Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção diversos problemas assolam o país, como a violência doméstica, o que afasta a visão idealizada pelo protagonista sonhar. Nesse contexto, convém analisar os fatores que estão implicados na importância da polícia no combate a esse crime.
A princípio, é indiscutível ressaltar a importância da segurança pública para a sociedade. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Partindo desse ponto de vista, também está dentro da garantia de bem-estar social a segurança fornecida, por meio dos órgãos de segurança pública, para o combate aos crimes de violência doméstica, seja investigando ou atuando repreensivamente. Logo, a atuação das autoridades policiais como garantidoras da segurança da sociedade é de suma importância para assegurar a integridade física e mental das mulheres.
Ademais, é importante salientar como a polícia é o principal meio de coibir esse crime, devido a indiferença das pessoas em muitos casos desse ato criminoso. Segundo Simone Beauvoir, filósofa francesa, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade, consequentemente, com o tempo, ao se acostumar com esses casos de violência doméstica as pessoas deixam de denunciar esse crime levando a sério o ditado o qual diz que “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Nesse sentido, a polícia torna-se o principal meio de impedir, com investigações, a ocorrência de violência contra a mulher.
Portanto, é necessário efetivar a polícia como principal agente para coibir esse crime. De início, deve o governo federal, com o Tribunal de Contas da União (TCU), destinar verbas as polícias – que serviram para aumentar a qualidade dos equipamentos e angariar meios necessários para investigar esses crimes -. Isso será feito por meio de projetos de lei e distribuição de recursos. A fim de que a mulher obtenha a segurança que é sua por direito.
Maria16lima
c1: domínio da norma culta da língua portuguesa – 160
possui domínio mediano, com alguns problemas com o uso da vírgula e erros ortográficos
c2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
seguiu o tema proposto
c3:Qualidade da argumentação – 160
Argumentação confusa, senti falta da defesa do seu ponto de vista
c4:Coesão textual – 160
c5:Qualidade da proposta de solução- 160
nota:840
Rodrigo Frota
1º parágrafo:
“Entretanto, fora da ficção diversos problemas assolam o país, como a violência doméstica, o que afasta a visão idealizada pelo protagonista sonhar.”
“Fora da ficção, entretanto, diversos problemas assolam o país, como a violência doméstica, o que afasta a visão idealizada pelo protagonista sonhar.”
2º parágrafo
“para o combate aos crimes de violência doméstica, seja investigando ou atuando repreensivamente. Logo, a atuação das autoridades policiais como garantidoras da segurança da sociedade é de suma importância para assegurar a integridade física e mental das mulheres.”
“para o combate aos crimes de violência doméstica, seja investigando ou agindo de forma repreensiva. Logo, a atuação das autoridades policiais como garantidoras da segurança da sociedade é de suma importância para assegurar a integridade física e mental das mulheres.”
3º parágrafo
“Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade, consequentemente, com o tempo, ao se acostumar com esses casos de violência doméstica as pessoas deixam de denunciar esse crime levando a sério o ditado o qual diz que “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Nesse sentido, a polícia torna-se o principal meio de impedir, com investigações, a ocorrência de violência contra a mulher.”
“, consequentemente, com o tempo, ao se acostumar com esses casos de violência doméstica”
esse trecho adverbial ficou confuso, muitos pedaços e ainda faltou vírgula após “doméstica”.
4º parágrafo
” que serviram para aumentar a qualidade dos equipamentos e angariar meios necessários para investigar esses crimes”
que servirão, uso do futuro
daniel.sd
vejo que no C1, teve alguns erros como erro de escrita e falta de virgulas, preste um pouco mais de atenção nas virgula. 160
C5, a proposta de intervenção está boa, mas faltou um repertorio cultural, e você fala de algo para o futuro “servirão” tente colocar um repertorio para o presente.
no mais sua redação foi bem feita não sou muito bom de nota mais diria que sua redação ficou na casa de 880/900
gabriel.augz
Olá. Vou apontar alguns detalhes na sua redação.
Na obra “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, o protagonista tem uma visão extremamente positiva do Brasil que, no seu ponto de vista, necessita apenas de pequenos ajustes para ser perfeita. Entretanto, fora da ficção(1) diversos problemas assolam o país, como a violência doméstica, o que afasta a visão idealizada pelo protagonista sonhar. Nesse contexto, convém analisar os fatores que estão implicados na importância da polícia no combate a esse crime.
(1) Vírgula explicativa.
*Boa introdução, trouxe um ótimo exemplo para o tema. Só faltou dar um pouco de detalhe no que você irá dizer nos parágrafos de desenvolvimento. O que quero dizer? Quero dizer que faltou citar esses fatores que explicam a importância na polícia no crime de violência contra as mulheres. É sempre útil colocar os fatores que serão discutidos no D1 e D2, sempre vejo as redações nota mil fazerem isso.
A princípio, é indiscutível ressaltar a importância da segurança pública para a sociedade. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Partindo desse ponto de vista, também está dentro da garantia de bem-estar social a segurança fornecida, por meio dos órgãos de segurança pública, para o combate aos crimes de violência doméstica, seja investigando ou atuando repreensivamente. Logo, a atuação das autoridades policiais como garantidoras da segurança da sociedade é de suma importância para assegurar a integridade física e mental das mulheres.
*Não encontrei erros, porém eu evitaria essa frase final pois repete o que você já disse no começo. Poderia ter utilizado para detalhar melhor seu desenvolvimento. Porém, não é propriamente um erro.
Ademais, é importante salientar como a polícia é o principal meio de coibir esse crime, devido a indiferença das pessoas em muitos casos desse ato criminoso. Segundo Simone Beauvoir, filósofa francesa, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade,(1) consequentemente, com o tempo, ao se acostumar com esses casos de violência doméstica(2) as pessoas deixam de denunciar esse crime levando a sério o ditado o qual diz que “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Nesse sentido, a polícia torna-se o principal meio de impedir, com investigações, a ocorrência de violência contra a mulher.
(1) Eu teria utilizado uma pontuação aqui, como ponto final ou até mesmo ponto e vírgula. Ficou bem longo essa frase.
Ex. de como eu faria: “Diante disso, nota-se que há esse sentimento de indiferença em uma parcela da população brasileira, resultado do individualismo na modernidade; consequentemente, com o tempo, ao se…”
(2) Vírgula. Esse é o problema de fazer frases muito longas, a chance de você cometer erros aumenta. Cuidado com isso.
*Bom desenvolvimento, apenas tome cuidado com esses pontos que eu coloquei acima.
Portanto, é necessário efetivar a polícia como principal agente para coibir esse crime. De início, deve o governo federal(agente), com o Tribunal de Contas da União (TCU), destinar verbas as polícias(ação) – que serviram(1) para aumentar a qualidade dos equipamentos e angariar meios necessários para investigar esses crimes(detalhamento) -. Isso será feito por meio de projetos de lei e distribuição de recursos(modo).(2) A fim de que a mulher obtenha a segurança que é sua por direito(efeito).
(1) Servirão. Futuro.
(2) Aqui eu teria utilizado uma vírgula.
*Boa proposta, está completa. Não concordo com o que a “BrendaSSilva” disse, não está sem diversidade cultural e o uso do tempo verbal no futuro não implica em nada — pelo menos na minha concepção.
Nota:
C1: 160 — Há desvios.
C2: 200 — Bons parágrafos de desenvolvimento.
C3: 160 — Ok, só senti a falta de uma defesa maior do seu ponto de vista.
C4: 200 — Bom uso dos recursos coesivos.
C5: 200 — Proposta de intervenção completa.
Total: 920 (pode ser menos ou mais, é apenas uma estimativa).
Você está no caminho certo, apenas se atente a esses pontos que eu coloquei (como frases muito longas e a necessidade de apresentar melhor seu ponto de vista). Com esses dois pontos melhorados, você conseguirá beirar nos 920+.
Parabéns, e continue treinando!
BrendaSSilva
Sua redação no geral está muito boa. Entretanto apresenta algumas penalidades.
C1= O domínio da norma escrita deixa um pouco a desejar por causa dos erros ortográficos e a falta de vírgulas. 180 pontos.
C2= Apresentou um bom desenvolvimento mostrando que entendeu e aplica várias áreas do conhecimento. 200 pontos.
C3= seu argumento ficou bem confuso, não consegui ver a sua opinião de fato. 180 pontos.
C4= sua argumentação foi bem elaborada, mas deixou um pouco a desejar porque a sua argumentação foi um pouco vaga. 180 pontos.
C5= sua argumentação para a solução do problema foi bem vaga e sem diversidade cultural. Além disso, colocou ela numa posição de um problema para ser resolvido no futuro (com a utilização do verbo “servirão), logo não atingiu o objetivo desejado. 160 pontos.