A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance

  • 1

Segundo o pai da medicina Hipócrates, “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”. Assim como na citação abordada, observa-se que a não preservação da saúde mental influencia drasticamente nas atividades de alta atuação, seja pelo desenvolvimento de doenças, seja pela ineficiência governamental na problemática. Nesse sentido, se faz necessário analisar as principais consequências de tal postura para a sociedade.

Primordialmente, é necessário destacar que o físico é o reflexo do mental, assim, a manutenção do interior reflete no exterior. Segundo pesquisas feitas pelo IBOPE inteligente, cerca de 98% dos brasileiros se sentem cansados nas áreas supracitadas. Nesse sentido, é provável que essa estimativa se mantenha persistente temporalmente, pois, não existe um investimento para a saúde mental nas áreas mais cansativas, como trabalho e o esporte olímpico, acarretando o surgimento de ansiedade, exaustão esgotamento, ou estresse.

Outrossim, é igualmente preciso apontar, a ineficiência do Governo como fomentador dessa problemática. Consoante o filósofo grego Aristóteles “A política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”, dessa forma, é correto concluir que apesar da saúde ser algo garantido ao cidadão no artigo 5° da Constituição de 1988, o Governo não cumpre isso, na prática, pois, é difícil o acesso a psicólogos através do sistema único de saúde (SUS) onde o mesmo não recebe o capital devido para isso, o que não contribui ao acesso ao bem estar mental.

Assim, medidas exercíveis são necessárias para conter o avanço do problema. Destarte, deve ser levado a Câmara dos Deputados um projeto de lei nomeado de “a mente importa”, onde, por meio de verbas públicas seja obrigatório a presença de psicólogos em áreas que exigem muito do físico, a fim de que sejam melhoradas a produtividade e a harmonia na sociedade. Dessa maneira, se cumprirá o pensamento de Hipócrates.

 

obs: o texto na folha de redação teve 30 linhas, caso tenham dúvidas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Segundo o pai da medicina Hipócrates, “O homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio”. Assim como na citação abordada, observa-se que a não preservação da saúde mental influencia drasticamente nas atividades de alta atuação, seja pelo desenvolvimento de doenças, seja pela ineficiência governamental na problemática. Nesse sentido, se(1) faz necessário analisar as principais consequências de tal postura para a sociedade.
    1- faz-se.
    *boa introdução, apresentou bem a tese e poucos desvios gramaticais.

    Primordialmente, é necessário destacar que o físico é o reflexo do mental, assim, a manutenção do interior reflete no exterior. Segundo pesquisas feitas pelo IBOPE inteligente, cerca de 98% dos brasileiros se sentem cansados nas áreas supracitadas. Nesse sentido, é provável que essa estimativa se mantenha persistente temporalmente, pois, não existe um investimento para a saúde mental nas áreas mais cansativas, como trabalho e o esporte olímpico, acarretando o surgimento de ansiedade, exaustão(1) esgotamento, ou estresse.
    1- vírgula.

    Outrossim, é igualmente preciso apontar,(1) a ineficiência do Governo como fomentador dessa problemática. Consoante o filósofo grego Aristóteles(2) “A política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade”, dessa forma, é correto concluir que(3) apesar da saúde ser algo garantido ao cidadão no artigo 5° da Constituição de 1988, o Governo(4) não cumpre isso,(5) na prática, pois,(6) é difícil o acesso a psicólogos através(7) do sistema único de saúde (SUS) onde(8) o mesmo(9) não recebe o capital devido para isso, o que não contribui ao acesso ao bem estar mental.

    1- uso indevido da vírgula.
    2- vírgula.
    3- vírgula.
    4- governo se escreve com letra minúscula.
    5- não tem vírgula. “o governo não cumpre isso na prática”.
    6- não tem essa vírgula após o “pois”.
    7- “através” tem sentido de atravessar. Use “por meio de”.
    8- “onde só se usa quando está se referindo a lugares.
    9- “o mesmo” é inadequado quando usado para retomar algo já citado. Use “o qual”.
    *seu período ficou extremamente longo, coloque um ponto e continue sua argumentação. Isso te prejudica na C3.

    Assim, medidas exercíveis são necessárias para conter o avanço do problema. Destarte, deve ser levado a(1) Câmara dos Deputados um projeto de lei nomeado de “a mente importa”(ação), onde, por meio de verbas públicas(2)(modo) seja obrigatório a presença de psicólogos em áreas que (detalhamento)exigem muito do físico, a fim(finalidade) de que sejam melhoradas a produtividade e a harmonia na sociedade. Dessa maneira, se cumprirá o pensamento de Hipócrates.

    1- crase.
    2- vírgula.
    *faltou o agente. Veja que vc diz que deve ser levado um projeto à Câmara, mas não diz quem irá fazer, deixando, assim, o agente nulo.

    C1: 80
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 160
    C5: 160

    • 0
  2. Olá, sua introdução ficou muito boa, parabéns, mas u recomendo que você deixe clara a sua tese, para o leitor/corretor saiba o que você irá aborda em seu texto.
    Você escreve muito bem, notei que você repetiu conectivos e usou algumas vezes o ”onde”, prefira usar: em que, no qual, nos quais, é mais indicado.

    Fora isso em sua conclusão:

    Destarte, deve ser levado a Câmara dos Deputados um projeto de lei nomeado de “a mente importa”,(1) onde(2), por meio de verbas públicas seja obrigatório a presença de psicólogos em áreas que exigem muito do físico, a fim de que sejam melhoradas a produtividade e a harmonia na sociedade(3). Dessa maneira, se cumprirá o pensamento de Hipócrates.

    (1)Quem deve levar?
    (2) não acho que era necessário o uso dele aqui.
    (3) Seria legal que você fizesse um detalhamento aqui.

    Espero ter ajudado, não sou especialista, mas percebi que você tem um grande potencial!! continue assim!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.