A importância da realização do pré-natal para a sociedade brasileira

  • 1

Em meados do século XX, Maria Bonita, esposa do Lampião, famoso rei do cangaço, concebeu algumas vezes durante sua vida, contudo ela sofreu abortos e quando finalmente obteve sucesso em uma gestação, seu parto aconteceu embaixo de uma árvore no grande sertão nordestino, sendo este realizado pelo próprio marido. De maneira análoga ao fato histórico, muitas mulheres brasileiras não realizam o pré-natal no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à falta de acesso a hospitais e à negligência educacional. 

Sob esse viés, é lícito postular a falta de acessibilidade a hospitais como fator impulsionador para a perpetuação da ausência de pré-natais no Brasil. Nessa perspectiva, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, promulgada em 1988, a saúde é um direito de todos. No entanto, o ínfimo investimento governamental voltado para a construção de hospitais, principalmente no centro rural, dificulta o contato das mulheres com os médicos para efetuarem o pré-natal. Com isso, futuras mães, muitas vezes, por morarem longe dos hospitais, não têm acesso a eles, por esse motivo não fazem o pré-natal. Desse modo, é evidente uma deturpação no ideal da Constituição, porque tanto as mulheres grávidas quanto os bebês não recebem o devido acesso à saúde. 

Outrossim, é imperativo pontuar que a negligência educacional também contribui para a carência de pré-natais na sociedade brasileira. Nesse sentido, o pensamento do educador Paulo Freire, o qual defende uma educação crítica responsável pela formação de seres pensantes, é inexistente no Brasil, haja vista que, na maioria das vezes, as escolas não tornam seus alunos cidadãos com conhecimentos além dos fornecidos pelos livros. Logo, mulheres, por não terem recebido uma educação crítica sobre a importância do pré-natal, são mães que negligenciam o período da gravidez. Nessa lógica, devido à falta de discussões acerca da gravidez nas escolas brasileiras, muitas pessoas são atingidas pelo desconhecimento em relação à notoriedade do pré-natal. 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a realização do pré-natal na sociedade brasileira. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Saúde, órgão responsável pela assistência à saúde dos brasileiros, juntamente ao Ministério da Educação, cuja função é garantir o conhecimento a todos, promova o conhecimento acerca do pré-natal e a importância de tal ato desde o Ensino Médio, por meio de modificações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), de modo a garantir o aprendizado entre os jovens, sobretudo as mulheres, visando impactar todo o núcleo social brasileiro, estimulando-as a conhecerem mais sobre a gravidez. Ademais, investimentos destinados à construção de hospitais em áreas mais afastadas é imprescindível, uma vez que o acesso à saúde será, de fato, concretizado, fazendo assim, mais mulheres serem beneficiadas com o pré-natal. Dessa forma, espera-se que as mulheres brasileiras não padeçam assim como Maria Bonita, que elas possam dar à luz em boas condições, para não apresentarem complicações.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência, desde já muito obrigada!!!

PS: Na folha deu exatamente 30 linhas!

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom Dia!

    Primeiramente, quero deixar claro que não sou profissional da área para dizer ao certo quais pontos específicos da sua redação está errado. O mínimo que eu poderia fazer e estou fazendo, é expressar uma certa “opinião crítica”.

    No primeiro parágrafo, como o esperado, você trouxe um contexto relacionado ao tema, o que é muito bom, porém, ficou meio desconexo a forma abrupta a qual adentrou o tema “A importância da realização do pré-natal para a sociedade brasileira”.

    Já segundo, citou os hospitais e a negligência educacional como os fatores responsáveis, a sua explicação de modo repetitivo trouxe a palavra hospitais, tornando o texto cansativo de se ler. Outro ponto é que ao usá-lo como referência para o déficit de atendimento a saúde, traria demonstrações, como falta de maquinário adequado e profissionais da área. Entretanto, assinalou a falta de acesso aos hospitais, principalmente, no centro rural, que poderia ser acrescentado no seu contexto inicial.

    Ao todo, é fato que sua redação têm informação, porém, a forma que as organizou, deixou confuso e complicado, sua compreensão.

    Seus principais pontos foram:

    • Hospitais: Falta de acesso.

    • Negligência Educacional: Falta de educação sexual que não é abordado nos colégios. (Particularmente falando, diria que sua importância e necessidade vem desde a infância).

    • Pontos a melhorar: Saber usar adequadamente seu bom vocabulário e tomar cuidado com a repetição de palavras.

    Enfim, deixo minha “opinião crítica” sobre sua redação e espero ter lhe ajudado!

    • 2
  2. Primeiramente, redação maravilhosa. Gostei do seu repertório utilizado, percebi que ouve a problematização do tema, utilizou tópicos frasais corretamente. Quando você for citar alguma coisa, seja da Constituição, seja uma citação de alguém, lembre-se de colocar dois pontos e aspas. Então:
    Nessa perspectiva, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, promulgada em 1988: ” A saúde é um direito de todos” .
    Acho que você deveria ter dialogado mais sobre a questão do pre-natal ser importante, ou seja, por que que é importante uma mulher ir no médico durante a gravidez? Para não contrair nenhuma doença, para não desenvolver alguma formação de má feto, etc. Repare que você falou mais do porque de as mulheres não realizarem o pré- natal, do que de fato é o tema ( importância ) – CUIDADO COM O TANGENCIAMENTO DO TEMA

    COMPETÊNCIA 1 : 180 PONTOS
    COMPETÊNCIA 2 : 180 PONTOS
    COMPETÊNCIA 3 : 120 PONTOS
    COMPETÊNCIA 4 : 200 PONTOS – USO VARIADO DE RECURSOS COESIVOS
    COMPETÊNCIA 5 : 200 PONTOS

    NOTA: 880 PONTOS

    • 2
  3. Vou analisar com base no que sei. Não darei nota, porque sinto que eu não tenho uma autonomia para isso, mas tentarei ajudar. Em primeiro lugar, parabéns pelo texto, você tem uma ótima bagagem linguística. No entanto, senti uma falta na organização das ideias centrais, principalmente nos D1 e D2.

    Você manja muito de conectivos, é isso é uma riqueza para o texto. Porém achei que você colocou muitas orações,( se você analisar bem você tem 4 orações e cada parágrafo) isso pode ser prejudicativo.
    Dica: tenha 3 orações em cada parágrafo
    1° Or.: Tópico frasal
    2° Or. :um repertório
    3° Or.:seus argumentos juntos com suas consequência.

    Outra dica: faça uma redação em uma folha e depois digite.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.