Iniciante

A importância da medicina preventiva para a saúde no Brasil

  • 2

Durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreram intensos avanços na medicina que proporcionaram às pessoas possibilidade de cura de doenças, de cirurgias estéticas e, até mesmo, de medidas preventivas de saúde. No entanto, no Brasil, ainda há um déficit no aproveitamento desses avanços medicinais, perante a sua importância para todas as camadas populacionais. Assim, convém analisar as principais causas e consequências, e possível forma de reverter esse impasse.

 

Primordialmente, no Brasil, apesar da Constituição Federal, de 1988, garantir o acesso a serviços de saúde para toda a população, isso não acontece na realidade, visto que esses serviços não são disponíveis a todos. Devido à má distribuição da renda pública, os investimentos necessários para assegurar às pessoas acessibilidade a medicina preventiva, são insuficientes e escassos, principalmente, para as pessoas de baixa renda. Desse modo, é inadimissível que em um país onde são cobradas altas taxas de impostos, não seja possível oferecer cuidados com a saúde para com a sociedade brasileira.

 

Outrossim, consequência desse déficit no aproveitamento da medicina e da má distribuição da renda pública, é a descoberta de enfermidades em estágio avançado e a mínima chance de cura, o que agrava o atual cenário da saúde brasileira. De acordo com Paul Valéry, filósofo e escritor francês, “A saúde é o estado no qual as funções necessárias se cumprem insensivelmente e com prazer”, sua afirmação destaca a importância da saúde, principal fator que determina a qualidade de vida do ser humano. Dessa forma, observa-se a importância da medicina preventiva, que é garantir a prevenção de doenças e evitar futuras mortalidades.

 

Nesse sentido, a má utilização dos avanços medicinais, ocorridos desde o século passado, torna a medicina preventiva no Brasil, uma questão a ser solucionada. Portanto, o Ministério da Saúde deve investir na saúde pública, por meio da criação de programas de assistência médica em hospitais e postos de saúde que realize consultas e exames preventivos, com a especialização de médicos para a execução desses trabalhos. Espera-se com isso, reduzir e diagnosticar doenças precocemente e aumentar a qualidade de vida da população.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, vou tentar corrigir sua redação com alguns conhecimentos que tenho (vou corrigir de acordo com os critérios e competências cobradas pelo enem, ok?)

    Achei sua redação muito boa!! Está muito bem escrita e apresenta argumentos bem desenvolvidos.

    Competência 1- 200 pontos (Excelente domínio da norma padrão com nada ou poucos desvios gramaticais leves.)
    Competência 2- 200 pontos (Desenvolve muito bem o tema, com argumentação consistente, com excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo).
    Competência 3- 160 pontos (Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema e de forma consistente, entretanto os argumentos são previsíveis)
    Competência 4- 200 pontos (Articula as partes do texto sem inadequações na utilização dos recursos coesivos, com pleno domínio)
    Competência 5- 160 pontos (Proposta de intervenção clara, relacionada à tese, articulada com os argumentos e com os meios para realizá-la).

    Dessa forma, somando tudo, a nota que eu daria para sua redação é 920, parabéns!!

    • 1
  2. INTRODUÇÃO:
    – Sua tese não ficou nada clara. Você vai tratar de “possibilidade de cura de doenças, de cirurgias estéticas” ou de medidas preventivas de saúde? Poderia ter melhorado com um “especificamente”, pra deixar claro pro corretor qual é o problema.
    – “No entanto, no Brasil” também é um erro, porque antes você falava da Segunda Guerra Mundial e não usou nenhum recurso temporal para situar o leitor. Poderia colocar “no entanto, no Brasil hodierno/contemporâneo/moderno…”
    – Também não especificou quais as causas e quais as consequências, demonstrando falta de projeto de texto.

    DESENVOLVIMENTOS:
    – Você não conseguiu provar que “à má distribuição da renda pública, os investimentos necessários para assegurar às pessoas acessibilidade a medicina preventiva” de fato são reais (apesar de ser de conhecimento geral que tais problemáticas existam), prove para seu corretor, através de dados estatísticos, assim seu argumento vai ser irrefutável.

    CONCLUSÃO:
    – Sua conclusão está boa, mas muito genérica. O corretor espera que você contribua para a minimização do problema, então jogar toda a responsabilidade para um ministério “criar programas” não e muito bom.

    No mais, gostei do seu texto!! No ENEM tiraria 820, provavelmente. Está bom, recomendo que leia algumas redações 1000 para se espelhar.

    • 0
  3. Alusão + tese + encaminhamento argumentativo. Foram aplicados corretamente ao seu texto.
    Argumento 1 + dados do cotidiano + aprofundamento do argumento. Só senti que faltou dados em seu texto para comprovar que isso de fato acontece.
    Argumento 2 + citação + aprofundamento. Destacou perfeitamente!!
    Conclusão dos argumentos + solução + fechamento do texto. Foram demostrado em perfeitas condições, falando o agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.

    Parabéns espero que continue assim…🥰

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.