Iniciante

“A importância da participação política para a efetivação da cidadania no Brasil”

  • 0

Antes de tudo, a importância da participação política como uma efetivação da cidadania, remete a Grécia antiga especificamente a cidade de Atenas onde a democracia era exaltada, e quem possuía o direito de participar dela também . Atualmente, a situação supracitada continua sendo uma pauta bastante discutida, ainda mais no país que a população não tem contato com educação política básica , adicionalmente a isso existe a desvalorização do poder de voto e da democracia como um todo.

Destarte, um fato para se pontuar sobre a educação política é que ela se mostra precária ou inexistente no ensino primário brasileiro, bem como outras grades de estudo que auxiliam na formação na formação do cidadão. O jornal El Pais sinalizou em uma matéria que pessoas pertencentes as classe média no Brasil demonstra um analfabetismo político elevado, comparado a outros países da América Latina. Esta adversidade se deve a falta de senso crítico sobre o tema, juntamente ao desinteresse em participar efetivamente do governo.

Em seguida, na conjuntura atual do país, a democracia vem sendo questionada por parte da população em detrimento a ditadura militar tomando como exemplo o passado. Segundo uma pesquisa do Datafolha cerca de 22% da população apoia ou acredita que o regime militar não foi uma ditadura. Dessa forma invalidando a forma de política atual, essa taxa demonstra que uma parcela do povo não valoriza o poder de voto estabelecido atualmente, não considerando a impossibilidade de participar um empecilho na cidadania.

Portanto, é interessante para o Ministério da Educação promover o senso crítico relacionado a participação no Governo como efetivação da cidadania, por meio da inclusão da grade de educação política no ensino básico do país. Por outro lado também reforçar conteúdos das aulas de história sobre ditadura, para que além da construção de uma visão crítica o povo brasileiro tenha conhecimento do que foi o regime militar, promovendo assim uma valorização de forma expressiva o direito de votar.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!! Sua escrita de redação está ótima, você só possui alguns desvios gramaticais
    Você usou alguns conectivos, mas ainda senti falta de alguns deles, pra poder estruturar melhor a sua redação e ligar as ideias que vc quis colocar, alguns desvios na palavras entre plural e singular e nas vírgulas, mas fora isso, está ótimo, siga praticando sempre!!

    • 0
  2. Sua redação tá bem estruturada e com bons argumentos, entretanto com alguns erros de conjugação. E aconselho a tentar mudar um pouco os interparagrafos, principalmente o da introdução e argumentação 2, porquê não me parece muito atrativo começar com “antes de tudo” e “em seguida”

    Se não me engano, na sua conclusão está faltando um dos cinco elementos, sendo ele o detalhamento. Uma dica é colocar “ministério da Educação, responsável pelo cumprimento das normas educacionais,”

    • 0
  3. Destarte, um fato para se pontuar sobre a educação política é que ela se mostra precária ou inexistente no ensino primário brasileiro, bem como outras grades de estudo que auxiliam ❗na formação na formação do cidadão. O jornal El Pais sinalizou em uma matéria que pessoas pertencentes as classe média no Brasil ❗*demonstra* um analfabetismo político elevado, comparado a outros países da América Latina. Esta adversidade se deve a falta de senso crítico sobre o tema, juntamente ao desinteresse em participar efetivamente do governo.

    Olá! Mais atenção ao revisar a redação e ao conjugar os verbos corretamente, demonstra deve ser demonstram , pois referesse as pessoas- plural.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.