Na fábula ” A cigarra e a formiga” é retratada a história de uma formiga que todos os dias trabalhava e guardava comida para o inverno. A cigarra, entretanto, queria apenas se divertir e quando chegou o inverno não havia nada guardado. paralelo a fábula, encontra-se a problemática da educação financeira, posto que, os cidadães vem se tornando vítimas de gastos através de mídias e propagandas.
A priori, ementa-se que em dezembro de 2019 o numero de indivíduos endividados no Brasil, subiu para 65,6% segundo o site ” Isto é”. Tal situação advém de fatores como gastos desenfreados por influências de mídias,que propagam e estimulam o alto consumo de mercadoria e, de certa forma,acarretam dividas e prejuízos.
Ademais,a educação financeira faz-se necessária também entre jovens. Uma vez que, tendem a gastar mais em busca de produtos de marca ou mesmo luxuosos, se rendem as dissipações demasiados. Sem pensar em consequências o povo brasileiro se entrega ao consumismo desnecessário e a despesas acumuladas.
Em vista dos argumentos mencionados, com realce no déficit da educação financeira em meio a população, cabe ao MEC, através da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica (DCOCEB) promover uma nova matéria nas escolas, com enfase na disciplina monetária, desde os primeiros anos do segundo fundamental, a fim de conscientizar o jovem quanto seus gastos. Também cabe a mídia reverter seus papéis de influenciadora consumista e conscientizar a população sobre a importância de economizar, para que enfim gastos dispensáveis diminuam.
Caio123
Adorei o repertório na introdução mas você poderia ter contextualizado melhor. Você problematizo e lanço sua tese. Senti falta de uma melhor contextualização
-Desenvolvimento 1: Falto tópico frasal. Interessante o dado que você uso e teve uma boa argumentação. Porém você poderia ter falado mais tendo em vista que o parágrafo fico muito curto. Falto fechamento Crítico.
-Desenvolvimento 2: Ótimo tópico frasal. Argumentação boa porém falto o Repertório e o fechamento crítico.
-Intervenção: Intervenção quase completa. Ao meu ver faltou explicar de que modo/meio na proposta. EX; através de professores ou especialistas em financia/economia.
– Fique atento na sua estrutura de redação e tome cuidado com a maneira que você entrega suas ideias para o leitor. As vezes as ideias ficam meio vagas.
madriele03
nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
nota 2 – 140 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
nota 3 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
nota 4 – 180 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
alizoneida
Seu texto segue corretamente a estrutura dissertativa-argumentativa, porém falha em alguns pontos.
No 1º parágrafo:
Há erros de gramática logo na primeira frase. Além do mais que, o que esta fábula tem a ver com a educação financeira? Você poderia contextualizá-la mais.
Já na sua tese, só consigo identificar 1 núcleo: “…os cidadães vem se tornando vítimas de gastos através de mídias e propagandas.”
Você poderia citar a consequência disto. O que isto causa?
Exemplo de tese com 2 núcleos:
“Por carência de educação financeira, os cidadãos são alvos de munipulação da mídia e propagandas, visto que elas causam o aumento do consumismo na sociedade brasileira.”
Nesta tese, vemos a presença de 2 núcleos: causa e consequência.
No 2º parágrafo:
Você defende uma ideia central a qual foi citado na sua tese, porém há erros de gramática.
No 3º parágrafo:
Você defende uma ideia central a qual não foi citada na sua tese e que você nunca a disse antes. Você perde pontos de coerência neste parágrafo.
No 4º parágrafo:
Lembre-se: use “Ministério da Educação (MEC)” e não apenas “MEC”, pois existem outras organizacões que também têm a abreviatura como MEC.
Há 2 propostas de intervenção:
Na primeira, consigo identificar Agente, Modo, Meio e Finalidade (efeito); porém não há muito detalhamento. Como serão estas aulas? Como irão ocorrer?
Na segunda, há Agente, Modo e Finalidade; porém não existe Meio e Detalhamento. Por meio de que as mídias irão conscientizar as pessoas? Se for através de propagandas, como elas serão?
Dica: Evite usar propostas de intervenção de punho “conscientização”, é muito vazio e senso comum. Use algo concreto.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 620.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 140
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 100
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 140
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120