A importância da educação financeira na vida do cidadão

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No que concerne à importância da educação financeira na vida do cidadão é um problema não só local como global. Todavia,não ter acesso à educação financeira na escola leva o cidadão a uma vida de constantes dívidas,além disso,o fato de existir uma grande parcela de adultos inadimplentes mostra que mesmo na fase adulta esses cidadãos permanecem sem acesso à educação financeira. Certamente, o total descaso com a educação financeira em escolas de todo país levou a um total “Analfabetismo Financeiro”,pois a maioria dos cidadãos que hoje encontram-se endividados passaram por escolas que não ofereciam acesso à educação financeira. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2018, aproximadamente 41% da população adulta encontrava-se com o nome sujo no Brasil. Uma falta de programas governamentais no decorrer da história do Brasil relacionados à educação financeira na fase adulta é um fator que perpetua e aumenta a inadimplência entre esse público que, por sua vez, acaba encarando uma baixa organização financeira. Em comparação entre os anos de 2017 e 2018,houve um salto de 60,2 milhões de inadimplentes em 2017 para mais de 62,6 milhões em 2018 segundo o SPC e a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL). “No meio do caminho tinha uma pedra,tinha uma pedra no meio do caminho”. Neste trecho do poeta Carlos Drummond de Andrade publicado na revista Antropofagia,podemos verificar que assim como a pedra,a falta da educação financeira impede o avanço da sociedade no caminho do progresso. Contudo, é necessário a inserção da educação financeira na Grade Comum Curricular por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC), além da criação de programas de educação financeira para adultos que pode ser realizado dentro de empresas que,por sua vez,receberão abatimento de impostos.

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4 Correções

  1. Incoerência no “…cidadão é um problema”, ficaria melhor se colocasse “…cidadão, percebe-se ou encontra-se um problema não só local…”. Muitas repetições das palavra “educação financeira” e “cidadão”, você perderia muito ponto mesmo. Redação não segue o padrão dissertativa-argumentativa, organize os parágrafos.

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  2. Tema: caminhos para combater as epidemias no brasil
    No filme americano “epidemia”Um médico do Exército e sua equipe lutam para salvar os habitantes de uma pequena cidade americana contra a propagação de um vírus mortal. Analogamente, fora da ficção a questão da epidemia , apresenta um quadro preocupante .
    No Brasil nos dois últimos anos houve um grande aumento de casos de , dengue febre amarela , H1N1 , além do surgimento de surtos de doenças como Zika e a febre Chikungunya ambos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti .
    A melhor forma de combater uma epidemia consiste em tentar conter o vírus e evitar que se espalhe para outras pessoas. Assim, devem.se seguir as recomendações das Instituições de Saúde, que podem variar de acordo com a doença e sua forma de transmissão.
    É importante que os casos sejam notificados ao órgão de saúde para que medidas possam ser tomadas a fim de evitar a propagação da doença para outros locais. Algumas das estratégias que podem ser adotadas para conter uma epidemia é evitar viajar e frequentar ambientes fechados e com maior concentração de pessoas, como shoppings, cinema e restaurantes.

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  3. Bom… mas acredito que a sitaçao de Carlos Drummond de andrade foi desnecessária, teria sido mais prático a sitaçao de um economista, o fato de incluir entidades financeiras de conceito trás credibilidade ao texto,as repetições acredito que se você após o término da redação lê se em voz alta facilmente ajudaria você a perceber.

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  4. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 120. Limite estrutural do texto dissertativo argumentativo corrompido.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Deve-se melhorar a organização dos fatos, lembrado que um parágrafo deve ter três estruturas básicas(início,meio e fim); ou seja, no mínimo três frase, um tópico frasal, um desenvolvimento e uma conclusão. Selecione melhor algumas ideias, seja direto e as explique, a analogia a Carlos Drummond de Andrade não foi condizente ao assunto abordado.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 120. Estude conectivos, essas conexões tornarão sua redação mais lisa e coesa. Veja vídeo aulas. Lembre-se que “contudo” é um conectivo de oposição e não de conclusão.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 120. Proposta de solução não correspondeu ao esperado; projeto vago e amplo, você deveria formulá-la de forma mais clara e objetiva. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
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    *DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objetivo melhor. Você tem potencial.
    Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
    Parabéns!!!!
    Tchau!
    E até a próxima!😁

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