Aprendiz

A importância da prevenção aos acidentes de trabalho no Brasil

  • 0

A Constituição Federal de 1988 prevê o direito a um trabalho seguro. No entanto, diferente do proposto pela Constituição, os acidentes de trabalho no Brasil são muito comuns, portanto, percebe-se a importância do debate sobre sua prevenção. Nesse âmbito, é lícito destacar como barreira para a resolução do problema a falta de denúncias e a ausência de investimentos na estrutura de trabalho.

Diante desse cenário, a falta de denúncias colabora para a persistência dos acidentes de trabalho. De acordo com a comunicação do Acidente de Trabalho – CAT – aproximadamente 20% dos casos não são emitidos. Sob essa lógica, a falta de denúncias prejudica não só o trabalhador que se acidentou, mas também todos os outros, uma vez que os poucos casos documentados não propõe uma atenção necessária, pincipalmente em cidades grandes, não havendo uma melhora no ambiente de trabalho, como mais segurança, de modo a aumentar os número de acidentes ou agravar a saúde dos empregados.

Ademais, a ausência de investimento na estrutura do trabalho prejudica a prevenção de acidentes. Segundo a sociologia, a atitude blasé ocorre quando o individuo passa a agir com indiferença em meio a situações que deveria dar atenção. Nesse sentido, as péssimas condições de trabalho, como falta de equipamentos básicos, aumenta o risco de graves acidentes, mas mesmo nessas situações os superiores do local agem com indiferença. Assim, tal atitude negligente revela um cenário nefasto para com os trabalhadores brasileiros.

Urge, pois, a urgência de uma ação interventiva. Para isso, o Ministério do Trabalho deve promover campanhas para aumentar as denuncias devido a acidentes de trabalho, por meio de aplicativos e sites online, como Instagram e Youtube os quais atingem um alto número de pessoas, a fim de gerar uma maior atenção nos locais que precisam de melhoras em sua estrutura. Com essa prevenção, espera-se que finalmente a Constituição irá colocar sua proposta em prática.

Compartilhar

1 Correção

  1. olá, parabéns pelo texto, ótima redação.
    competência 1: 160
    competência 2: 200
    competência 3: 160
    competência 4: 200
    competência 5:200
    NOTA; 920.
    Texto muito bom! só uma dica que eu te daria, tenta trazer dados estatísticos ou algo que seja mais relacionado a atualidades no segundo desenvolvimento, para a maioria dos corretores isso é considerado mais produtivo e fica mais organizado ( mas isso vai de cada um). No geral teu texto ficou ótimo, parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.