De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, todo cidadão tem direito á educação cedida pelo Estado e pela família. Em vista disso, é inegável que a educação serve de base para o desenvolvimento de um país por adquirir mudanças sociais e garantir melhorias a toda a população e, por isso, ela possui elevada importância na Constituição. Nesse viés, é necessário analisar não só a forma como a educação define o homem, mas também como ela transforma a sociedade como um todo.
Em primeiro plano, é possível afirmar que as pessoas tomam atitudes a partir do que elas vivem, ou seja, se a educação é inserida nesse contexto ela, consequentemente, formará cidadãos éticos e responsáveis. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, ”o homem é nada mais do que lhe é ensinado”. Em suma, felizmente, um cidadão que é formado com conhecimento poderá tanto reparar os erros cometidos pela sociedade passada, e que refletem até hoje, por exemplo, a desigualdade, quanto procurar melhorias para as condições futuras, garantindo uma vida digna para todos em prol do bem comum.
Ademais, a educação muda o pensamento egoísta da sociedade e, de forma positiva, constrói uma população coletiva cada vez mais justa e democrática. Um exemplo disso, é o caso da professora Erin Growel que, através dos livros e estudos, uniu uma classe de alunos totalmente rivalizada e os ensinou a serem cordiais, inspirando no livro ”’Escritores da Liberdade”. Em síntese, fica claro que no momento em que as pessoas têm contato coma educação elas percebem que a realidade dos demais é diferente e entendem que os problemas que acercam uma pessoa se tornam um obstáculo para todos.
Com vista ao que foi mencionado, a educação precisa continuar modificando as relações sociais. Portanto, o Ministério da Educação deve construir mais escolas em lugares de pouco acesso e incentivar os mais velhos a retomar os estudos, por meio de verbas governamentais. Além disso, ele também proporcionará livros gratuitos para toda população, mas evidenciando os mais necessitados. Assim, será possível promover melhorias e mudanças na sociedade, colocando como ponto importante a educação considerada direito de todos pela Constituição de 1988.
juamarchi
Oii, então gostei bastante do seu texto, acho que ele ficou bem explicativo, você falou da importância da educação o que eu achei bem legal.Gostei da sua conclusão, você deu uma sugestão para a educação melhorar cada vez mais, porém eu achei que a tese e a conclusão não fazem sentido uma com a outra, e é claro, tem alguns erros gramaticais ai.
SheilaAlvesGonçalves
Olá Barbara, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Gostei bastante do seu texto.
No entanto sua tese não ficou bem explícita.
Seu desenvolvimento é construtivo e apresenta bons repertórios.
Sua conclusão apresentou todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5.
Você cometeu alguns erros gramaticais, tenta dá uma lida mais minuciosa e você não cometerá, provavelmente.
Na introdução você errou quando colocou “á”
Você organizou bem os períodos e soube colocar bem os conectivos.
Ouve muitas repetições de palavras, tente usar sinônimos.
E é isso. Espero ter ajudado.
Parabéns, sua redação é muito boa.
Continue escrevendo, você vai longe.
Marieli.sayuri
Oiii, tudo bem? Gostei bastante de como você colocou seus argumentos, a correção que tenho é no terceiro parágrafo, na oitava linha o COM esta junto do A. Na conclusão, quando você sugere a disponibilização de livros gratuitos, mas evidenciando os mais necessitados, acho que aqui poderia ter uma alteração, como por exemplo: além disso, também proporcionará livros gratuitos para quem precisar deste recurso, visando atender os mais necessitados. Espero ter ajudado!