Conforme a hierarquia das necessidades, difundida na pirâmide criada pelo psicólogo Abraham Maslow, o ser humano necessita de um bom tratamento físico e psicológico para sua sobrevivência. Todavia, o sistema de saúde segue sujeito a escassez de investimentos públicos e de profissionais qualificados, ampliando a necessidade de reinvidicação de uma saúde digna aos cidadãos brasileiros.
A priori, com o advento das guerras mundiais, o caos foi instalado e havia uma necessidade extrema de atendimento eficiente aos feridos. A despeito disso, a medicina nacional, sofreu grandes evoluções e aprimoramentos em técnicas medicinais. Hordienamente, os avanços continuam, porém, a falta de verba e investimentos na medicina provocam um déficit extremo acarretando filas enormes e pondo vidas a prova vidas que necessitam do atendimento gratuito por não haver condições de solver atendimento particular.
Posteriori, como direito inalienável, previsto pela Constituição Federal de 1988, a saúde desse ser garantida a população nacional. Assim, foi criado o SUS(Sistema Único de Saúde), que oferece atendimento gratuito a comunidade. Conquanto, o sistema é falho e atua de forma precária, sendo comum a escassez de profissionais qualificados, de medicamentos e de uma estrutura adequada nos centros médicos. Dessa maneira, o corpo social tem seus direitos negados, transformando o Estado em uma instituição zumbi, descrita pelo teórico Zygmunt Bauman, onde a célula governamental mantém sua forma porém, perde sua função.
Em vista disso, cabe ao poder executivo atrelado ao ministério da Saúde, administrar o sistema de forma eficiente, garantindo uma saúde digna a população. Dessa maneira, políticas públicas voltadas ao aprimoramento de hospitais e postos municipais, implantando os utensílios necessários, medicamentos e profissionais, devem ser efetuadas mediante aumento do repasse de verbas. Assim, o Estado deixará o posto de instituição Zumbi e estará cultivando sua obrigação.
NatallyIniciante
A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil
Compartilhar
Gabriela Biancalana
boa noite :)
não sou nenhuma profissional, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos:
achei sua redação muitoo bem estruturada, coesa e com bons argumentos. vc tem boas ideias.. acredito que tem praticado muito
C1: 180
C2: 180
C3: 200
C4: 200
C5: 180
Total: 940
*correção modelo enem
parabéns pela redação :)