De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser assim, como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja coeso e hârmonico, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. No entanto, no Brasil, isso não ocorre, pois apesar da grande importância da literatura na formação infantil, essa prática entre as crianças e até entre os adultos, não é muito observada. Nesse sentido, em razão da negligência educacional e ausência de incentivo familiar, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Em primeira analise, o que percebe é que a literatura, bem como toda cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas. Consoante o contemplado filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, nesse ângulo, as instituiçoēs de ensino não estão aplicando métodos efetivos de estímulo ao hábito de leitura, seja por despreparo dos professores, seja por falta de suporte técnico e didático. Assim, com esse fato desanimador, se perpetua a restauração da violação do Artigo 7 da Constituição Federal do Brasil, que declara a criança e o adolescente têm o direito, sobre tudo, acesso a uma boa educação, mediante a efetivação de políticas educacionais públicas.
Ademais, cabe analisar que o engajamento à leitura no núcleo familiar contribui de modo expressivo para o sucesso da alfabetização na infancia. No filme biográfico, “Mãos Talentosas”, o personagem Ben Careon, ao ser motivado pela mãe a ler livros e a estudar, superou as dificuldades que tinha em desenvolver a leitura e passou a ser um leitor voraz. Entretanto, Diferentemente do que é apresentado no filme, no Brasil, em muitos lares as crianças não têm contado com livros, não conhecem bibliotecas, ou escutam acerca da importância da literatura e do estudo e, dessa forma, não são estimuladas a aprender tais habilidades. Logo, entende-se que a falta de estímulo por parte da família influi negativamente no processo de letramento infantil.
Portanto, em vista do posicionamento assumido, o Ministério da Educação deve promover políticas de inovação de métodos de incentivo a leitura, por meio de investimentos e participação de profissionais capacitados e, urge que as famílias, enquanto núcleos formadores de comportamentos, estimular os filhos a lerem e escrever, essas medidas é para o objetivo de maximizar o contato das crianças com a literatura. Nessa perspectiva, é provável que as crianças brasileiras tenham uma considerável formação infantil.
Sarahbeatriz171
Oiee, tudo bem? Não sou especialista, mas espero ser útil!
Então, o seu texto ficou muito bom, mas tenho algumas observações:
-Introdução muito boa, estrutura ok
– No D1 vc usou 2 repertórios, mas no final, a Constituição Federal ficou um pouco descontextualizada, visto que ficaria mais organizado se vc primeiro trouxesse uma argumentação e depois a Constituição( no mesmo período).
-D2 ficou ótimo!
– Sua conclusão não possui os 5 elementos, pois vc utilizou duas propostas e acabou se perdendo um pouco. Escolha fazer somente 1 proposta com agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.
– Mas de forma geral achei o seu texto
excelente, só tome cuidado ao usar 2 repertórios.
Parabéns!
Notas:
C1=180
C2=200
C3=160
C4=200
C5=160
900!!!
Espero ter ajudado!!