A importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

  • 1

No romance “Como Eu Era Antes de Você” o protagonista masculino, Will, isola-se do mundo ao sofrer um acidente que o deixa tetraplégico. Porquanto, tal comportamento advém da errônea associação da invalidez à pessoas que possuem deficiências físicas, e que permanece no imaginário popular graças ao preconceito e, além disso, a falta de representatividade e exercício da cidadania dessas pessoas em ambientes cotidianos. Desse modo, nota-se a urgente necessidade de alterar esse cenário.

Posto que exista a lei das cotas, preceito em vigor desde 1999, e que assegura a inserção de indivíduos portadores de deficiência no mercado de trabalho, apenas uma remota parcela encontra-se ocupando esses cargos. Para Aristóteles, filósofo grego, a felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade. Com efeito, nota-se a existência de um ciclo vicioso que implica diretamente na qualidade de vida desses cidadãos, pois  a falta de contato com ambientes exteriores, como o de trabalho, pode levar ao desenvolvimento de doenças mentais como a depressão, mas a alocação a vínculos empregatícios também não se torna efetiva.

Dito isso, outro desafio associado ao combate à essa problemática está diretamente ligado a dificuldade de acesso aos locais  , proporcionado graças a falta de estrutura do país. Ressalta-se ainda que, pela legislação, as calçadas, grandes percussoras da dificuldade de locomoção infligida a essas pessoas, são de inteira responsabilidade dos moradores. Entretanto, a maior parte não tem ciência da necessidade de adequar os passeios visando a inclusão e democratização do acesso ao direito pessoal de locomoção.

Portanto, é dever do Estado, em conjunto com prefeituras e parcerias com ONGs como a APAE, implementar palestras a nível municipal para a conscientização sobre a estrutura da cidade. Além disso, iniciativas privadas e públicas devem anunciar a necessidade do preenchimento de vagas destinadas a PcD, com o objetivo de incluir uma maior parcela destes nas empresas. Tais medidas irão colaborar para a diminuição do estigma da invalidez, elevar a saúde, melhorar aspectos sociais e bem-estar individual dessas parte da sociedade, garantindo plena dignidade de vida.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1º parágrafo: “ à pessoas”, o à não está concordando, deve colocá-lo no plural: às

    3º: “… diretamente ligado a dificuldade…”, este ‘a’ possui crase.

    4º: a intervenção deve responder às seguintes perguntas: QUEM, O QUE, COMO e PORQUÊ. Você apresentou duas propostas de intervenção incompletas. Na primeira, faltou detalhamento e uma explicação de como deve proceder, o mesmo vale para a segunda

    Procure treinar o uso da crase e o desenvolvimento da intervenção (4º parágrafo).
    Você escreve muito bem, basta trabalhar um pouco mais no 4º parágrafo e na acentuação.

    • 0
  2. C1; 160 ( BOA ESTRUTURA SINTÁTICA)
    C2; 200 (Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo)
    C3;200 (Projeto de texto estratégico e Desenvolvimento da informações, fatos e opiniões em todo o texto)
    C4 160( Presença constante de elementos coesivos inter* e intraparágrafos E/OU poucas repetições E/OU poucas inadequações.)
    C5 200( 5 elementos válidos)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.