Iniciante

A importância da qualificação profissional na luta contra o desemprego no Brasil.

  • 0

No filme “ A procura da felicidade”, mostra o quão difícil é de encontrar um emprego sem uma qualificação profissional. Saindo da ficção, trazendo para a sociedade brasileira fica evidente como a qualificação profissional está sendo pedidas cada vez mais pelas empresas, assim muitas pessoas ficam desempregadas pois não possuem aquilo que as corporações exigem, fazendo aumentar o desemprego no Brasil.

Em primeira análise, deve ressaltar como se especializar no mercado de trabalho é fundamental para conseguir um emprego. Os empregadores não estão precisando de funcionários que trabalham manualmente mas sim pessoas que se qualificaram e com isso podem trabalhar com o uso da tecnologia. Entretanto, no Brasil, não é fácil de melhorar os conhecimentos para conseguir um trabalho, isso só se comprova com a falta de educação básica em várias regiões do Brasil. Uma pesquisa do IBGE em 2020, mostra a taxa nacional de analfabetismo de pessoas de quinze anos ou mais de idade é de 6.6%. Nesse sentido, é certo que muitas pessoas não são favorecidas, como consequência, faz com que aumente o desemprego na sociedade.

Ademais, a desocupação no Brasil é um grande problema. Com a pandemia do Corona vírus a taxa aumentou drasticamente, em uma pesquisa feita pelo IBGE em 2020, fala que a taxa de desempregados foi para 13,8%. Como resultado disso, muitas pessoas estão a procura de empregos porém, muitas delas não terminaram o ensino médio ou não possui o ensino superior deixando a chance ainda menor. As empresas 4.0 estão demitindo os empregados  não qualificados e contratando  aqueles com ensino superior.

Portanto, cabe o governo e o Estado trabalhar juntos para melhorar essas situações, mandar verbas para as escolas e melhorá-las a fim de dar uma nova oportunidade a essas pessoas que não possuem um ensino adequado e juntamente, criar programas de bolsas de estudos para que todos tenham a chance de se capacitar. Assim, felizmente, os cidadãos não só irão à procura da felicidade  mas também vão encontrá-la.

Compartilhar

3 Correções

  1. oi boa tarde :)
    Não sou profissional mas minha concepção ficou assim:
    C1: 160
    C2: 120
    C3; 120
    C4: 160
    C5: 120 total= 680
    Parabéns pela sua redação algumas dicas é se atentar aos desvios gramaticais, vc entendeu a proposta do tema mas acho que faltou um poco de organização das ideias e do repertório sociocultural treina mais o desenvolvimento e na última competência smepre lembra de responder essas perguntas( o que tem que ser feito, quem vai fazer, como vai fazer e porque vai fazer e obrigatoriamente uma delas tem que ter uma explicação ou detalhamento que geralmente vai no como) espero que te ajude continue treinando e vamos pra aprovação.

    • 1
  2. OII, no primeiro parágrafo acho que para ficar melhor vc pode dizer > No filme “ A procura da felicidade”, é mostrado/ abordado (ao invés de “mostra”, pra ficar melhor)

    -“o quão difícil é encontrar emprego” … acho que vc poderia ter abordado um pouco mais do filme, ficou meio vago.

    -Evite usar gerúndios, como na segunda linha que vc pois “trazENDO”.

    -Conecte o filme com a realidade brasileira de uma maneira mais objetiva, ficou meio sem sentido, não fuja do tema.

    -Faltou planejamento textual, consegui entender o que você quis argumentar, mas acho essencial que você separe essas ideias antes e tente CONECTÁ-LAS. Traga o problema, pense “Porque muitas pessoas não possuem a mão-de-obra qualificada???” “O que falta???” “Educação???” “incentivo governamental???” procure achar onde está o problema e trazer isso, fechando a introdução com uma tese.

    – ESSA PARTE AQUI :”Os empregadores não estão precisando de funcionários que trabalham manualmente mas sim pessoas que se qualificaram e com isso podem trabalhar com o uso da tecnologia.”…. será que todos os empregadores pensam assim? e aqueles que não usam tecno? NÃO GENERALIZE… e quando vc trouxer informações assim busque comprová-las ao trazer um dado estatístico.

    – ESSA PARTE- “Entretanto, no Brasil, não é fácil de melhorar os conhecimentos para conseguir um trabalho, isso só se comprova com a falta de educação básica em várias regiões do Brasil. Uma pesquisa do IBGE em 2020, mostra a taxa nacional de analfabetismo de pessoas de quinze anos ou mais de idade é de 6.6%. Nesse sentido, é certo que muitas pessoas nã…” Eu sugeriria que vc trouxesse o problema da educação na introdução pra depois abordá-lo aqui no desenvolvimento 1, isso mostra planejamento textual.

    – Acho que seu desenvolvimento 2 ficou um pouquinho confuso, vc trouxe bastante informação mas não explanou elas muito bem, procure focar !! Por exemplo, vc citou as empresas 4.0, mas vc tem que explicar o que são elas e contextualizar, conectar.

    * uma dica :) Pense assim, o tema é :
    A importância da qualificação profissional na luta contra o desemprego no Brasil.
    Então procure trazer no seu texto uma abordagem sobre isso, cuidado para não dar fuga, pois o tema não quer saber o motivo do desemprego, ou porque há pessoas desempregadas, mas sim como a QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (palavra chave) vai trazer mudanças para DIMINUIR o desemprego.
    Só que ai pensamos, o porque não tem essa qualificação?? Gire seu texto em torno disso, mas sempre destacando como buscar essa qualificação é a solução, como isso será feito?? O governo?? O ministério do trabalho??

    -Sua conclusão precisa conter – OBJETIVO/ AGENTE / AÇÃO/ MODO/ DETALHES.
    qual o problema que precisa ser resolvido?????
    Vc disse que o Governo poderia atuar nas escolas, mas na minha opinião se vc focar na qualificação PROFISSIONAL vc garantirá ponto. Por exemplo, nas escolas eu não tenho como ter essa qualificação pq lá vamos estudar pra entrar na faculdade e só depois ter emprego… então acho q algum órgão público poderia criar um curso de qualificação gratuito para pessoas desempregadas … algo tipo assim, sabe?

    – ESSA PARTE : Assim, felizmente, os cidadãos não só irão à procura da felicidade mas também vão encontrá-la. …. Você deve fechar seu texto, uma pessoa que não trabalha tbm podem ser feliz kkkkk deu a impressão de que só aqueles qualificados e empregados alcançarão a felicidade. Então, busque melhorar esse desfecho e não esquece de nenhum detalhe para a proposta de intervenção.

    > Você vai conseguir <3 não desista e treine bastante, principalmente o planejamento e a conexão de ideias… um passo de cada vez e vc chega lá!!

    • 0
  3. Boa noite! Minha análise para sua redação foi a seguinte:

    C1: 160 (encontrei 9 desvios. Revise conceitos de gramática e sempre que terminar de escrever sua redação, leia-a em voz alta, se a leitura estiver fluida, sem aquelas interrupções para ler de novo, então ela está boa).
    C2: 120 (Acredito que você compreendeu razoavelmente a proposta da redação e selecionou apenas dois repertórios para contruir sua dissertação – O filme e o IBGE-)
    C3: 120 (Sua seleção de informações não ficou muito boa, pois no D1 você começa falando sobre a especialização no trabalho, e seu repertório aborda sobre analfabetismo. Já no D2, não ficou mt claro o que você quis dizer com a argumentação)
    C4: 120: (Você utilizou poucos conectivos, o que não deu muita fluidez à disseração, e houve algumas repetições de palavras. Pesquise uma tabela de conectivos e use-os sempre no começo e dentro dos parágrafos. Utilize também sinônimos, para que não haja tantas repetiçoes)
    C5: 120 (Encontrei apenas 3 elementos válidos – agente, ação e finalidade. Para a conclusão utilize esses 5 elementos: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Assim, seu nível nessa competência será aumentado).

    Nota final: 640

    Continue treinando. A prática leva a perfeição! Você consegue :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.