Ao observar o filme “O Hulk” nota-se que houve acidente durante o trabalho de um cientista, que originou graves consequências para a sociedade. Fora das telas, a realidade brasileira é retratada em semelhança ao filme, uma vez que certas empresas acham desnecessário um serviço específico imerso na mesma para evitar acidentes; além da falta de equipamentos disponibilizados para os trabalhadores na maioria dos estabelecimentos.
A priori, segundo o portal de notícias G1, foram registrados mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. Tendo em vista isso, é recorrente que diversas empresas ainda não adotaram a necessidade de se obter profissionais específicos para acompanhar os empregados em determinados estabelecimentos comerciais. Além do mais, é preocupante o caso dessa problemática permanecer ativa no país podendo atingir por uma nova onda de desempregados como no ano de 2019 prejudicando, consequentemente, a economia da nação.
Ademais, evidencia-se a importância de se zelar pela seguridade do trabalhador. Ao contemplar a Constituição do Federal de 1988, vê-se que a segurança do trabalhador deve ser primordial em qualquer aspecto empresarial. Todavia, no cotidiano trabalhista essa regência não é atendida; Principalmente ao observar certas profissões de risco, como a dos coletores de lixo, que por sua vez trabalham em constante impureza e sem um equipamento preventivo para a sua exposição.
Dessa forma, a importância da prevenção aos acidentes de trabalho no Brasil é essencial; para tal, é dever do Governo Federal estabelecer fiscalizações para os ambientes de trabalhos propícios à acidentes, como por exemplo: laboratórios, hospitais, fábricas e etc.. Ainda não bastante, a presença de técnicos em “segurança no trabalho” deve ser presente nas empresas para que se evitem descuidos e falta de equipamentos de proteção nos serviços, mantendo todos em segurança e fazendo com que a nação brasileira não tenha uma crise econômica prejudicial para todos.
Acácia Guerra
Olá!
Gostaria de destacar que o termo utilizado na introdução: “na mesma” não é adequado, utilize “nela”, em vez disso. Também senti falta de uma vírgula após você citar qual o filme.
No segundo parágrafo também seria interessante acrescentar vírgula em: ” […] trabalho por ano no Brasil.” Assim: […] trabalho, por ano, no Brasil. Assim os elementos da sua argumentação estariam bem destacados; Você também citou “profissionais específicos”, eu particularmente achei meio vago, seria interessante que a senhorita citasse ‘profissionais de segurança do trabalho’, ficaria mais informativo. Mas não quer dizer que está errado.
No terceiro parágrafo você colocou letra maiúscula após um ponto e vírgula (;), isso não deve ocorrer, pois é utilizado para complementar uma oração. Também seria interessante que você explicasse mais detalhadamente sobre esse “equipamento preventivo”, apesar da sua afirmação do que ocorre em frases anteriores, seria bom que você reafirmasse, comentando a finalidade do equipamento.
Na conclusão, seria interessante que você destacasse, o MODO como o governo Federal iria agir, o MEIO (recurso) que eles utilizariam. Isso facilita muito para os corretores e aumenta sua nota. Seria legal que revisasse conectivos, eles irão te ajudar a deixar suas ideias bem específicas.
Mas sua redação está muito boa mesmo, meus parabéns, só precisa ser mais atenta aos detalhes. PS: amei que você citou o filme do Hulk ksksks.
Eloize
Olá tudo bem?
C1: Você demonstrou um excelente domínio da escrita formal da língua portuguesa e poucos desvios gramaticais – 160
C2: Entendeu bem o tema e a proposta que foi passada, além de ter um bom domínio sobre a modalidade dissertativa-argumentativa – 160
C3: Apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema de maneira organizada – 160
C4: Articula bem o texto e apresenta repertório diversificado – 200
C5: Proposta de intervenção muito bem elaborada e coesa – 200
TOTAL: 880
Vale lembrar que é apenas uma simulação, para maior certeza consultar um profissional, mas você está no caminho certo! Boa sorte!