A importância da educação financeira no Brasil

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 “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.” Através desse trecho do poeta Carlos Drummond de Andrade, depreende-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento encontra obstáculos em sua caminhada. Ao averiguar-se, é evidente que a falta de uma educação financeira ainda se faz como um empecilho, uma vez que não é dada à devida importância e podendo afetar a economia do país. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possíveis medidas relacionadas à importância da educação financeira na sociedade contemporânea.  

  Em primeiro plano, é fulcral pontuar que a Dinamarca investe bastante na educação financeira, colocando-a na grade escolar e incentivando aos alunos a aprenderem, e contribuindo na formação de um cidadão que saiba lidar com seu dinheiro e investimentos de maneira inteligente. Conquanto, no Brasil o cenário faz-se diferente, uma vez que o país ainda não vê esta educação como primordial para o avanço da economia brasileira, por conseguinte, aumenta-se o número de indivíduos com dívidas. Já que, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em dezembro de 2019, o percentual de famílias com dívidas chegou a 65,6%, mostrando cada vez mais a importância de um conhecimento financeiro. 

   Outrossim, o filme “Até que a sorte nos separe” mostra a vida de Tino, um pai de família que tem sua rotina transformada ao ganhar na loteria. Em dez anos, o fanfarrão e sua mulher Jane gastam todo o dinheiro com uma vida de ostentação. Fora das telas, o panorama tampouco é diferente, visto que devido à má administração do dinheiro, boa parte da população gasta sem planejamento e acabam afundando-se nas dívidas, podendo até chegar na falência. Ademais, o filósofo Michael Foucault, em sua teoria da Normalização, na qual afirma que certos comportamentos e ideias são considerados naturais, por meio de intensa repetição no cotidiano do indivíduo. Posto isso, é relevante analisar que como os pais não dialogam com seus filhos sobre a utilização de maneira racional do dinheiro, eles acabam desenvolvendo essa normalização e contribuindo para que futuramente não possuam a noção de se planejar financeiramente. 

    Portanto, são necessárias medidas para mitigar essa problemática. Para tanto, compete ao Ministério da Educação – órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação – investir em projetos voltados para à melhoria, por intermédio de palestras e mesa-redonda com especialistas da área da economia – para que estes mostrem a importância do estudo financeiro desde jovem, por meio de livros didáticos adequados para cada faixa etária. – Ainda sim, é imprescindível que as instituições privadas também contribuam, através da criação de cursos online para atingir a população adulta que tenha o interesse de saber administrar seu dinheiro de maneira mais coerente. Para só assim, tirar a pedra do caminho que impede o desenvolvimento da sociedade. 

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2 Correções

  1. Olá, Thay! Td bem?
    Parabéns pelo texto!
    Vou tentar contribuir um pouco, ta bom?! Segue algumas análises.
    INTRODUÇÃO: O tema está bem delimitado e a tese está clara.
    No entanto, eu achei a sua introdução muito grande. Acho que o ultimo período que vc usou para o seu encaminhamento textual poderia ser omitido, visto que na tua tese vc ja deixa claro quais serão teus argumentos. Seja breve, clara e objetiva na introdução. Economize linhas para a argumentação. :)
    DESENVOLVIMENTO: Desenvolvimento muito bem desenvolvidos e dentro da estrutura padrão de argumentação: TF+ argumento + registro de autoria.
    Vc fez um bom uso de repertórios para sustentar a sua argumentação.
    D1: Vc fez um bom uso do método de argumentação por comparação. :)
    Eu achei o seu tópico frasal muito grande, sei que vc poderia ser mais sucinta. :). Evite periodos longos para não perder ponto na C4.
    Uma dica, evite o uso da palavra bastante (registro de oralidade). Eu reescreveria, assim:
    “Em primeiro plano, é fulcral pontuar que países europeus, como a Dinamarca, investem intensamente na educação financeira, visando à formação de cidadãos conscientes, inteligentes e financeiramente responsáveis.”
    Viu como pode ficar objetivo e breve?! :)
    obs1: “Conquanto, no Brasil, o cenário” (use a vírgula para isolar o vocativo)
    D2: Uma dica, evite o uso da palavra fanfarão (registro de oralidade). Use a palavra protagonista. :), ou entao, coloque entre aspas, para mostrar ao corretor que vc sabe que tal palavra não é utilizada na norma culta.
    obs2: chegar na falência- chegar à falencia (erro de regência/ crase )
    obs3: “Ademais, o filósofo Michael Foucault” – apesar de ter usado o conectivo de adição correto, vou te dar uma dica de conectivo pra citação ficar mais fluida. “Sob esse viés, o filósofo Michael Foucault…”
    obs4: “é relevante analisar COMO os pais”
    CONCLUSÃO: A proposta de Intervenção contem os elementos + o detalhamento de um deles e, além disso, responde bem aos problemas abordados no texto. Tbm fez uma boa retomada da alusão usada na introdução. Mais uma vez, achei esse parágrafo muito longo, lembre-se que haverá poucas linhas na prova. Sempre seja clara, objetiva e breve em seus parágrafos.
    Eu vi que sao duas propostas, certo? a primeira faltou para quem sera destinada, ou seja, os alunos/ estudantes.
    A segunda proposta tbm está incompleta.
    “as instituições privadas também contribuam” Contribuir com o que ?
    Seria melhor se vc utilizasse a construção: ” instituições privadas também contribuam na criação de cursos onlines”.
    Vc usou TRÊS vzs a palavra dinheiro, observe os sinônimos para nao haver repetição de vocábulos, a fim de não perder pontos na C4.
    OBS FINAL: O TEXTO ESTÁ DENTRO DO TEMA, POSSUI BOA COESÃO POR CONTA DOS CONECTIVOS BEM USADOS E ALGUNS DESVIOS GRAMATICAIS
    .
    Vc escreve bem, continue treinando.
    Não sou corretor e nem profissional de letras, mas espero ter contribuído com a minha análise. Estou certo que não valeria menos de 800.
    Em minha avaliação, eu daria a nota:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 180
    C5- 160 ==============TOTAL: 900

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  2. Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
    Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
    Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
    Competência 4- Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 200
    Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão = 160
    Nota = 920

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