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A importância da leitura para o desenvolvimento do Brasil

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Na Idade Média, conhecida como Período das Trevas, Martinho Lutero escreveu 95 teses contra as normas regidas pelo clero e traduziu a Bíblia para um novo idioma, o alemão. O resultado disso foi a Reforma Protestante, que mostra que a leitura pode sim, transformar e desenvolver uma nação.
Acontece que a tecnologia têm tomado conta da boa leitura. O que antes era sinônimo de aprendizado e desenvolvimento, hoje têm se transformado para as pessoas em algo chato e perca de tempo.
A única leitura incentivada, é a das incontáveis chuvas de informações, muitas delas banais e que não agregam em nada, que as pessoas recebem em horas de conexão com às mídias.
Para que haja desenvolvimento através da leitura no Brasil, cabe ao Ministério de Educação implementar aulas de literatura as grades curriculares das escolas, com o foco de leitura de livros e projetos com base nos mesmos, envio de livros às escolas, biblioteca pública para o acesso de toda a população, e também, cabe às pessoas filtrar o número de informações absorvidas nas mídias, optando no tempo livre por uma boa leitura.

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3 Correções

  1. Olá!
    vou fazer um breve resumo…No máximo você iraria 720 pontos, pois, a competência 1 você está fraco…fora isso, na minha opinião, você mandou bem!
    bom, continue treinando, nunca desista!
    competência 1; 120/80
    competência 2; 120/160
    competência 3; 200
    competência 4; 120
    competência 5; 180

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  2. Boa tarde :)
    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota-180)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota-120)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-80)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-80)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-40)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Pontuação geral: 500

    Observações:
    Primeiramente: A sua tese está no canto “errado”, não há uma regra no gênero dissertativo argumentativo de que a tese deva vir no primeiro parágrafo juntamente com a introdução, entretanto é um sistema onde esta forma é entendida como certa e enraizada, ou seja, algum corretor pode considerar isso como um erro tirar pontos na competência 2, se seu objetivo é o Enem lembre-se: cada corretor tem em média 3 minutos por redação e no mínimo 100 redações diárias, ele não irá quebrar a cabeça dele com isso e irá apenas tirar os pontos, então atenção quanto a isso.
    Segundamente: Um texto curto não quer dizer necessariamente um texto pobre contudo, é notável uma falta de desenvolvimento visto que o único problema citado é que a única leitura incentivada é das “incontáveis chuvas de informação” e a intervenção para essa problemática é unicamente “cabe às pessoas filtrar o número de informações absorvidas nas mídias, optando no tempo livre por uma boa leitura.”
    Algo MUITO bom que você trouxe foi 2 formas de intervenção, pois isso te garante a chance de ser avaliada duas vezes, caso uma proposta não apresente os 4 elementos + detalhes a outra pode apresentar
    Toda via, a proposta de intervenção que merecia 200 na competência 5 é referente ao desenvolvimento da leitura no Brasil, e este problema é apresentado unicamente no parágrafo da tese em “hoje têm se transformado para as pessoas em algo chato e perca de tempo.”
    E isso tudo devido à uma confusão na sua finalidade, veja bem: Se você tivesse optado por “Para que haja o incentivo da leitura de conteúdos que agreguem informação ao indivíduo, cabe ao (….)” a sua proposta de intervenção seria perfeita.
    atente-se aos detalhes, a sua proposta de intervenção deve resolver os problemas que foram desenvolvidos.
    Esses detalhes geraram uma média baixa contudo é apenas uma questão de organização de informações, espero de alguma forma ter te ajudado. :D

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  3. Olá. Tudo bem?

    Antes de corrigir sua redação, tenho algumas dicas para você.

    A redação do Enem tem uma certa estrutura, mas para que ela fique bem elaborada, é necessário o uso de alguns elementos:

    INTRODUÇÃO
    – introduzir o problema: muitas pessoas usam repertório histórico, filosófico ou até cultural.
    – relacionar a realidade brasileira.
    – apresentar sua tese (ponto de vista).

    DESENVOLVIMENTO
    – detalhar sua tese, apresentando os problemas citados anteriormente. Ademais, utilizar de outros repertórios que possam enfatizar o empecilho.

    CONCLUSÃO
    Foi onde você conseguiu ter um bom desempenho. Para sua proposta de intervenção, sugiro utilizar essa estrutura:
    -agente
    – ação
    – finalidade
    – meio/modo
    – detalhamento.

    Além disso, muitas pessoas utilizam uma “frase final” que, na maioria das vezes, está relacionada ao fato citado no início do texto.

    Para melhorar sua produção textual, indico:
    1. ler redações nota 1000 das edições anteriores do ENEM e analisá-las.
    2. assistir vídeo-aulas de professores especializados em redação (para lhe instruir melhor).

    SOBRE SEU TEXTO: ele não possui uma estrutura adequada, ausentando elementos essenciais.

    No 1º parágrafo, apesar de possuir um repertório, você não o relaciona com a problemática, fazendo com que seu texto perca a coerência.

    2º e 3º parágrafos extremamente sucintos, não trabalham detalhadamente a problemática.

    Já no 4º parágrafo, apesar de tê-lo desenvolvido de uma maneira correta, ainda falta elementos. Ademais, você cita muitas propostas como solução para a problemática sem detalhar, evite.

    Em suma,
    C1= 160
    C2= 120
    C3= 100
    C4= 80 (ausência de conectivos)
    C5= 120

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