A importância da preservação do meio ambiente
No longa-metragem “Wall-e” da Pixar, um robô é designado para fazer a limpeza do planeta Terra, logo após o fim do mundo. Wall-e dá o seu melhor para tentar diminuir o lixo do planeta, que teve seu fim pelo excesso de lixo e poluição humana. Fora da ficção, a realidade presenciada no século XXI não difere do enredo apresentado no filme, visto que a cada dia que corre, os seres humanos produzem mais lixo e se esquecem da importância da preservação do meio ambiente.
Em uma primeira análise, deve-se destacar a falta de empatia das pessoas com o meio ambiente, uma vez que produzem e descartam lixo de forma absurda. De acordo com o SLU (Serviço de Limpeza Urbana), cada pessoa que reside no Brasil está sujeita a produzir cerca de 1 quilo de lixo por dia. Um dado bastante repulsivo, já que hoje em dia há recursos suficientes para que uma medida possa ser tomada adiante desse problema.
Ademais, o excesso de lixo, traz malefícios tanto ao ser humano quanto ao meio ambiente, posto que os homens, deveras, precisam da fauna e da flora encontrados na natureza, que estão em risco com a poluição. Todavia, ainda pode-se citar mais problemas de preservação do meio ambiente, como, a poluição de mares e rios, que por consequência as mesmas águas acabam abastecendo as casas brasileiras, portanto se não preservadas, acabam prejudicando a saúde humana. Logo sem ação do Governo como papel principal na preservação de meio ambiente, ele deixa de cumprir com a Constituição Federal de 1988, onde assegura, precisamente no artigo 6º, a todos os cidadãos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Desse modo, compreende-se, portanto, a necessidade de combater essa adversidade no meio ambiente. Para isso é fundamental que o Governo crie leis com a finalidade de proibir os indivíduos a jogarem lixo em locais indevidos, crie campanhas de reciclagem, por meio de canais televisivos e exiba propagandas educativas para politizar a população sobre o problema. Consequentemente, somente dessa forma o Governo passaria a cumprir com a constituição de 1988, assim mantendo um meio ambiente preservado a todos os cidadãos.
[email protected]
Olá, tudo bem?
Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Evite usar gerúdios e use mais sinônimos. você utilizou muito a expressão “uma vez que”
Nota: 140
Competência 2: Compreensão da proposta de redação.
Nota: 200
Competência 3: Seleção e organização das informações.
Nota: 200
Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
Nota: 200
Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200
Você argumenta muito bem, traz ótimos repertórios e produz uma conclusão completa com os 5 itens. Parabéns, nota: 940
Alana_Chadi
Achei muito boaaa
Apresentou repertório e demonstrou bom domínio da norma culta da língua portuguesa.
Fez um bom desenvolvimento do tema.
Só achei que faltou especificar o setor governamental que vc citou e uma melhor organização do texto (no desenvolvimento 1 e 2).
Mas no geral achei muito boa!!!!
Rayane454
Boa utilização dos elementos coesivos;
Ótimos repertórios:
Defina bem as teses;
Cada tese deve ser argumentada em parágrafos diferentes, você poderia ter utilizado o D1 somente para a irresponsabilidade dos cidadãos e o D2 para a ineficácia governamental;
Defina o setor governamental, nesse caso, poderia substituir o Governo pelo Ministério do Meio Ambiente.
Parabéns!!