ou evento histórico que ajude no tema que voce trabalhar, use também (se quiser) trechos de filmes e musicas se eles se encaixarem bem no assunto. No final voce fez duas propostas, e parabéns ! na primeira deixou superficial, mas na segunda colocou os 5 elementos e isso é o que importa. Sempre deixe claro os 5 elementos em suas redações. no terceiro paragrafo achei um erro de escrita (comitante) se escreve concomitante. isso é erro grave e vai tirar nota à toa, então atenção nessas palavras.
    Avicii, você nao fechou 200 nas competências porque escreveu mal, e sim porque deixou de argumentar sobre algumas coisas, seu texto ficou muito bom, continue praticando.
    I- 160
    II-140
    III-200
    IV-160
    V-200
    Espero ter ajudado, ate a próxima !!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.