A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País, prevê em seu artigo 6º o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem acontecido com ênfase na prática, quando observa-se a importância da leitura para a formação humana e cidadã, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, é evidente que fatores como a falta de salas de leituras nas escolas e ao descaso do Estado que agravam essa situação.
Em primeiro plano, é fundamental compreender que a falta de salas de leituras nas escolas contribui para a consolidação da problemática abordada. De acordo com dados do INEP realizados em 2019, 55% das escolas brasileiras não tem bibliotecas ou salas de leituras. Percebe-se, então, que essa falta de salas nos colégios atua de forma negativa, porque impossibilita que os alunos tenham o estímulo e o prazer da leitura em sua formação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Ademais, nota-se que o descaso do Estado é um fator fundamental para a persistência desse panorama. Nesse sentido, Oscar Wilder, célebre escritor irlandês, defendeu, em suas obras, a ideia de que o primeiro passo é o mais importante na evolução da nação. Entretanto, no atual cenário, em relação a importância da leitura na formação humana, contraria a ideia de Wilde, uma vez que o Estado não promove nenhuma ação que vise solucionar os impasses trazidos por esse problema, como a falta de formação de pessoas críticas na sociedade e o aumento do alfabetismo entre os jovens. Desse modo, faz-se mister a necessidade da intervenção do Estado para solução dessa questão.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Sob esse viés, o Ministério da Educação, por meio de verbas públicas, deve promover a criação de salas de leituras e melhorias na infraestrutura das escolas, essa ação teria o intuito de estimular a leitura e tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os alunos. Paralelamente, cabe à mídia por intermédio de campanhas, informar aos pais a importância da leitura. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Carta Magna.
Júlia Martins da Silva
Sua redação está muito boa!
– Mas é importante não exagerar no tamanho das frases..
– Acrescente detalhamento a sua conclusão, para tirar uma nota melhor.
– Cuidado com a quantidade de linhas no texto!
– O seu repertório está muito bom, isso enriqueceu bastante o seu texto, parabéns!
Mas no geral vc mandou muito bem, continue evoluindo!
MylennaAlmeida
Sua redação está boa, mas há alguma partes meio confusas.
Sua conclusão foi bastante boa, mas faltou o detalhamento.
Suas citações ajudarão muito a subir a nota.
E sua quantidade linhas está um pouco exagerada, deixando sua redação desorganizada
Mas você escreve bem
Continue assim que você é capaz!