Iniciante

A importância da família no desenvolvimento educacional

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De acordo com o filósofo grego Pitágoras, é preciso educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Nesse contexto, evidencia-se a importância da educação sobre a vida dos indivíduos, principalmente, aqueles em processo de desenvolvimento na sociedade. Contudo, a realidade contemporânea não se mostra favorável nesse âmbito, visto que, o papel de instruir, por vezes, permanece à mercê dos educadores, devido à intensificação do prestígio profissional e a precária ausência dos pais.

Primordialmente, vale ressaltar que uma boa parcela dos pais negligência a educação de seus filhos. Isso se deve, sobretudo, a correria do dia a dia derivado do sistema econômico predominante no globo. Por analogia, percebe-se uma semelhança com a teoria da Alienação de Karl Marx, já que a população se encontra alheia da sua função produtiva, enquanto os descendentes são deixados de lado. Dessa forma, é fato que os responsáveis perduram mais horas no trabalho do quê em companhia com a sua família, gerando relações superficiais.

Por conseguinte, cabe pontuar que a falta de progenitores no cotidiano das crianças contribui para não modificação desse panorama. Nessa perspectiva, de acordo com o filósofo René Descartes, não existem métodos fácies para resolver problemas difíceis. Sob essa ótica, o comportamento dos pais influencia diretamente nos seus filhos, geralmente, tornando-se um fator determinante no futuro. Logo, os descuidos de tais são preocupantes e acabam por induzir.

Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário. A princípio, a família deve estar junto constantemente, transmitindo valores e ensinamentos, por meio do diálogo diário, a fim de formar melhores cidadãos. Ademais, a escola necessita participar de maneira secundária na formação do caráter dos jovens, por intermédio de aulas de ética, moral e diversas áreas do conhecimento. Somente assim, será possível criar pessoas conforme dito por Pitágoras.

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4 Correções

  1. Oi, Yasmin! Muito feliz com seu pedido de correção! Qualquer equívoco, entre em contato comigo e me corrija, por favor. =)

    INTRO
    -se você colocou uma crase em: “…à intensificação do prestígio profissional”, coloque aqui também “e à precária ausência dos pais.” funciona ambos sem crase
    -tese bem estruturada
    -2 problemáticas facilmente identificadas

    D1 (à intensificação do prestígio profissional_
    -erro de acentuação: “negligência” –> “negligencia”
    -ausência de crase e virgula: “à correria do dia a dia, derivado…”
    -cuidado com pleonasmos: “Por analogia, percebe-se uma semelhança”, analogia é sinônimo de semelhança, você ja poderia ir direto ao assunto: “Por analogia, tem-se a teoria…”
    -erro de acentuação: “do quê” ( quê: substantivo, interjeição e interrogação)
    -o parágrafo obedece à estrutura padrão do enem (introdução da ideia + citação de autoridade + opinião)
    -gostei muito de como vc trabalhou seus argumentos em cima do repertório

    D2 (a precária ausência dos pais)
    -ausência de vírgula: “…no cotidiano das crianças, contribui para…”
    -ausência de artigo definido: “para a não modificação desse panorama.”
    -como você coloque a frase de Descartes >exatamente< como ela é, deve vir entre aspas. Caso fosse uma reformulação, não precisaria
    -"acabam por induzir." induzir quem ou o que? acabou ficando vago. Conclua (exemplo): "acabam por induzir ações/comportamentos de seus descendentes.". Ficou com um gostinho de quero mais rsrsr..

    CONCLUSÃO
    -so uma ênfase: "Diante do exposto, é essencial buscar soluções práticas para reverter esse cenário." muito boa a escolha de palavras! A maioria dos corretores do enem não gostam de frases prontas: "portanto, medidas precisam ser tomadas"
    -ação: deve estar junto constantemente | participar de maneira secundária na formação do caráter dos jovens
    -meio/modo: por meio do diálogo diário | por intermédio de aulas de ética, moral e diversas áreas do conhecimento
    -agente: família | escola
    -finalidade: a fim de formar melhores cidadãos | ?
    -detalhamento: transmitindo valores e ensinamentos | ?
    -boa retomada à introdução

    |FEEDBACK|
    Yasmin, é notório seu conhecimento em redação. Você estruturou muito bem seus parágrafos, além de que sua argumentação e repertório foram muito bem usados e pertinentes! Gostei bastante do seu texto, de verdade. Seus erros foram bobos, com mais atenção vc consegue contorna-los! Parabéns, gostei demais! Só busque melhorar um pouco mais a sua conclusão, atendeu aos 5 critérios, porém, não foi muito "forte". Amei seu texto!! Fiz uma redação recente, se puder dar uma olhada, ficarei grata!

    C1: 160 (cuidado com vírgulas e crases)
    C2: 200 (muito bem argumentado e otimo uso de repertorio)
    C3: 180 (atente-se ao pleonasmo, e complete seus fechamentos)
    C4: 200 (otima escolha de palavras e conectivos)
    C5: 180 (respondeu aos 5 critérios)
    NOTA: 920

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. Oii Yasmin, quero dizer que a sua redação está muito boa. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Acredito que a sua redação tenha poucos erros a serem pontuados, vou analisar segundo as competências avaliadas no enem,
    Competência 1: acho que você quase atingiu a nota máxima aqui, porque, para conseguir 200 pontos, é tolerável até 2 desvios e 1 erro sintático. Todavia, acredito que você teve 3 desvios, o que já colocaria você pontuada com o nível 4 nessa competência, ou seja, 160 pontos : “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções
    da escrita”
    Desvios:- Paralelismo sintático nessa frase ” devido à intensificação do prestígio profissional e a precária ausência dos pais” deveria vir o sinal de crase na “à precária ausência…”.
    – Concordância – “a correria do dia a dia derivado(DERIVADA) do sistema econômico…” para concordar com “a correria do dia a dia”.
    -Acentuação: a palavra “negligencia” não é acentuada, pois o “CI” é a sílaba mais forte.
    -Observação: a oração “Sob essa ótica, o comportamento dos pais influencia diretamente nos seus filhos,” o “nos” ali está estranho(eu posso estar viajando aqui, mas me pareceu estranho).
    Competência 2: aqui analisa se você não fugiu do tema, respeitou o tipo textual dissertativo-argumentativo e se teu repertório sociocultural usa áreas diferentes do conhecimento, é relacionado ao tema e é legitimado. Tudo isso você fez de maneira excelente. Acredito que estaria no nível 5 “Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um
    repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto
    dissertativo-argumentativo.”, isto é, 200 pontos.
    Competência 3: ela analisa se você teve um projeto de texto, progressão textual e argumentou de maneira eficiente. Você também apresenta um excelente desempenho nessa competência e acho que ficaria também no nível 5 “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
    de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
    ponto de vista.”, 200 pontos.
    Competência 4 analisa se você utilizou bem os mecanismos coesivos, como pronomes, nexos conectivos, sinônimos e outros, você atingiu a nota máxima aqui também, porque a leitura é muito fluida e facilitada por conta dos mecanismos que tu utilizou, nível 5 também .
    Competência 5: todos os elementos foram, aparentemente, abordados ( quem?oquê? por meio de, com o intuito de e um detalhamento), porém seu detalhamento ficou um pouco fraco e o corretor pode acabar não notando, é melhor detalhar mais, para não correr riscos. Aqui, acredito que um corretor poderia dar 160 e outro 200, vamos supor que um achou completo e outro não, ficaria, então, 180.

    Observação: você não completou uma frase ” e acabam por induzir”, induzir o quê?, parece estar incompleta, não sei exatamente onde seria descontado isso.

    Por fim, acredito que sua nota poderia ser assim: 160,200,200200,180.
    No geral, você foi muito bem, parabéns e continue assim!!
    Sucesso!! Qualquer coisa só chamar!

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  3. Olá!

    Gostei muito do seu texto.
    Não encontrei nenhum grande erro de gramática e segue a estrutura perfeitamente.
    A escrita e alusões são muito boas. A forma como você defendeu seu ponto em cima delas ficou excelente.
    Bom uso dos conectivos.

    Acredito que você está no caminho certo.
    Sou leiga, mas espero ter ajudado de alguma forma :)

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  4. Apresenta um ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, uma vez que a estrutura sintática é boa e o texto apresenta apenas alguns erros de grafia.
    Em relação aos princípios da estruturação dissertativo-argumentativo, percebe-se que vc apresenta uma tese, desenvolvimento de justificativa que comprovam a sua tese e uma conclusão que encerra se argumento.
    Podemos perceber, ao longo da redação, a presença de um diversificado recursos coesivos e o mais importante, respeita os direitos humanos.

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