Iniciante

A importância da educação financeira na vida do cidadão brasileiro

  • 0

Promulgado pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos à uma educação diversificada de conhecimentos abrangentes e ao bem-estar social. Conquanto, com a ausência de abordagem de tópicos atuais é visível o abandono com relação ao estudo da área financeira no cotidiano, impossibilitando que esta parcela da sociedade desfrute deste direito básico que é aprendizado da gestão financeira pessoal. Nessa perspectiva esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição da economia mundial seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado deste contraste é claramente refletido na falta de abordagem de assuntos diversos ligados a globalização sendo um deles a administração de valores referente à renda recebida pelo cidadão, a educação financeira. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2019, mostra que o principal gasto das famílias brasileiras seria com educação, saúde e segurança. Diante do exposto, é notório o cenário positivo com relação a pesquisa mesmo não tendo nenhum apoio educacional sobre tal conhecimento, deixando então a margem outros diversos grupos que ainda não tiveram tal percepção, tendo então a necessidade de criação de demandas que interaja com todos os cidadãos.

Faz-se mister,ainda, salientar que diante da melhora de perspectiva com relação aos gastos e investimentos,ainda se tem grande crescente do consumismo, como por exemplo do “fast fashion”, sendo a produção de roupas, seguindo pela compra e logo o descarte de forma rápida, tendo como impulsionador da exacerbada produção e consumo, propiciando então o endividamento de grande porcentagem da sociedade. Diante de tal contexto, é claro a necessidade social com relação a disponibilidade de instruções sobre gastos e investimentos econômicos.

Infere-se portanto, que ainda há entraves para garantir a integração da sociedade brasileira que vise à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, será revestido em criação de programas e ações, através de Instituições de Ensino como escolas e faculdades, visando a inclusão da matérias de educação financeira à grade educacional para tal abordagem por meio de oficinas e curso gratuitos. Dessa forma, o Brasil poderá superar a grande problemática sobre o acesso á administração financeira do cidadão brasileiro.

Peço por gentileza, a correção de acordo com as competências do Enem.

Compartilhar

1 Correção

  1. Nota 01 – 160 – Presença de alguns erros gramaticais e de pontuação.
    Nota 02 – 160 – Excelente estrutura textual. No entanto, diversifique o uso de outras área de conhecimento.
    Nota 03 – 160 – Use mais seu senso crítico e aprimore mais sua argumentação.
    Nota 04 – 120 – Use mais conectivos para articular seu texto.
    Nota 05 – 180 – Presença de todos elementos conclusivos, mas ficou um pouco desorganizado

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.