Regente

A importância da leitura.

  • 2

De acordo com Paulo Freire: “O ato de ler não se esgota na decodificação da palavra escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo”. Desse modo, observa-se o poder da leitura no desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos. Entretanto, os desafios referentes a leitura no país, esbarram tanto na falta de incentivo, como também, na ausência de recursos nas instituições públicas.

Em primeiro lugar, é necessário analisar as causas que emergem tal contexto. Segundo Max Weber: “O conhecimento é a base primordial da evolução social”  Todavia, nota-se que a ação produtiva encontra-se distante do país, uma vez que a falta de incentivo dos órgãos públicos a leitura atinge a sociedade, a formação de problemas sociais atuam em fluxos contínuos. Nessa perspectiva, salienta-se que a formação de estereótipos emergentes essa potencialidade, impedem a evolução intelectual e social da população.

Ademais, evidencia a ausência de recursos às instituições públicas como regente do problema. De acordo com Benjamin Franklin: “Investir em conhecimento gera sempre os melhores lucros”. De maneira análoga, observa-se que o Brasil encontra-se oposto à tal ato, isso ocorre devido a não atuação do Estado em prol da leitura na sociedade, formando como consequência, a impossibilidade de um bom desenvolvimento argumentativo que por sua vez, inibem a inovação de pensamentos críticos. Logo, é necessário reverter tais cenários.

Em síntese, é dever do MEC juntamente com o Governo Federal, desenvolverem projetos que através de campanhas públicas, ampliem o incentivo à leitura na sociedade, garantindo por sua vez, a formação de pensamentos que auxiliem na evolução coletiva.  Na sequência, urge que o Governo Federal crie programas que mediante concursos literários públicos, visem expandir os conhecimentos intelectuais, promovendo à prática de leitura na população e sua importância na evolução social. Como efeito, a sociedade evoluirá.

 

⚡ Se possível corrigir mediante as competências do Enem.

✏️ Desde já agradeço.

Compartilhar

12 Correções

  1. acho que a palavra “obstante” não se aplica ali na primeira linha
    gostei das referências que você usou, são bem “sérias”
    você devia tomar mais cuidado na estética do texto (os corretores do ENEM também atribuem pontos para isso), os parágrafos de desenvolvimento estão pequenos e a conclusão esta grande demais.

    • 1
  2. Está de parabéns, sua redação está impecável
    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    • 1
  3. Cheguei agorinha nessa plataforma. Tô tentando melhorar, pois fui um completo desastre na redação do Enem, quero aprender como fazer de forma correta, e não perder mais tempo em apps por aí que sempre são enganação. E claro, entrar na faculdade !

    Quero aprender ! Espero que essa plataforma não decepcione como outras que já tentei

    Quero chegar nesse nível !

    • 1
  4. Competência 1: 250
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Sinceramente eu amei a sua redação. Não fugiu do tema, fez referências, demonstrou conhecimento da norma culta, não feriu os direitos humanos, propôs uma resolução mostrando quem o resolveria, e etc.

    • 1
  5. Competência 1: 250
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Sinceramente eu amei a sua redação. Não fugiu do tema, fez referências, demonstrou conhecimento da norma culta, não feriu os direitos humanos, propôs uma resolução mostrando quem o resolveria, e etc.

    • 1
  6. Nota-se que tem conhecimento e referências que colaboraram para a construção de um bom texto. Porém, você começou a redação usando Paulo Freire sem citar sua área de atuação (Educador) o que é necessário. Além disso, seu desenvolvimento 1 está com período muito longo, diferente do 2 que está com vários períodos extremamente curtos. Baseado no meu achismo e em alguns aninhos de redação, tu perderia pontos na competência 4

    • 1
  7. Oie, tudo bem?

    Sua abordagem sobre o assunto foi muito interessante.

    Ótima introdução.

    Seguindo de um desenvolvimento bem sucedido, e uma conclusão coerente.
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    Só alguns detalhes para aperfeiçoar e tá ótimo, to enrolando pq tem q escrever muito hahaha
    Beijos!

    • 1
  8. Olha eu gostei bastante da sua redação, sua escrita é ótima e nota-se que voce possui bastante conhecimento de outras áreas do conhecimento. A proposta de intervenção ficou ótima mas poderia melhorar mais se colocasse palavras chaves que sinalize cada ação, exemplo: O governo DEVE…. por meio de ……
    tirando também os gerúndio

    • 1
  9. Vou tentar…
    Competência 1: 190
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Sinceramente eu amei a sua redação. Não fugiu do tema, fez referências, demonstrou conhecimento da norma culta, não feriu os direitos humanos, propôs uma resolução mostrando quem o resolveria, e etc.
    (Lembra que a minha opinião é de uma pessoa leiga)

    • 1
  10. Eu amei o seu texto e os repertórios que vc usou ficaram muito bem colocados, com uso pertinente e produtivo.
    Mostrando sempre domínio da norma padrão ( o que é muito importante)
    Citou os 5 agentes corretos da competência 5 também!
    Adorei a forma que vc trouxe clareza para o sei texto e foi direta no seu argumento

    • 0
  11. Eu gostei muito da sua redação, você não tangencia em nenhum momento, e é certeira apresentando fatos e exemplificando. Muito bom desenvolvimento dos argumentos. Confere com todas as competências reiteraras pelo ENEM.
    Na proposta de intervenção, para ser precisa, na parte do detalhamento, você poderia ter se alongado só mais um pouco.

    • 0
  12. Oi, boa noite!
    Vi que citou sua tese na última linha da introdução, desenvolveu os argumentos com referências externas nos 2 parágrafos seguintes, excelente. No segundo parágrafo, na parte “Ademais, evidencia a ausência de recursos às instituições públicas como regente do problema” é importante salientar quais instituições públicas está se referindo. Em qual âmbito é preciso investir para garantir a tratativa da questão? Nessa mesma linha de raciocínio, na sua conclusão, apesar da intervenção envolver o MEC, é importante também salientar como esses órgãos chegarão até o público alvo com seus projetos e campanhas. Através das escolas? Das universidades? Campanhas em espaços públicos? Como seriam divulgados esses concursos literários? Faltou detalhamento da proposta de intervenção. No mais, o texto está bem escrito, seguindo a norma culta e frisando as competências do ENEM. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.