A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

  • 0

 Com a Constituição de 1988, o acesso à serviços de saúde, que antes eram elitizados, tornou-se público, universalizado e responsabilidade do Estado. Entretanto, esse serviço básico garantido por lei tem mostrado diversas falhas, não cumprindo sua obrigação social. Nesse contexto, surge a necessidade de mais investimento públicos e reivindicações populares por melhorias no sistema de saúde.

      O Sistema Único de Saúde, SUS, responsável pelos os serviços dessa área que atende 75% da população brasileira, tem apresentado ineficiência em cumprir com suas obrigações previstas nas leis, sendo a principal razão disto, os investimentos insuficientes do Estado. O médico Sérgio Peola afirmou que os problemas nesse sistema só seriam resolvidos com os investimentos necessários, o que evidencia a importância deste para saúde funcionar corretamente. Dessa forma, mais capital aplicado seria o caminho para garantir a saúde pública e universalizada prevista na Constituição.

     Ademais, como no livro “Jogos Vorazes”, a luta e reivindicação popular derrotaram um Governo Tirano. Fora da ficção, os movimentos populares também são parte fundamentais para a conquista de melhorias na sociedade. Assim, essas mudanças no SUS, podem ser conquistados por meio de lutas sociais engajadas pela população que necessita deste.

    Portanto, fica imperativo ao Poder Legislativo, junto ao Ministério da Saúde, promoverem leis que assegurem investimentos nos valores necessários para solucionar os problemas no Sistema Único de Saúde. Outrossim, é importante que a mídia crie campanhas na internet sobre a importância das reivindicações populares  a fim de engajar mais pessoas nesses movimentos. Dessa maneira, tornando o Brasil um país melhor para sua população.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá,
    Bom, você escreve e argumenta bem, porém, noto que tem um pouco de dificuldade com a estrutura em si de uma redação.
    A tese deve ser colocado apresentar o problema e a causa do problema que está no tema. No entanto na sua introdução no lugar onde deveria ficar a tese você praticamente ja colocou a solução do problema.
    “Nesse contexto, surge a necessidade de mais investimento públicos e reivindicações populares por melhorias no sistema de saúde.” ao dizer que surge a necessidade você ja está falando o que deve ser feito entende?
    Outro ponto que quero destacar pra você é a questão da conclusão. Em uma redação( modelo Enem) a conclusão tem uma estrutura básica que deve obrigatoriamente ser colocada em prática. Deve dizer O QUE fazer para solucionar o problema, QUEM vai solucionar ( ministérios, empresas privadas…) COMO vai ser feito a sua solução( por meio de verbas? por meio de campanhas? por meio de Algo em especifico? E por fim, deve colocar PARA QUE essa solução imposta vai servir. Então nas proximas redacões que for fazer coloque todos esses fatores ( O QUE, QUEM, COMO, PARA QUE).
    Sugiro pesqisar um pouco sobre a estrutura básica de uma redação modelo concurso também, creio que vai te ajudar muito, pois você tem uma boa escrita, só não coonhece muito bem a estrutura necessária para que os corretores te avaliem com boas notas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.