Iniciante

A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance (2)

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Até meados do século XX, pouco se falava sobre a saúde mental de quem pertencia à classe operária. Ademais, essa questão só começou a mudar de maneira significativa no Brasil quando Getúlio Vargas chegou à presidência, em 1930, época na qual foram incluídos certos direitos trabalhistas. No entanto, apesar de as condições de trabalho terem melhorado bastante a partir desse período, a saúde mental dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo. Em razão disso, são necessárias atitudes para alertar a população sobre o assunto.

Primeiramente, cabe destacar que a sociedade, de forma geral, costuma ser extremamente exigente quanto aos resultados dos trabalhos alheios. Nesse sentido, há uma grande competitividade e cobranças externas por resultados excelentes, as quais vêm tanto pelos colegas de trabalho (incluindo superiores) quanto pelo público consumidor com quem esses indivíduos se relacionam. Todavia, nem todos conseguem lidar com essa pressão do dia a dia por trabalhos impecáveis, situação a qual pode acarretar em diversos problemas psicológicos, tais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.

Em segundo lugar, nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental. Junto a isso, muitas pessoas desprezam temas como “ansiedade” e “depressão”, alegando serem “frescura”, justamente em decorrência de desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional.

Por conseguinte, cabe a profissionais das áreas da Educação e Saúde, por meio de palestras, rodas de conversa, cursos e consultas médicas, alertar a população sobre a importância das pessoas saberem administrar suas emoções, a fim de solucionar as questões psicológicas dos indivíduos a serem resolvidas. Assim, será possível minimizar essas questões enfrentadas pelos profissionais.

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2 Correções

  1. Tema: A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance.

    INTRODUÇÃO:
    Até meados do século XX, pouco se falava sobre a saúde mental de quem pertencia à classe operária. Ademais, essa questão só começou a mudar de maneira significativa no Brasil quando Getúlio Vargas chegou à presidência, em 1930, época na qual foram incluídos certos direitos trabalhistas. No entanto, apesar de as (*das*)|1| condições de trabalho terem melhorado bastante a partir desse período, a saúde mental dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo. Em razão disso, são necessárias atitudes para alertar a população sobre o assunto.

    1 – Não será penalizado, é só que não estou acostumado à forma sem contração.

    — Muito bem elaborado e estruturado, tese clara (a saúde mental dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo) e uma alusão pertinente e produtiva.
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    DESENVOLVIMENTO 01:
    Primeiramente, cabe destacar que a sociedade, de forma geral, costuma ser extremamente exigente quanto aos resultados dos trabalhos alheios|1|. Nesse sentido, há uma grande competitividade e cobranças externas por resultados excelentes, as quais vêm tanto pelos colegas de trabalho (incluindo superiores) quanto pelo público consumidor com quem esses indivíduos se relacionam. Todavia, nem todos conseguem lidar com essa pressão do dia a dia por trabalhos impecáveis, situação a qual pode acarretar em diversos problemas psicológicos, tais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.

    1 – Só uma pequena ressalva, nada demais: “Sociedade” remete ao coletivo, por isso que citar trabalhos “alheios”, não seria de todo adequado, uma vez que estamos situados no corpo social. É só um adendo.

    — Seu tópico frasal e desenvolvimento tah show, entretanto, gostaria de precaver sobre a conclusão, sempre tente evitar adicionar coisas novas e, principalmente, relevantes para o assunto em discussão, aliás, tente fechar a ideia central, que está na introdução do parágrafo. Fora isso, está muito bem desenvolvido, só achei que poderia ter retomado a ideia central na conclusão.
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    DESENVOLVIMENTO 02:
    Em segundo lugar, nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental. Junto a isso, muitas pessoas desprezam temas como “ansiedade” e “depressão”, alegando serem “frescura”, justamente em decorrência de desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional.

    — Hmmmmm. Bem, temos duas ideias que não estão realmente desenvolvidas.
    -> Nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental (Me deixou com o gosto de: “Por quê eles fazem isso?” “Como eles fazem isso?” Ou até “Quais são as consequências que esse “simples” ato traz a suas vidas?”
    Ademais a segunda parte desse parágrafo não está realmente justificando isso (a ideia central que os trabalhadores vilipendiam suas próprias vidas), senão, está simplesmente acrescentando outra premissa-> as pessoas julgam doenças mentais; premissa essa que teve uma justificativa (por desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional), mas não teve uma conclusão, isto é, em quê isso está relacionado com o tema? Entende? Sou meio ruim explicando, mas espero que tenha compreendido.
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    Por conseguinte, cabe a profissionais das áreas da Educação e Saúde (*Agente), por meio de palestras, rodas de conversa, cursos e consultas médicas (*Meio), alertar a população sobre a importância das pessoas saberem administrar suas emoções (*Ação), a fim de solucionar as questões psicológicas dos indivíduos a serem resolvidas (*Efeito). Assim, será possível minimizar essas questões enfrentadas pelos profissionais (*Detalhamento do Efeito).

    — Perfeito!

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    Vamos lá!

    C1 – 200pts: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.

    C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    ( Sobre o repertório, apenas um único repertório referenciado, legitimado, pertinente e produtivo já faz você ir do zero ao 200!)

    C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    (Essa foi a única competência que realmente foi vilipendiada, tenha muito cuidado com os argumentos que for usar, antes de fazer a redação pense cautelosamente e lembre-se tente retomar a ideia que você introduziu ao parágrafo na conclusão!)
    C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos, raras repetições, sem inadequação.
    (Repetições são permitidas, ok? Não é como que eu fosse contar cada palavras que você escreveu. As repetições apenas serão realmente um problema quando elas prejudicarem a fluidez da leitura e quando elas demonstrarem que você não possui repertório o suficiente de elementos coesivos, o que, ao meu ver, você mostrou ter! Está muito bem escrito! Temos algumas repetições um tanto excessivas de “que” e suas variações, porém é normal haver.)

    C5 – 200pts: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 960pts!

    De maneira alguma se sinta desanimado! Você está indo pelo caminho certo!

    PS: Não sou profissional, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3

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  2. Até meados do século XX, pouco se falava sobre a saúde mental** de quem pertencia à classe operária. Ademais, essa questão só começou a mudar de maneira significativa no Brasil quando Getúlio Vargas chegou à presidência, em 1930, época na qual foram incluídos certos direitos trabalhistas. No entanto, apesar de as condições de trabalho terem melhorado bastante a partir desse período, a saúde mental** dos trabalhadores não é tratada com a devida importância por todo mundo(1). Em razão disso, são necessárias atitudes para alertar a população sobre o assunto.

    ** – evitar repetição de palavras próximas.
    1 – evitar marcas de oralidade (todo mundo).

    Observação: é recomendável colocar a tese na introdução, o que não ocorreu no seu texto.
    Primeiramente, cabe destacar que a sociedade, de forma geral, costuma ser extremamente exigente quanto aos resultados dos trabalhos alheios. Nesse sentido, há uma grande competitividade e cobranças externas por resultados excelentes, as quais vêm tanto pelos colegas de trabalho (incluindo superiores) quanto pelo público consumidor com quem esses indivíduos se relacionam(2). Todavia, nem todos conseguem lidar com essa pressão do dia a dia por trabalhos impecáveis(3), situação a qual pode acarretar em diversos problemas psicológicos, tais como estresse, ansiedade e depressão, por exemplo.
    2 – Tenta ser mais concreto. Você está falando de que tipo de trabalhador? Um empresário? Profissional de marketing?
    3 – Por que nem todos conseguem lidar com essa situação?

    Observação: Recomendo colocar repertório sociocultural nos desenvolvimentos.
    Em segundo lugar, nem todos os trabalhadores reconhecem a importância de preservar sua própria saúde mental. Junto a isso, muitas pessoas(6) desprezam temas como “ansiedade” e “depressão”(5), alegando serem “frescura”, justamente em decorrência de desconhecerem a imprescindibilidade da gestão emocional.(4)
    4 – Por que a gestão emocional é imprescindível?
    5 – Explica melhor o que é ansiedade e depressão e suas consequências.
    6 – Por que algumas pessoas desprezam esse tema?

    Observação: parágrafo muito curto. Tenta desenvolver mais o seu desenvolvimento, respondendo as perguntas que coloquei, ou outras que você quiser responder.
    Por conseguinte, cabe a profissionais** das áreas da Educação e Saúde, por meio de palestras(meio), rodas de conversa, cursos e consultas médicas, alertar(7) a população(ação) sobre a importância das pessoas saberem administrar suas emoções, a fim(finalidade) de solucionar as questões psicológicas dos indivíduos a serem resolvidas(8). Assim, será possível minimizar essas questões enfrentadas pelos profissionais**.
    8 – redundância: SOLUCIONAR as questões a SEREM RESOLVIDAS.

    7 – alertarem

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

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