Iniciante

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VIDA DO CIDADÃO BRASILEIRO

  • 2

A educação financeira propicia, de modo geral, vantagens na gestão e controle do capital e patrimônio, sendo o planejamento financeiro essencial, não somente para as empresas, mas também, para as pessoas físicas, pois possibilita o aumento do poder compra, escolha das melhores técnicas de investimentos e aplicações financeiras, construção de um patrimônio mais robusto e bem como uma melhor organização e controle do dinheiro, trazendo assim mais possibilidade de ascensão e melhores qualidade de vida para todos.

Fazer projeções de gastos, investimentos em carteiras de poupança, investimento em títulos públicos e outros, requer certo conhecimento do mercado financeiro, pois, os riscos de perder dinheiro e desperdícios de esforços são grandes, a educação financeira é a ferramenta adequada para garantir e possibilitar a todos uma difusão do conhecimento e habilidades necessários para lidar com as mais variadas ofertas. A independência financeira é almejada por todos, mas para seu alcance é preciso saber como gerir e aplicar a renda.

Infelizmente, a inadimplência é um problema que afeta a vida de muitos brasileiros atualmente, acarretando assim problemas sociais, familiares e pessoais. Aliado a falta de instrução quanto as melhores técnicas, tem-se a questão da oportunidade, pois muitos não têm acesso a uma educação de qualidade, e acabam por não conseguir atingir um bem-estar financeiro. Estar preparado para eventuais crises é essencial, para tanto, é necessário estipular metas de investimentos e gastos, através de um controle mensal ou anual é possível poupar dinheiro, mas é imprescindível ter comprometimento.

Ademais, a educação financeira é muito importante na vida do cidadão, pois possibilita a melhoria da qualidade de vida, ampliação da visão e perspectiva quanto a ascensão econômica, além de que, um país que investe em educação, principalmente na área financeira, conseguirá atingir melhores patamares de economia, garantindo assim segurança e proteção do patrimônio público e elevação do PIB, conseguirá também diminuir as taxas de inadimplência, pois cidadãos mais conscientes sabem investir e alocar melhor seus recursos. Nesse interim, faz-se necessário que o poder público invista em políticas públicas de incentivo ao crescimento pessoal financeiro, através da melhoria na qualidade da educação nas escolas promovendo uma cultura educacional voltada a formação de cidadãos mais preparados para entender as relações que influenciam suas vidas na área da economia e das finanças.

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução + desenvolvimento + conclusão.
    Parabéns pelo seu texto, tem um bom argumento, mas tenta citar dados que comprova o que a sociedade está passando (dados do cotidiano), citar filósofos contribuem para o aumento de pontos e ajuda os corretores a entender melhor a situação. Fazer a alusão (Revolução sociais, documentos e músicas) ajuda tbm, pois você está trazendo para os dias atuais que naquela época já se passava por essa dificuldade e na conclusão, senti que faltou a finalidade, ou seja, “o que vc espera dessas ações?”. Voltando, ótimo texto, mas presta atenção nesses pequenos detalhes que você tirará uma ótima nota em sua redação!!

    Olá, sou nova por aqui! Me desculpa se eu falei algo q não gostou, mas gostaria de dizer q continue assim, e q nunca desista daquilo q sempre sonhou!! Bjs 😘

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.