Não restam dúvidas que o homem vem destruindo o próprio ambiente em que vive, desmatando florestas, destruindo habitats e provocando a extinção de espécies. Inconscientemente, ele transforma o planeta com impactos positivos ou negativos. Porém, infelizmente, esses últimos são os que mais se destacam na sociedade como um todo. Com isso, é válido discutir sobre, já que essas atitudes podem não só prejudicar a saúde do ser humano, como também da vida.
Em primeiro lugar, o desmatamento é o principal problema que acarretará consequência gravíssimas tanto para a população quanto para as futuras gerações. Pois, sabe-se que as árvores são as responsáveis por 45% da produção de oxigênio do mundo,segundo o site super abril, e com a falta dele não há vida no planeta. Ademais, as queimadas comprometem a vida dos animais silvestres, porque ocasiona a destruição de seu habitat, como ocorreu no pantanal brasileiro, em agosto de 2020.
Além disso, o descarte irregular de lixos provoca enchentes que dependendo do nível d´água as pessoas podem perder seus materiais, bem como a proliferação de doenças, visto que a água da chuva transporta esses lixos gerando o entupimento da rede de esgoto e, aumenta o volume do líquido sujo. Também, os gases lançados pelos automóveis para atmosfera são os principais causadores de gases do efeito estufa. Segundo o site exame, em São Paulo, um estudo inédito lançado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente(IEMA) revela que os automóveis são os responsáveis por 72,6% da emissão desses vilões do aquecimento global.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que, as futuras gerações possam viver,normalmente, no nosso planeta e desfrutar dos recursos presentes nele. Para isso, urge que o governo federal crie e divulgue, por meio das mídias digitais, propagandas que possam conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e quais atitudes as pessoas devem ter. Somente assim, será possível diminuir os impactos negativos causados pelo ser humano.
Kailane Rita
Primeiro parágrafo: Único erro foi a palavra vem com acento e gostei bastante da sua introdução.
Segundo parágrafo: Seu argumento foi bem estruturado e desenvolvido e o parágrafo não apresenta erros gramaticais.
Terceiro parágrafo: Ficou bem feito e não tenho observações a fazer.
Quarto parágrafo: Consegui identificar o agente, modo, efeito e detalhamento e gostei da frase que você finalizou a redação (eu uso bastante).
Obs: Só achei que faltou uma área do conhecimento mais influente.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 200
Competência 5: 200
dearlaro
Boa tarde! Ótima redação, porém senti falta de um repertório sociocultural. Estou estudando para o enem e uma dica que vejo sempre para aumentar a nota da redação são os repertórios. Procure citar filmes, escritores, filósofos e até mesmo legislação. Amplie seus eixos temáticos para que sempre tenha em mente o que colocar em sua redação.