Iniciante

A importância da medicina de família no Brasil contemporâneo

  • 0

A Constituição Federal brasileira determina, pelo Artigo 196, que a saúde de qualidade é direito de todos e dever do Estado. Nesse contexto, é notória a importância da medicina da família diante dos benefícios dessa – maior excelência do sistema de saúde, em geral- em contrapartida com a falta de conhecimento e investimento desse setor, os quais atrapalham a concretização de fundamental esfera. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática , a fim da conquista daquilo que defende o filósofo Aristóteles: o bem-estar social.

A princípio, é primordial o conhecimento do resultado positivo da área da medicina da saúde na sociedade. Frente a inúmeras doenças, pesquisas evidenciam que médicos especializados nesse âmbito são aptos para lidar com cerca de 90% de problemas de saúde, de modo a solucionar adversidades com maior rapidez, haja vista a demora no processo de encaminhamento de pacientes em especialistas em determinadas áreas, como cardiologistas. Ademais, o acompanhamento e o monitoramento por parte do agente da saúde da família facilita a organização do atendimento à comunidade, bem como auxilia no diagnóstico devido a familiaridade com o histórico do paciente. Logo, é explícita a necessidade de maior atenção nesse âmbito ante seus benefícios.

No entanto, há fatores que dificultam a concretização do uso intensivo de médicos da família. Em primeiro plano, é clara a falta de investimento e planejamento nesse setor no Brasil, o que vai contra a supracitada lei do Artigo 196: saúde de qualidade. Além disso, é explícita a desvalorização da eficiência do profissional especializado nessa área devido a ausência de informação, bem como desconhecimento da população vinculado à mitificação de que não é primordial a profissionalização desse tipo de médico. Dessa maneira, torna-se concreto o ideal do filósofo romano Cícero: \”A ignorância é a maior enfermidade do gênero humano\”.

Em suma, ante ao exposto, é imprescindível a adoção de medidas. Urge, assim, do Governo Federal, a implantação de médicos peritos nesse setor, por meio de maiores investimentos na saúde, para que haja assistência em ambulatórios com esses profissionais. Outrossim, deve, a partir do Ministério da Saúde, a propagação de campanhas em postos de saúde sobre a importância da medicina da família, a fim de conscientizar a população sobre o assunto. Isso posto, haverá a efetuação do ideário aristotélico do bem-estar no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, gostei muito da sua redação, parabéns! Você consegui deixar ela muito bem organizada e com uma estrutura muito boa;
    Como eu não sou muito experiente em redação não posso dar nenhuma nota, vou só destacar uns pontos.
    Bom no primeiro primeiro parágrafo consegui identificar a tese;
    No segundo e terceiro consegui desenvolver muito bem;
    E no último parágrafo que é a conclusão, está muito boa, parabéns está uma excelente redação!

    • 1
  2. Excelente redação!
    Apenas algumas observações:
    – Repetição de palavras: sei que é difícil não repetir determinadas palavras, mas vi algumas repertições de “saúde”, por exemplo, em curtos espaços.
    – Frases muito longas: tente fazer frases mais curtas, essas frases longas dificultam a leitura e compreensão do texto.
    Parabéns!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.