A importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento do estudante.

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A educação se configura em um processo de desenvolvimento humano, envolvendo o ambiente escolar e o familiar, que exercem uma relação de interdependência, pois ambos constituem pilares fundamentais para a formação de um indivíduo. Com isso, é possível identificar e compreender a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento do estudante.

A família é considerada a base de formação do ser humano. É através dela que há a construção de uma personalidade. Já a escola promove um papel de socialização e aquisição de princípios éticos. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, afirma que um dos fatores mais importantes para o desempenho dos estudantes encontra-se em sua origem familiar. De fato, a participação ativa dos pais na educação demonstra para os filhos a valorização com os mesmos, gerando sentimento de conforto e segurança.

Em contrapartida, quando os pais não valorizam a escola, os filhos tendem a não valorizar também. Essa falta pode gerar desânimo e desinteresse, que refletem diretamente no desempenho do aluno em sala de aula. Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) demonstrou que no Brasil o professor passa cerca de 20% do seu tempo tentando manter a classe em ordem, o que traz uma reflexão acerca dos comportamentos desses alunos, que muitas vezes são o reflexo do que vivenciam em casa. Por isso, é muito importante conhecer a realidade cultural e econômica dos estudantes.

Portanto, é imperativo promover mecanismos eficientes de integração família e escola. É de responsabilidade das escolas criar um espaço de maior envolvimento, onde todos tenham voz e possam compartilhar suas experiências. Os programas governamentais também precisam ter em seus objetivos a cobrança da participação da família, além da frequência dos alunos. Somente assim haverá de fato uma interação satisfatória entre família e escola que corresponda ao aprendizado efetivo dos estudantes, contribuindo para seu crescimento pessoal e social.

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3 Correções

  1. Olá! Vou corrigir sua redação! Vou separar por competências e depois darei a nota final!
    Comp.1 – ” desenvolvimento humano, envolvendo o ambiente escolar e o familiar, que exercem uma relação” – Aqui não tem vírgula. / Evite utilizar “um”, “uns”, pois traz imprecisão ao seu texto. / No 2°parágrafo você colocou a palavra “através” e não pode, ela tem outro significado, como algo que foi atravessado, procure por sinônimos. NOTA: 160 PONTOS
    Comp.2 – Avaliando as visões de mundo que foram utilizadas, todas são válidas, eu gostei a contextualização do 1° parágrafo, porém no 2° e 3° parágrafo você utiliza pesquisas, uma dica que te daria seria colocar outra área do conhecimento, como um filósofo, sociólogo ou contexto histórico, pois vai enriquecer seu texto. NOTA: 180 PONTOS
    Comp.3 – Achei ótima a estrutura da divisão de linhas por parágrafos. Seu posicionamento deve ser mais claro, no 1° parágrafo faltou expor claramente suas duas teses, por exemplo: “Desse modo, compreender a importância da parceria entre família e escola, bem como valorizar o papel das instituições de ensino são fatores essenciais para…” delimite bem as suas teses. Além disso, utilize mais adjetivos para expressar seu ponto de vista, critique mais nos seus argumentos! NOTA: 140 PONTOS
    Comp.4 – Senti a falta de conectivos na sua redação, tente iniciar cada período com um conectivo, pois irá trazer coesão ao seu texto. Ao iniciar o 3° parágrafo coloque um conectivo de adição, como: “Ademais”, “Faz-se mister”, tem vários. // Você colocou palavras como: “envolvendo”, “gerando”, “tentando” que estão no gerúndio, você poderia ter colocado um conectivo no lugar do gerúndio, como “de modo que envolve”. // Muita repetição das palavras “família” e “escola”, utilize sinônimos. Por último, cuidado com os períodos curtos, olhe no 2° parágrafo a sua ideia não se completa, sempre cortada por um ponto. NOTA: 120 PONTOS
    Comp.5 – No modelo ENEM, a sua conclusão está muito incompleta, você precisa colocar duas propostas de intervenção para digamos solucionar os problemas abordados no texto, pelo que eu vi você fez uma grande retomada e finalizou. O ideal seria, caso queira realizar uma curta retomada + colocar duas propostas + curta finalização. Responda as perguntas: quem vai fazer? / o que vai fazer? / como deve fazer? (detalhado) / para quê? (o intuito). NOTA: 80 PONTOS
    NOTA FINAL: 680 PONTOS
    Considerações finais: Você escreve bem, gostei do seu texto e do tema, porém na redação do ENEM tem algumas regras, com as dicas certas você vai aumentar muito sua nota. Continue praticando! Até mais!

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  2. Tudo bem? Eu não sou professor, mas quero dizer que sua redação ta show de bola. Tem bons conectivos e o jeito como você escreve da pra entender muito bem. Queria eu escrever assim ksksks mas com o tempo vai melhorando. Mas você tem muito talento, não pare nunca de escrever, é pro enem que você vai prestar? Se for vai ter um notão

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  3. que texto maravilhoso!!!
    Eu simplesmente achei perfeito, o que você citou é realmente o que acontece dentro de sala de aula, a sua intervenção muitas escolas tentam fazer mas não recebem apoio de famílias e comunidade escolar, infelizmente… Seguiu todos os passos de uma intervenção e sua tese está coerente aos argumentos. Parabéns!!!

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