Iniciante

A importância da educação financeira

  • 1

De acordo com o filósofo grego Piteto “Só a educação liberta”. Sobre essa ótica, é relevante associar a educação financeira como uma forma de liberdade, a mesma liberta o indivíduo da ignorância monetária, promovendo uma vivência estável. Assim, livrando-se de dívidas exorbitantes e problemas de saúde.

Em primeiro lugar, é válido frisar que o obscurantismo financeiro ocasiona o endividamento, incapacidade de pagar as contas em dia, e etc. O número de brasileiros inadimplentes no ano de 2021 chegou a 77,7% em abril, o maior índice desde janeiro de 2010, segundo as Pesquisas de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). O cartão de crédito é o principal motivos das dividas, se a população tivesse sendo educada de como administrar suas finanças corretamente, é prudente apontar que dívidas como estás e outras seriam de número inferior ao encontra-se atualmente no Brasil.

Em segundo lugar, é importante pontuar que ademais dos fatos apresentados até agora, além de dívidas exorbitantes a falta de conhecimentos, planejamento e organização financeira, a própria pode causar problemas a saúde do indivíduo. Como por exemplo, estresse profundo, depressão, dores de cabeça e enxaquecas, insônia e muitos outros males. O que é nítido que afeta diretamente na qualidade de vida.

Diante dos fatos apresentados, é de valia considerar que o governo deveria inserir a educação financeira nos componentes curriculares das escolas brasileira. Assim, instruindo seus alunos como gerenciar e aplicar suas finanças de forma conveniente, para que deste modo consigam viver bem futuramente.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, não sou profissional vou apenas deixar observações que notei e espero que ajudem nos seus estudos.

    Sua introdução está rasa, o repertório é bom mas deve apresentar uma tese nesse primeiro parágrafo. Você disse o por que a educação financeira é importante mas deve problematizar o tema, se pergunte: hoje no país há uma educação financeira efetiva nas escolas? Há campanhas informando sobre esse assunto e sua impotância, a resposta será não, mas e por quais motivos isso não está acontecendo? Sua tese deve citar os fatores que você define como empecilhos para a implementação da educação financeira, como por exemplo a irracionalidade social, as pessoas muitas vezes não procuram saber sobre esse assunto o que dificulta a sua legítima inserção na sociedade.
    Apresentar os argumentos que irá desenvolver nos parágrafos 2 e 3 derá uma linearidade a sua redação, pontua na C3 sobre o projeto de texto.

    Seus desenvolvimentos estão expositivos e não argumentativos, você não defendeu um ponto de vista só apontou as consequências da falta da educação financeira.
    Se prefere escrever trazendo as consequências poderia ter usado na introdução uma causa para o problema e um efeito sobre a sociedade, para trabalhar no D1 e no D2. Por exemplo, irracionalidade social como causa e endividamento como efeito, as pessoas banalizam o tema não procuram informações sobre ele e acabam comprando em excesso e não guardam dinheiro para eventuais despesas, desse modo se endividam o que irá a longo prazo diminuir sua qualidade de vida.

    O texto deve seguir uma linha de raciocínio que foi apresentada inicialmente na introdução.

    Sua conclusão está rasa, não apresenta meio/modo, detalhamento, e a finalidade poderia estar melhor colocada. Ok, o governo precisa implantar a educação financeira mas de que como? Criar uma matéria específica? Inserir nas aulas de matemática? Apartir de qual ano da formação? Detalhe a proposta, se inserir essa disciplina os professores deveriam realizar cursos para qualificação, de que forma os pais poderiam participar dessa nova dinâmica escolar.
    Como dei exemplo da irracionalidade, uma proposta que seguiria essa linha de raciocínio para não haver quebra de pensamentos poderia ser a busca da comunidade por seus direitos perante o Governo, como a participação em audiências públicas para solicitar por cursos sobre educação financeira e a oferta de contadores por parte do Estado para ajudar o cidadão a organizar suas finanças…

    Você usou conectivos, não vi muitos erros de gramática (nessa parte também não sou muito boa então não posso opinar kkk).

    Sugiro que dê uma pesquisada sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e leia redações nota mil.
    Parabéns pelo texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.