A escassez de água é um problema enfrentado por uma grande parcela da população brasileira. A música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, retrata a seca no sertão nordestino e os impactos causados pela mesma na vida de inúmeras pessoas, desde a destruição das plantações até a morte de animais e entes queridos. Dessa forma, é extremamente necessário promover a preservação da água, que é o recurso mais importante para a vida de todo o planeta.
No entanto, o cenário brasileiro tem se mostrado angustiante nos últimos tempos. De acordo com um relatório do Ministério das Cidades, cerca de 41% da água tratada total do país é desperdiçada. Esse dado evidencia a falta de conhecimento da população que, muitas vezes, utiliza quantidades excessivas dos recursos hídricos. Outra grande parcela equivale à falta de fiscalização frequente em empresas e indústrias, que fazem o uso indiscriminado dos recursos naturais todos os dias. Logo, cabe a Vigilância Sanitária verificar a maneira como a água está sendo utilizada e os impactos provocados no meio ambiente pelo uso da mesma.
Todavia, enquanto muitos desperdiçam quantidades exacerbantes de água, outros têm dificuldades em conseguir acesso a tal recurso, principalmente aqueles que vivem em zonas mais afastadas em que não há infraestrutura adequada. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Deste modo, é papel do Estado garantir que todos os cidadãos possam ser introduzidos aos recursos hídricos, independentemente do local em que habitam.
A conservação dos recursos hídricos é essencial para que todos possam ter acesso à água de maneira consciente, de modo a suprir as necessidades básicas do ser humano. Além disso, é necessário promover uma fiscalização mais intensa nas grandes fábricas industriais, com o intuito de diminuir o desperdício de recursos naturais, garantindo o acesso aos mesmos a toda população brasileira.
GiovannaDib
A escassez de água é um problema enfrentado por uma grande parcela da população brasileira ( iniciar o parágrafo com o conhecimento de mundo e no segundo período relaciona-la com o problema que será tratado). A música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, retrata a seca no sertão nordestino e os impactos causados pela mesma(por ela) na vida de inúmeras pessoas, desde a destruição das plantações até a morte de animais e entes queridos. Dessa forma, é extremamente necessário promover a preservação da água, que é o recurso mais importante para a vida de todo o planeta. ( colocar duas causas para melhor coesão e coerência do texto).
A conservação dos recursos hídricos é essencial para que todos possam ter acesso à água de maneira consciente, de modo a suprir as necessidades básicas do ser humano. Além disso, é necessário promover uma fiscalização mais intensa nas grandes fábricas industriais, com o intuito de diminuir o desperdício de recursos naturais, garantindo o acesso aos mesmos a toda população brasileira. ( colocar uma causa para cada problema apresentado e apontar quem deve fazer essa fiscalização).
NOTA: 500
Todavia, (usar outro conectivo) enquanto muitos desperdiçam quantidades exacerbantes de água, outros têm dificuldades em conseguir acesso a tal recurso, principalmente aqueles que vivem em zonas mais afastadas em que não há infraestrutura adequada (apresentar dados) . Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Deste modo, é papel do Estado garantir que todos os cidadãos possam ser introduzidos aos recursos hídricos, independentemente do local em que habitam. ( a proposta de intervenção deve estar no último parágrafo)
No entanto, (colocar outro conectivo) o cenário brasileiro tem se mostrado angustiante nos últimos tempos. De acordo com um relatório do Ministério das Cidades, cerca de 41% da água tratada total do país é desperdiçada. Esse dado evidencia a falta de conhecimento da população que, muitas vezes, utiliza quantidades excessivas dos recursos hídricos. Outra grande parcela( apresentar dados) equivale à falta de fiscalização frequente em empresas e indústrias, que fazem o uso indiscriminado dos recursos naturais todos os dias. Logo, cabe a Vigilância Sanitária verificar a maneira como a água está sendo utilizada e os impactos provocados no meio ambiente pelo uso da mesma.(a proposta de intervenção tem que ser colocada no último parágrafo, não junto com a argumentação).
kethyn
boa tarde, sua redação está excelente, mas tem umas coisas que vou destacar aqui.
A introdução ficou muito boa, colocou um repertório sociocultural, tese e um encaminhamento argumentativo.
O seu desenvolvimento ficou ótimo também, fez a exposição do seu argumento, comprovou e problematizou.
Na sua conclusão senti um pouco de falta de algumas coisas, como o fechamento das ideias, proposta de intervenção, detalhamento, finalidade e finalização do texto, vou colocar um pouco sobre cada um disso.
Fechamento das ideias: use um conectivo conclusivo e resuma/finalize sua argumentação.
Proposta de intervenção: Agente (Quem vai solucionar seu problema?? o governo?o ministério? isso faltou no seu texto), ação (que atividade o agente vai fazer), meio/modo (que recurso será utilizado para fazer a ação), detalhamento (especificação da ação) e finalidade (objetivo da ação).
Finalização do texto: frase que conclui de forma geral o seu texto. Exemplo: ”Dessa maneira, o país poderia superar tal problema”
Nota:860
Espero ter ajudado de alguma forma!!!