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A Importância da educação sexual no Brasil

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O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira adaptou, em 1889, o lema “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social que há obstáculos na inserção de uma educação sexual, nota-se o contrário de uma noção em evolução. Nesse sentido, tal problemática é causada, devido à pouca abordagem do tema e à ineficácia institucional.

Diante desse cenário, é importante abordar o “tabu” acerca da temática como um fator agravante do problema. Infelizmente, assuntos que envolvem a sexualidade costumam ser alvos de preconceitos por parte da população adulta, na qual há a crença de que, ao abordar tais informações em ambientes que contém jovens, é promovido o incentivo às práticas sexuais precocemente. Porém, é um estigma equivocado por parte dos indivíduos, pois o principal objetivo da democratização aos conhecimentos sexuais é auxiliar crianças e adolescentes a lidarem com as mudanças corporais e hormonais que, desde a infância até a fase adulta, os corpos irão sofrer. Entretanto, a grande maioria dos brasileiros não possui o conhecimento necessário para entender os benefícios que, a partir do momento que conseguem lidar com os hormônios, são proporcionados à nova geração. Consequentemente, os jovens se encontram sem amparo social no que tange às mudanças no corpo humano.

Ademais, a inércia das escolas tem contribuído diretamente para a permanência deste empecilho em território nacional. Qual a melhor maneira de evitar a gravidez precoce ou a propagação de doenças sexualmente transmissíveis(DSTs)? Quais são as principais alterações decorrentes da puberdade? Lamentavelmente, as instituições de ensino estimulam, durante a formação do cidadão, o aluno a decorar cada elemento da tabela periódica, mas não é citado, de maneira aprofundada, que a utilização correta de preservativos é um dos principais fatores que auxiliam na prevenção de DSTs e na gravidez antecipada. Além disso, mudanças como a menstruação, no caso das meninas, e uma maior produção de hormônios como a testosterona, no caso dos meninos, não são pré-ensinadas no período escolar. Sendo assim, o jovem enfrenta as evoluções do corpo sozinho e, frequentemente, de maneira incorreta.

Desse modo, graças ao estigma estabelecido pelos cidadãos e à falha escolar, a educação sexual enfrenta desafios para a sua promoção no país e é preciso que haja intervenções. Portanto, faz-se necessário ao Poder Executivo, com auxílio do Ministério da Educação, a fim de proporcionar às crianças e adolescentes um maior conhecimento da biologia do corpo humano, por meio da inserção de matérias relacionadas à educação sexual básica nas grades curriculares das escolas nacionais, reverter a situação atual. Outrossim, cabe às instituições de ensino promover palestras sobre os riscos de lidar de maneira inadequada com as modificações biológicas. Medidas assim possuem o objetivo comum de estabelecer o progresso nacional.

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3 Correções

  1. 1- ´´Nesse sentido, tal problemática é causada, devido à pouca abordagem do tema e à ineficácia institucional.“ No primeiro paragráfo já é falado o problema mas logo no segundo paragráfo à muitas outras problemáticas,como por exemplo,é citado o fato dos adultos acharem ser um incentivo e você tambem fala sobre eles não terem conhecimento. É fundamental você focar em qual problema irá expor e resolver, para que não fique pontas soltas.

    2- ´´Além disso, mudanças como a menstruação, no caso das meninas, e uma maior produção de hormônios como a testosterona, no caso dos meninos, não são pré-ensinadas no período escolar. Sendo assim, o jovem enfrenta as evoluções do corpo sozinho e, frequentemente, de maneira incorreta.“ Cuidado com as vírgulas, colocadas em lugares errados podem gerar transtornos.

    3- “…graças ao estigma estabelecido pelos cidadãos e à falha escolar, a educação sexual enfrenta desafios para a sua promoção no país e é preciso que haja intervenções“ Não ha necessitade dessa frase, você já citou tudo isso nos parágrafos anteriores, foque agora na solução.

    4- O seu texto é bem completo e possui um bom repertório, mas é necessário organizar suas ideias no papel.

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  2. Competência 1
    1- Atenção ao uso da vírgula, ela não pode separar o sujeito do verbo. Ex: O governo, precisa..
    2- Atenção a concordância verbal.
    Preste atenção ao escrever o nome de alguém ou de algum órgão público/ ministério em letra minúscula (isso não deve acontecer).
    Competência 2
    1- Seu texto deve conter, no mínimo, 4 parágrafos.
    2- Dívida o seu texto em introdução (um parágrafo), desenvolvimento/ argumentação (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).
    3- Use um Repertório Sociocultural na introdução (série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento (série, músicas, filmes, citações).
    4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2 (não obrigatório, porém importante).
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos dois parágrafos de desenvolvimento, desde que seja feita uma correlação coerente e coesa entre os repertórios e o tema abordado.
    Competência 3
    1- Apresentar uma ou duas teses (causas) na introdução.
    Neste caso, deve-se argumentar sobre a tese 1 no primeiro parágrafo de desenvolvimento e sobre a tese 2 no segundo.
    ou:
    2- Apresente uma tese na introdução.
    3- Argumente sobre a tese abordada na introdução nos dois parágrafos de desenvolvimento, podendo apresentar argumentos contra e a favor ao seu posicionamento.
    4- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada uma.
    5- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 5 a 8 linhas.
    6- Atente-se para NÃO redigir seu texto em primeira pessoa.
    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, explicite os autores ou as fontes.
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro.
    Competência 5
    1- Fazer, NO MÁXIMO, duas propostas de intervenção (é aconselhado fazer apenas uma de maneira bem feita).
    2- Fazer as propostas de modo a combater as teses que você apresentou.
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa.
    4- Sua proposta de intervenção deve conter o agente (Ministérios, instituições de ensino, igrejas, etc)
    5- Sua proposta de intervenção deve conter a ação.
    6- Sua proposta de intervenção deve conter o modo como essa ação será realizada.
    7- Sua proposta de intervenção deve conter a finalidade com que será feita.
    8- Sua proposta de intervenção deve conter um detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo (portanto, dessa forma, sendo assim, etc)

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  3. Competência 1
    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
    Competência 2
    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos
    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
    Competência 5
    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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