Iniciante

A importância da empatia

  • 1

  O caso da empatia é importante para o homem moderno, pois ela é um indispensável valor ético que sustenta a sociedade. É necessário o cultivo e a manutenção da empatia em cada ser humano, pois, assim, ter-se-á uma convivência social mais harmônica.

     Há, como princípio, a organização do homem Neandertal em sociedade no intento de sobreviver, e, para uma melhor convivência, fez-se necessário a prática da empatia e compaixão um pelo outro tornando ela, assim, uma das bases sociais sendo sine qua non até hoje ao ser humano do século XXI, que é um ser social.

Vale destacar também que a compaixão, o amor e a empatia são valores construídos dia após dia dentro de cada um, não devendo faltar de forma alguma e em nenhum momento, mantendo-se o respeito e a consideração pela dor e situação do outro.

Diante disto, vê-se que é necessário o compadecimento, respeito e o cultivo da empatia de cada um  ao seu próximo mantendo o bom convívio social, implementando todos os dias os costumes éticos e morais, como a empatia, que regem a sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. BOA NOITE , concurseiro01 !!!

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO.

    MAIS DE INICIO GOSTEI DA SUA REDAÇÃO.

    Competências:
    Nota 1 – 160 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 80 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 140 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 100 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

    SÓ ACONSELHARIA A aumentar O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS.

    Ao ler o seu texto, percebi que o mesmo não está dentro da estrutura de uma dissertação.
    Se você tivesse contextualizado um pouco mais sem duvida tiraria nota máxima na competência 03.
    Sua proposta de intervenção está um pouco vaga. Não consegui identificar a presença de todos os agentes, deixando assim a sua conclusão vaga e sem muito detalhamento.

    OBS: SEMPRE QUANDO FOR FAZER A CONCLUSÃO DE SUA OU QUALQUER REDAÇÃO SEMPRE DETALHE O MÁXIMO QUE PUDER, DESSA MANEIRA PODERÁS TIRAR NOTA 200 NA COMPETÊNCIA 05.
    No mais, gostei de sua redação, sucesso na próxima…. PARABÉNS.

    ESPERO TER AJUDADO :-)

    • 1
  2. Olá, concurseiro01! Quero te deixar aq algumas dicas no que pode melhorar.
    Ao ler seu texto, compreendo logo q n é um modelo Enem, mas pressuponho q seja dissertação argumentativa.
    Nesse caso, atente p/ uma melhor contextualização do tema, e deixe p/ dar seus argumentos somente a partir da tese.
    Preste atenção tbm no número de períodos em seu parágrafo. P/ uma melhor leitura da banca(e menos desgastante), produza no mínimo 2 ou 3 períodos em cada parágrafo.
    Tem uma palavra sem coerência ou em outra língua no seguinte trecho do 2 parágrafo: “sine qua non”. Se for em outra língua, n cometa esse erro(a não ser q seja um termo estrangeiro popular, e mesmo assim deve ser acrescentado de aspas(” “).
    Contudo, gostei MT do seu texto! Apresenta bons argumentos a favor e tem um bom senso nas palavras.
    N sei se vai prestar vestibular diferente do Enem, mas se for, procure treinar bastante o estilo da redação do respectivo vestibular q irá fazer, e tenha um bom progresso! ;)

    • 1
  3. Muito legal seu texto, porém acredito que está pouco fluído, por exemplo no trecho ” humano, pois, assim, ter-se-á ” fica dificultada a leitura. Acredito também que seria interessante na conclusão uma proposta de solução mais tangível, algo que pudesse ser colocado em prática e gerasse resultados.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.