Na novela Fina Estampa, o Pereirão, apelido da protagonista, possui um emprego que não é considerado feminino por conta do tabu de sexo frágil imposto pela sociedade. Fora de ficção, a atuação das mulheres no campo vem diminuindo com o passar dos anos. Sendo assim, é necessário observar e analisar fatos existentes.
Mormente, na história, as mulheres eram submetidas de forma autoritária por seu pai ou cônjuge podendo apenas cuidar da casa e dos filhos. Exemplo disso, na obra Inocência, do autor Visconde de Taunay, a protagonista não podia sair de casa e forçada casar pela vontade imposta pelo pai. Dessa forma, nota-se que, ainda nos dias atuais existem resquícios desse passado que as mulheres não possuíam direitos iguais.
Outrossim, a participação feminina no mercado de trabalho é cada vez maior é cada vez maior recebendo menos que a homens desempenhando o mesmo serviço. Prova disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), em 2019, as mulheres recebiam quase trintas porcento a menos que os homens. Diante do exposto, é notório que desvalorizam a mão de obra feminina pela preferencia salarial.
Em virtudes dos fatos mencionados, necessita medidas cabíveis. O Ministério da Economia atrelada ao Poder Legislativo devem sancionar leis que forneçam um apoio financeiro as agricultoras para valorização desse serviço. Assim também, o Ministério do Trabalho junto ao Ministério da Agricultura prover equipamentos e materiais rurais com fim de facilitar a produção agrícola brasileira. Portanto, com essas intervenções a atuação das mulheres no campo aumentaria sua credibilidade.
Obs: Eu quero uma correção bem detalhada com argumentos que me convençam de onde errei quem fizer isso darei melhor correção!
Lulugu
Olá, mechamo_Itálo. Boa noite. Para ser sincero, achei suas argumentações bem fracas correlacionando-as ao tema proposto. Nesse viés, sua introdução pecou por falta de teses, que são os “resumos” de suas argumentações e também por excesso de contexto exterior. Na mesma. não correlacionastes as orações, deixando-as soltas, como na frase ” a atuação das mulheres no campo vem diminuindo” não conectando-a com a cultura social. Sendo assim, esses dois notórios foram pilares para entender, em mim, uma falta clara de conectivos e não elaboração textual.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, o que você quis dizer com a importância da mulher no campo, unindo-o com igualdade de gênero?Não deixou claro. Logo, poderias usar Marx em que a divisão sexual do trabalho exposta por ele, as mulheres ocupavam afazeres domésticos apenas e não poderiam trabalhar firmemente nas lavouras. Sendo assim, esse pensamento generalista de que mulheres são um sexo frágil, traga também por Simone de Beauvoir no livro “Segundo sexo” é resultado de presenças culturais existentes até hoje na contemporaneidade e afeta drasticamente a economia local.
No seu segundo parágrafo de desenvolvimento, quando você cita: “Outrossim, a participação feminina no mercado de trabalho é cada vez maior”(poderia continuar com…) porém, a mesma recebe menores salários por fator atrelado a uma vertente cultural , ao qual o sexo feminino é submissa ao masculino e, assim, também, a mesma não deve receber a mesma quantia salarial. Use como conhecimento externo Fryda e sua opinião sobre a submissão.
Sua conclusão não foi muito explícita, ocorrendo alguns erros quanto a falta de conectivos e aos assuntos abordados. Nessa fase, você aborda soluções para sua problemáticas. Todavia, abordastes propostas que fugiam do campo de sua argumentação, como na primeira em que pudes auxílio para construção de leis que valorizem a mão de obra feminina no campo: qual a problemática que você trouxe para ligar com essa solução? Na seguinte, quais equipamentos irão suprir a desvalorização da mulher frente ao homem no meio trabalhista?
PORÉM, SUA REDAÇÃO FICOU BEM ESTRUTURADA DEVENDO APENAS PRESTAR ATENÇÃO AO PASSA-LA PARA O PAPEL.
NOTAS:
C1:Houve alguns erros gramaticais e ausencia de sinônimos =140
C2: 120, por causa dos erros citadops acima. (Opiniões sem esclarecimentos)
C3:120
C4:120
C5:80
Final: 580
karinarjo
Comp 1- Domínio na Norma
Estrutura sintática excelente em. Parabéns!
Pontuação correta
OBS: preferencia- é acentuado,sendo assim,diz-se preferência
”menos que a homens”?
Comp 2 – Compreender Conceitos
Ótima base do assunto.O corretor vai perceber,facilmente,que o aluno sabe sobre o que esta escrevendo
Comp 3- Opiniões em defesa do ponto
Bem organizado,informações,fatos e opiniões desenvolvidas de formas consistentes.
Apresentou conhecimentos socioculturais e expôs sua defesa em cima deles.A retomada de um na conclusão traria um impacto muito bom,por exemplo
”Portanto, com essas intervenções a atuação das mulheres no campo deixaria de ser um tabu,aumentaria sua credibilidade.”
Mas esta muito bom o jeito que colocou
Comp 4- Coesão Textual
”mulheres no campo” O corretor procura,muitas vezes,destaques que evidencie o entendimento do aluno sobre o toma,então quando ocorrer uma oportunidade de colocar palavras do tema na introdução (não todo o tema plmds),fica bem legal coloca-lá,ficando: ”a atuação das mulheres na agricultura”
Atenção à repetição de palavras (tenho essa mania também,o professor destaca que não deve ocorrer)
Segundo paragrafo: mulheres
Terceiro: feminina
Comp 5- Proposta Intervenção
Você apresentou elementos muito bem desenvolvidos. Dava pra desenvolver um pouco mais sobre primeiro,falar sobre ”como isso vai ocorrer” Exemplo:
”O Ministério da Economia atrelada ao Poder Legislativo devem sancionar leis que forneçam um apoio financeiro as agricultoras para valorização desse serviço.Tal ação ocorrerá com a criação de uma Bolsa Agricultura Feminina,sendo distribuída na agência levando seu documento de identificação oficial”
Okay talvez eu tenha dado uma viajada,mas é só falar ”Como vai ocorrer”
Boa,continue assim que você vai longe!!
Não vou da nota pois você não pediu,e também respondi com base nos meus conhecimentos e pesquisas sobre seu tema. Qualquer coisa é só enviar uma mensagem
OBS :: Deu um trabalhinho corrigir desse jeito,se gostar vota em melhor correção <3
Jubs
Olá, segue abaixo alguns pontos que podem ser melhorados:
– Na introdução, você termina com “fatos existentes” : penso que ficaria mais coerente você colocar sobre o que serão estes fatos, como “fatos existentes acerca da problemática”, isso já ligaria o período ao anterior onde você explicitou que a atuação da mulher no campo tem diminuído;
– No segundo parágrafo: “não podia sair de casa e forçada casar pela vontade imposta pelo pai” : penso que ficaria melhor se dito “não podia sair de casa sem a devida autorização e ainda era forçada a casar pela vontade do pai”;
– Ainda no segundo parágrafo: “[…] que as mulheres não possuíam direitos iguais.”: “em que as mulheres não possuíam os mínimos direitos a livre arbítrio”; A questão do uso do “em” é para melhorar a concordância;
– No terceiro parágrafo: ” […] é cada vez maior é cada vez maior recebendo menos “: ficou meio estranho essa parte semanticamente, penso que seria mais claro dizer : “é cada vez maior , e ainda assim, continua a receber menos que…”;
– Ainda no terceiro: “trintas porcento” = “trinta porcento” ou até mesmo “30%”; “Preferencia” = preferência;
– Na conclusão:
“necessita”, penso que ficaria melhor “necessita-se”, por conta da precisão de uma linguagem imparcial;
“medidas cabíveis” a quê? Texto teria ficado mais coerente com “medidas cabíveis na conjuntura ” ou “medidas cabíveis para a resolução do impasse”, entre outras;
“atrelada”, o correto seria “atrelado”, pois está a concordar com O Ministério da Economia;
“as agricultoras” pede crase – “às agricultoras”
“Ministério do Trabalho junto ao Ministério da Agricultura prover “, não seria “Ministério do Trabalho junto ao Ministério da Agricultura deve prover…”?
“Portanto, com essas intervenções a atuação das mulheres no campo aumentaria sua credibilidade” > “Portanto, com essas intervenções, a atuação das mulheres no campo terá mais credibilidade.”
Penso que conseguiria 920 em uma correção profissional. Espero ter ajudado!
eduardacastro17
Enfim , realmente seu texto está excelente , li várias vezes e não encontro erros .
O seu texto possui o emprego preciso da Norma culta da língua. Contribuíram para isso vocabulário simples e a redação de períodos não muito extensos, o que facilita bastante .
Quanto à estrutura, notas adequada divisão entre a introdução, desenvolvimento e a conclusão e correto emprego da linguagem impessoal e objetiva, que caracterizam o gênero dissertativo argumentativo.
Nota-se uma argumentação bem consistente, que justifica o ponto de vista escolhido introdução.
Com a sua coesão ,constata-se correto o emprego dos conectores .
Por fim ,as propostas de intervenção são bem articuladas com a discussão desenvolvida no texto .
Creio que conseguiria 920 parabéns !!
Nuneslaís
Enfim , realmente seu texto está excelente , li várias vezes e não encontro erros .
O seu texto possui o emprego preciso da Norma culta da língua. Contribuíram para isso vocabulário simples e a redação de períodos não muito extensos, o que facilita bastante .
Quanto à estrutura, notas adequada divisão entre a introdução, desenvolvimento e a conclusão e correto emprego da linguagem impessoal e objetiva, que caracterizam o gênero dissertativo argumentativo.
Nota-se uma argumentação bem consistente, que justifica o ponto de vista escolhido introdução.
Com a sua coesão ,constata-se correto o emprego dos conectores .
Por fim ,as propostas de intervenção são bem articuladas com a discussão desenvolvida no texto .
Creio que conseguiria 920 parabéns !!
Ester Cristiny
Na introdução, você termina com “fatos existentes” : penso que ficaria mais coerente você colocar sobre o que serão estes fatos, como “fatos existentes acerca da problemática”, isso já ligaria o período ao anterior onde você explicitou que a atuação da mulher no campo tem diminuído;
– No segundo parágrafo: “não podia sair de casa e forçada casar pela vontade imposta pelo pai” : penso que ficaria melhor se dito “não podia sair de casa sem a devida autorização e ainda era forçada a casar pela vontade do pai”;
– Ainda no segundo parágrafo: “[…] que as mulheres não possuíam direitos iguais.”: “em que as mulheres não possuíam os mínimos direitos a livre arbítrio”; A questão do uso do “em” é para melhorar a concordância;
– No terceiro parágrafo: ” […] é cada vez maior é cada vez maior recebendo menos “: ficou meio estranho essa parte semanticamente, penso que seria mais claro dizer : “é cada vez maior , e ainda assim, continua a receber menos que…”;