A importância da literacia familiar em debate no Brasil

  • 1

               No livro “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, entende-se a importância da leitura e como o totalitarismo e a opressão anti-intelectual retiram todo senso crítico de um cidadão, transformando-o em um ser robotizado e pronto para gerar lucro ao Estado. De maneira análoga, apesar de não estar em um regime totalitário, o povo brasileiro não possui a cultura da literacia familiar, visto que, para uma grande parcela da população, o principal objetivo é tornar-se mão de obra. Relacionado a isto, está a falta de políticas públicas efetivas que busquem incentivar e democratizar o acesso à leitura, desenvolvendo melhor o senso crítico e diminuindo as disparidades sociais no Brasil.

               Em primeira análise, vale ressaltar que a leitura compõe a base para a formação cultural e social de um cidadão, haja visto que assim ele pode reconhecer o seu poder de mudança no meio social em que está inserido. Dessa forma, como é apresentado pelo filósofo contemporâneo Pierre Bourdieu em sua obra “Violência Simbólica”, aquele que possui maior repertório cultural e, consequentemente, intelectual está tendenciado a estar acima socialmente e a exercer uma violência simbólica sobre os demais. Dessarte, a precariedade no incentivo a leitura em ambiente familiar está diretamente ligada a hierarquização do conhecimento na sociedade e, para que maiores mudanças venham no futuro, medidas que auxiliem a literacia são obrigatórias.

               Outrossim, consoante o filósofo e professor Paulo Freire, “se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Logo, compreende-se que a educação, direito básico garantido na Constituição de 1988, tem papel fundamental para o progresso, sendo a leitura uma forma de auxiliar na efetivação desse direito. No entanto, não é possível identificar tal efetivação, mesmo que esta seja dever estatal, visto que a ausência de políticas públicas demonstra a não problematização do tema por parte do poder governamental. A partir desse pensamento, faz-se necessária a intervenção estatal e social para maior incentivo à literacia familiar.

               Portanto, mudanças são necessárias para maior valorização da leitura na construção social. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação e ao da Cidadania garantir o acesso literário desde a infância por meio de um programa social que vise a distribuição gratuita de livros literários de acordo com a faixa etária do leitor via Correios – visto que a acessibilidade à Literatura ainda não é igualitária – para que todos possam desenvolver a sua bagagem cultural e a sua visão de mundo. Analogamente, é dever das escolas e dos pais estimular uma rotina literária nas crianças por intermédio de projetos escolares, nos quais os alunos devem ler um livro semanalmente e, com o auxílio dos pais, criar resumos que possam ser articulados em rodas de conversas e discussões com a finalidade de desenvolver a leitura e o senso crítico desde o período escolar.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oiii, primeiro quero afirmar que adorei sua redação, ela está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou pontuar algumas coisinhas que acredito que aumentaria se desempenho. Honestamente, eu li teu texto 3 vezes e não encontrei muitas coisas e, por isso, não falarei de maneira detalhada cada competência, só as seguintes observações:
    *Haja vista é invariável e você colocou “haja visto”.
    *Acredito que faltou uma virgula antes e depois do nexo conclusivo “assim”.
    *Achei que o “objetivo de é tornar-se mão de obra” ficou muito forte e em nenhum momento você explicou isso em seu desenvolvimento, acredito que ficaria melhor sem.
    *Na minha primeira leitura, imaginei que o primeiro desenvolvimento tu iria falar sobre como a leitura desenvolve o senso crítico e, no segundo, porque a leitura diminui as desigualdades, pois isso se apresenta como tua tese na introdução, o que não ocorreu. Pelo que eu entendi, no 1, você falou sobre hierarquização dos conhecimentos e, no 2, a falha do Estado em não assegurar que direitos constitucionais fossem cumpridos. Nesse sentido, você poderia ter um desconto na competência 3 por causa do planejamento de texto.
    * A frase do Paulo Freire ficou boa, legitimada, pertinente e produtiva. No entanto, eu penso que esse parágrafo ficaria mais “forte” se você usasse, como repertório do parágrafo, somente a Constituição de uma maneira mais exemplificada, para conseguir argumentar melhor.

    Como a maioria das observações que eu dei é algo mais subjetivo, não teria muito o que tirar de nota. Então, eu lhe daria as seguintes notas 200,200,160,200,200.
    Tome cuidado com a competência 3
    Continue assim e muito sucesso !!!

    • 2
  2. Sinceramente gostei muito da sua redação, só vi alguns erros em relação a gramática.
    Tem um bom repertório sociocultural, apresentou bem a tese, fez um tópico frasal em cada parágrafo, fora que também fez um desfecho crítico no final de cada um.
    Sua conclusão também está boa.
    Não sou corretor de redações, apenas estudei um pouco e notei que sua redação contém aspectos de uma boa redação.

    • 1
  3. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.

    • 1
  4. Olá! Tudo bom?

    Para começar, o início de sua redação está ótimo, com uma excelente apresentação e introdução ao tema, enriquecido com a citação e sua breve explicação sobre ela e a relação entre o livro e o Brasil. Vi alguns errinhos de gramática que podem ser corrigidos quando se faz uma segunda ou terceira revisão do texto antes de publicar e passar a limpo, então sempre lembre de ver se nada falta ou algo não faz muito sentido. Fora isso, a coerência e coesão do texto não foram prejudicadas.

    Todas as suas referências foram muito bem colocadas e ligadas no tema e na redação, parabéns! Sua proposta de intervenção está linda, com os elementos bem visíveis e explicados. Continue assim que você conseguirá ir longe!

    Nota: 960. Sucesso nos estudos!

    • 1
  5. ola, irei corrigir, lembrand9 que não sou profissional mas espero ajudá-lo

    sua redação esta muito boa, bons repertórios e argumentos, vc desenvolveu bem o texto e esta bem organizado suas ideias e tc, parabens

    não notei desvios na gramatica e usou bons conectivos

    só tome cuidado com a extensão do texto, pode não caber nas linhas da redação escrita

    nota: 800-1000

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.