A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

  • 1

Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) quanto a Constituição Cidadã (1998) afirmam o direito à saúde como bem público. Nesse sentido, é válido analisar a importância de se reivindicar a saúde pública no país. Para isso, portanto, são necessárias pontuações a cerca dos fatores político-sociais que influenciam a atual situação desse sistema a fim de impedir o avanço de certas problemáticas.
Em primeiro lugar, sobre o âmbito político-jurídico, o acesso à saúde publica é classificado como um direito fundamental, ou seja, como um bem necessário à ratificação e manutenção da dignidade humana. Direitos fundamentais são, desse modo, direitos humanos positivados no ordenamento interno de um Estado. Nota-se, dessa maneira, a relevância desse bem público, o qual reflete princípios concretizados universalmente.
Além disso, quanto à segunda análise, citar-se-á a desigualdade social presente no Brasil a fim de demonstrar a necessidade da saúde pública. Devido a um passado sustentado na relação entre metrópole e colônia, na qual essa última se baseava numa economia escravista e numa política patriarcal, o Brasil é, desde então, um dos países mais desiguais do mundo. Essa desigualdade é refletida, também, no âmbito da saúde, tornando essenciais, dessa maneira, as manifestações para que esta apresente melhor qualidade e seja, para todos, pública.
Fica claro, portanto, a importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil. Desse modo, cabe ao Estado, especialmente ao Ministério da Saúde, junto à empresas privadas e entidades do terceiro setor o aprimoramento desse sistema, representado pelo SUS, e a divulgação de campanhas e execução de projetos assistencialistas, buscando intervir em áreas mais pobres. Espera-se, dessa forma, a concretização do direito fundamental já citado e expresso na Constituição Cidadã e, também, dos direitos humanos já elencados pela ONU.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi sua redação está bem legal gostei bastante , porém em alguns períodos senti falta de vírgulas pois ficaram bem longos .
    Senti falta tbm de alguns dados nós dois parágrafos de desenvolvimento .
    De resto não tem o que apontar ficou bem boa , porém não sei avaliar com notas , mas creio que seria a nota alta .

    • 1
  2. achei a redação simplesmente perfeita, o tamanho esta otimo, aparentemente sem erros, argumentos bem desenvolvidos, fora a proposta de interverção citando os agentes que deveriam entrar em ação, e não fere os direitos humanos
    so tenho uma duvida a constituição citada não seria 1988 ao inves de 1998
    fora isso a redação esta otima
    espero ter ajudado

    • 1
  3. Honestamente não existe um erro que eu possa apontar,a redação está muito bem escrita,articulada com argumentos incríveis e bem apontados.Ainda possui essa proposta de intervenção completa e que detalha os agentes,ações e suas causas.apenas gostaria de fazer uma ressalva quanto ao tamanho da redação.Parabéns por essa redação fenomenal

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.