Observa-se que não tem sido dada a devida importância à inclusão dos autistas na sociedade brasileira. Isso ocorre devido a negligência governamental e o silenciamento midiático; fatos que culminam em preocupantes adversidades. Desse modo, é imprescindível refletir e intervir em tais problemáticas em prol da plena harmonia social.
Efetivamente, vale destacar que a Constituição Federal de 1988 foi elaborada com o intuito de bem-estar para todos, sem estigmas ou quaisquer formas de discriminações. Entretanto, o poder público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, visto que os autistas enfrentam grandes dificuldades em conquistar seus espaços sem que haja preconceitos. Faz-se mister, ainda, salientar que essa minoria fica à margem da sociedade por dificuldades de atenção, comunicação e interação social. Dito isso, percebe-se que essa inaceitável questão de vulnerabilidade configura-se não só como um desrespeito colossal, mas também uma trivialização de direitos básicos.
Outrossim, segundo o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser de instrumento democrático não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse viés, é evidente que a mídia, em vez de promover debates sobre a importância da inclusão dos autistas na sociedade brasileira, infelizmente, atua no silenciamento do assunto, ao não apresentar programas que instiguem o conhecimento da sociedade acerca do assunto, o que não só dificulta o problema em questão, como também contribui para que ele continue atuando fortemente no canário atual. Isso confirma o elucidado por Bourdieu, em que a mídia, de instrumento democrático, passa a ser de opressão.
Portanto, mesmo sendo imprescindível, a inclusão dos autistas na sociedade brasileira não tem atingido resultados. Logo, urge que o Ministério da Educação, em parceria com plataformas de “streaming” – principais formadoras de opinião – efetive a melhoria na educação de base, que vise a inclusão de alunos autistas e a criação de entretenimentos mais educativos, que elucidem a população sobre essa minoria. Isso seria efetivado por meio do treinamento de professores e programas televisivos, eliminando assim, gradativamente, a negligência governamental e o silenciamento midiático.
thaira
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 200
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 160
Observação.:
“devido a” é uma expressão prolixa. É preferível dizer devido a, por, pela, pelo, pelas ou pelos.
“Mister” Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados.
luiz_laina04
Olá irei utilizar o sistema de competências do Enem para corrigir sua redação.
Sendo dividida em níveis de 1 a 5 valendo de 0 a 200 pontos, somando 40 em cada nível.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
C1 – 200
Competência 2 – Compreensão da proposta e aplicação do conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro da estrutura de prosa do texto dissertativo-argumentativo
C2 – 160
Competência 3 – Seleção, relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
C3- 160
Competência 4 – Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção dos argumentos (Uso de conectivos)
C4- 200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos ( Conclusão )
C5 – 160
OBSERVAÇÕES:
– Seu texto está impecável, mínimos erros de escrita
– Tente utilizar mais a introdução, para dar uma base mais sólida para sua argumentação
– Achei seu ponto de vista, correto porém parece focar em ambos parágrafos de desenvolvimento em um mesmo ponto sem explicitar direito a problemática em si.
– Bom uso de conectivos
– Sua conclusão faltam elementos para ganhar a nota máxima