A importância da educação financeira no Brasil no século 21

  • 0

Julius, personagem da série americana “Todo Mundo Odeia o Chris”, sempre controlou os gastos de sua família rigorosamente, mostrando as oportunidades e riscos que cada compra poderia gerar. Entretanto, muitos brasileiros não têm educação financeira, assim como Julius, no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à negligência familiar e à passividade governamental.

Sob esse viés, é lícito postular a negligência familiar como fator impulsionador para a ausência da educação financeira na vida de muitos indivíduos. Nesse sentido, Pitágoras, considerado por muitos como o “Pai da Matemática”, certa vez afirmou que a educação transmitida durante a infância, refletirá em uma vida adulta sem castigos, ou seja, sem resultados ruins. No entanto, muitas famílias brasileiras não educam suas crianças sobre o controle das finanças, gerando adultos que não sabem administrar seu dinheiro. Logo, pela falta de uma educação financeira advinda do próprio lar, inúmeros brasileiros sofrem com problemas econômicos, principalmente com as dívidas. 

Outrossim, é imperativo pontuar que a passividade dos governantes agrava a presença de educação financeira do Brasil. Nessa perspectiva, conforme o economista Arthur Lewis, investir em educação nunca foi despesa, pelo contrário, é investimento com retorno garantido. Contudo, muitos governantes têm a educação financeira como despesa e não como investimento, haja vista que eles não proporcionam, satisfatoriamente, o estudo financeiro para as pessoas de todas as idades. Com isso, por não receberem incentivos do próprio governo para administrar seus lares financeiramente bem, os brasileiros, na maioria das vezes, tomam decisões equivocadas quando o dinheiro está envolvido.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a presença da educação financeira no Brasil no Século 21. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Educação, órgão responsável por garantir o conhecimento a todos, juntamente ao Ministério da Economia, lance um projeto sobre educação financeira. Esse projeto unirá profissionais da área educacional e econômica, com o intuito de levar à população, de todas as idades, o ensino acerca da educação financeira. Assim, será realizada uma programação especial nos meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, de modo a ensinar ao povo a administração do dinheiro, para que eles não tenham problemas econômicos. Dessa forma, espera-se que os indivíduos brasileiros sejam assim como Julius, saibam sobre a educação financeira e se tornem conscientes sobre os gastos. 

Obs: Essa redação deu 27 linhas na folha oficial, caso não pareça kkk e se puderem corrijam dando nota por competência, me ajudará demais. Desde já, muito obrigada!

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Gostei da redação!
    Um texto claro e objetivo, direto ao ponto. A única consideração é colocar século em número romano.
    C1: 160 (POUCOS ERROS GRAMATICAIS)
    C2: 200
    C3: 160 (ARGUMENTAÇÃO BOA, ALGUNS ERROS DE COESÃO)
    C4: 200
    C5: 200

    NOTA FINAL: 920

    Infelizmente não sou uma profissional da área, mas espero ter ajudado. :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.