A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM ATIVIDADES DE ALTA PERFOMANCE

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A indústria da música tem como um de seus fardos o histórico de suicídio entre os mais prestigiados artistas que convivem por longos períodos sob fatores desgastantes de sua saúde mental, tal como ocorrido com Chester Bennington – vocalista da estadunidense Link Park. Analogamente ao universo da música, as atividades de alta performance – típicas do mundo esportivo – também  são responsáveis por fragilizar o estado mental de seus astros. Portanto, vale salientar a importância do cuidado direcionada à saúde mental em casos como esses.

À vista disso, fatores como expectativas exteriores e geradas pela exposição midiática dos atletas de elite compõem uma matriz geradora de transtornos mentais, assim como ocorrido com a tenista Naomi Osaka – competidora que teve de abandonar competições por consequência do estado psicológico afetado.  Sendo assim, as vitórias e os títulos alcançados – além das comemorações – produzem atenção e cobrança popular, situação que, caso negligenciada ,produz níveis maléficos de estresse.

Dessa maneira, o debate crescente acerca da saúde mental e seu papel no bem-estar dos esportistas elevou o saber sobre a importância dos cuidados relacionais a tal questão. Porém, casos como o do músico supracitado – exposto à semelhante pressões externas – são exemplos do ainda necessário avanço em torno dessa narrativa e, por conseguinte, nas medidas preventivas à problemática supracitada.

Em suma, o registro numeroso de situações de dano mental extremo é fato impulsionador para a construção de iniciativas que apaziguem tal malefício. Isto é, o Ministério do Esporte – em parceria com as comissões organizadores das competições – deve estabelecer rotinas de cuidados mentais, formalizadas por profissionais da área, direcionadas aos atletas em períodos de disputa  ou treino.

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6 Correções

  1. Oie, espero que a minha correção te ajude.

    Introdução:
    ▪︎A indústria da música tem como um de seus fardos o histórico de suicídio entre os mais prestigiados artistas que convivem por longos períodos sob fatores desgastantes de sua saúde mental, tal como ocorrido com Chester Bennington – vocalista da estadunidense Link Park. Analogamente ao universo da música, as atividades de alta performance – típicas do mundo esportivo – também são responsáveis por fragilizar o estado mental de seus astros. Portanto, vale salientar a importância do cuidado direcionada à saúde mental em casos como esses.

    Obs.:
    ▪︎Faltou colocar a tese, você apenas colocou “a importância do cuidado direcionada à saúde mental”, mas quando chega nos desenvolvimentos não fala sobre essa “importância”. Aqui, na tese, você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que quando chegar nos desenvolvimentos não é pra repetir a mesma coisa da tese.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎À vista disso, fatores como expectativas exteriores e geradas pela exposição midiática dos atletas de elite compõem uma matriz geradora de transtornos mentais, assim como ocorrido com a tenista Naomi Osaka – competidora que teve de abandonar competições por consequência do estado psicológico afetado. Sendo assim, as vitórias e os títulos alcançados – além das comemorações – produzem atenção e cobrança popular, situação que, caso negligenciada, produz níveis maléficos de estresse.

    Obs.:
    ▪︎Pelo o que eu percebi você não sabe a estrutura dos desenvolvimentos, pois você não seguiu o que é preciso, o que, consequentemente, afeta a competência dois e três.
    ▪︎Teu parágrafo está um pouco escasso de conectivos.
    ▪︎Pouquíssima argumentação.
    ▪︎Vou te passar a estrutura correta:

    ☆ Os desenvolvimentos são divididos em 2 parágrafos e cada parágrafo com a mesma estrutura divididos em quatro partes muito importantes.

    ▪︎1° parte – Tópico frasal: citação da ideia, também conhecida como tópico frasal. Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.

    ▪︎2° parte – Explicação do tópico frasal: aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Também composta por frases e períodos, unidos pelo uso de conectivos (competência 04). Para isso, inicie-o com um conector.
    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.

    ▪︎3° parte – Repertório: também conhecido como exemplo, local principal onde deve-se utilizar outras áreas do conhecimento (competência 2) e sustentar a opinião desenvolvida (competência 3). Poder ser qualquer área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembre-se, não basta jogar o repertório no parágrafo, você deve explicar a relação desse exemplo com o seu assunto, pois você deve torná-lo produtivo. Não se prolongue muito, no máximo, em três linhas.

    ▪︎4° parte – Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que o parágrafo deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Obs. 1: essa estrutura serve para os dois parágrafos de desenvolvimentos, em cada parágrafo deve conter oito ou nove linhas, não basta você argumentar quatro ou cinco linhas e achar que vai fechar a competência dois e três. Outra coisa, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, além dos conectores que servem para fazer a ligação de um período para outro. Tá, mas eu posso usar o repertório no segundo período? Poder pode, mas você terá que trazer outro em seguida, pois o que é utilizado no segundo período é de embasamento e não comprova o seu argumento. Então, tome cuidado com isso, pois se você usa o repertório no segundo período, e não traz outro, perderá pontos na competência dois e, consequentemente, a três.

    Obs. 2: a quantidade de períodos é de quatro a cinco e o número de linhas oito a nove.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Dessa maneira, o debate crescente acerca da saúde mental e seu papel no bem-estar dos esportistas elevou o saber sobre a importância dos cuidados relacionais a tal questão. Porém, [1] casos como o do músico supracitado [2] – exposto à semelhante pressões externas – são exemplos do ainda necessário avanço em torno dessa narrativa e, por conseguinte, nas medidas preventivas à problemática supracitada.[3]

    Obs.:
    ▪︎1- Uso inadequado, pois o “porém” não se utiliza no início de períodos, já que ele exige uma vírgula antes e serve para explicar algo.
    ▪︎2 e 3- Repetições.
    ▪︎Pouquíssima argumentação.
    ▪︎Teu parágrafo está um pouco escasso de conectivos.
    ▪︎A questão da estrura é a mesma que eu passei acima.

    Conclusão:
    ▪︎Em suma, o registro numeroso de situações de dano mental extremo é fato impulsionador para a construção de iniciativas que apaziguem tal malefício. Isto é, [1] o Ministério do Esporte – em parceria com as comissões organizadores das competições – deve estabelecer rotinas de cuidados mentais, [2] formalizadas por profissionais da área, direcionadas aos atletas em períodos de disputa ou treino.

    ▪︎1- Mesma coisa do “porém”. O “isto é” também serve para explicar algo e ele fica isolado por vírgulas.
    ▪︎2- Equívoco de vírgula.
    ▪︎Faltou o “meio”.
    ▪︎Faltou o “detalhamento”.
    ▪︎Faltou a “finalidade”.
    ▪︎Vou te falar o papel de cada agente da conclusão.

    ☆ A Conclusão é divida em seis partes, porém uma delas não é obrigatória.

    ▪︎1° parte – Frase de efeito: é, basicamente, um tópico frasal, porém, nesse, você retoma a algum repertório que você utilizou em algum lugar, não importa se foi na introdução ou nos desenvolvimentos, pegue um e retome. Essa parte não é obrigatória.

    ▪︎2° parte – Falar qual será o agente: aqui você irá dizer quem será o responsável por colocar a sua solução para o problema em prática, pode fazer parceria com outro agente, mas não é obrigatório ter dois agentes. Dica: não perca tempo detalhando a função do seu agente, pois o corretor já sabe, sempre foque no detalhamento do meio.

    ▪︎3° parte – Falar qual a ação: aqui você irá falar o que o seu agente irá fazer para resolver o problema.

    ▪︎4° passo – Falar qual será o meio: aqui você apenas fala por qual meio o seu agente criará essa solução para o problema. Lembre-se de deixar o meio bem claro, com o marcador “por meio de” ou “por intermédio de”, e nunca use “através” no sentido de meio, pois está errado, uma vez que significa algo que atravessa.

    ▪︎5° passo – Detalhar o meio: essa é a parte mais importante da sua conclusão, pois será aqui que você irá explicar como vai acontecer essa sua ação em que o agente criará por meio de alguma coisa, será essa “coisa” que você deve detalhar, por exemplo, por meio de palestras, detalhe quem dará essas palestras, o que terá nelas, onde serão realizadas.

    ▪︎6° passo – Falar qual será a finalidade: é aqui que você irá falar qual será o resultado esperado por sua ação. Lembre-se de deixar o marcador bem claro, com “com o intuito de, com o fito de, com o objetivo de, a fim de…” e sempre usa-se vírgulas antes.

    Obs.: só a primeira parte não é obrigatória, o restante é obrigatório. Outra coisa, sempre foque em apenas uma proposta de intervenção, pois não é preciso fazer duas resoluções para o problema, foque em apenas uma e detalhe ao máximo. Além disso, não se prolongue muito, o número de linhas deve ser, no máximo, sete.

    Nota:
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 720

    Dica: evite está usando o travessão a todo momento, tem casos que nem precisava.

    Qualquer coisa estou à disposição.

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  2. Gostei bastante da sua redação, creio que você esteja estudando assim como eu. Pelo que eu vi você deveria estudar um pouco mais a estrutura da redação e também ler redações nota mil pode ajudar, não precisa ficar usando travessão toda hora isso poluiu um pouco seu texto, fora isso basta continuar treinando, boa sorte!

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  3. olá, tudo bem? sou iniciante mas pretendo te ajudar.
    ….
    ..
    competência 1: 160
    competência 2: 160
    competência 3: 120
    competência 4: 120
    competência 5: 120
    ……………………………………………………………………………………
    total: 680
    ……………………………………………………………………………………

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  4. c1= 160
    c2= 120
    c3=120
    c4=120
    c5=120
    total=640

    obs: introdução: sua introdução não possui tese, você apenas colocou “a importância do cuidado direcionada à saúde mental. logo na introdução você deverá informar sobre os assuntos você ira abordar nos desenvolvimentos.
    desenvolvimentos: esta escasso de conectivos, e sua argumentação não foi boa. deveria estudar as estrutura dos desenvolvimentos par que n erre da próxima vez
    conclusão: vc precisa introduzir o detalhamento e a finalidade.

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  5. “A indústria da música tem como um de seus fardos o histórico de suicídio entre os mais prestigiados artistas que convivem por longos períodos sob fatores desgastantes de sua saúde mental”
    Esse período ficou muito longo sem nenhum tipo de pontuação, eu aconselho descocar algumas parte para não deixar tão monótono.
    Na introdução não identifiquei a tese da redação.

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  6. Introdução:7°parágrafo é preferível dizer “desempenho”
    Desenvolvimento 2, 7°parágrafo: erro de concordância de número, o certo seria “às semelhante pressões”
    Conclusão:3°parágrafo,erro de ortografia: o certo é “apazíguem”
    Desenvolvimento 2: 9°parágrafo: utilizar apenas uma conjunção: e ou por conseguinte
    NOTA:800

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