Os filmes “Até Que A Sorte Nos Separe” retratam as vezes que uma família conseguiu ganhar muito dinheiro e acabou gastando tudo. Vale salientar que, as complicações vividas pelas personagens retrata a situação de 41% da população adulta, que se encontra com o nome sujo segundo o SPC (Serviço de Proteção de Crédito). O combate à problemática é necessário, visto que, a situação implica negativamente na economia da nação, para isso é necessário a intensificação da educação financeira e a luta contra o consumo exacerbado.
Veruca, personagem do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é um dos maiores exemplos de uma criança com carência de educação financeira, durante todo o filme mostra-se apática com o custo de seus desejos, aliado a falta de imposicionamento dos pais. É notório a falta de preparo das famílias e instituições de ensino para com questões financeiras, ocasionando assim, uma lacuna na formação do indivíduo, sendo assim, um potencial incluso nos dados do SPC.Tal fato, induz uma fragilidade no sistema econômico, visto que, com o nome sujo está impedido de fazer empréstimos, contas bancarias são bloqueadas e não há emissão de cartões de crédito, dessa forma, diminuindo a circulação de dinheiro ou até mesmo optando por opções ilegais.Sendo assim, a gerência financeira deve ser ensinada na infância para a eterna perpetuação.
“Todo mundo tá comprando os mais vendidos”, a frase da música “O Papa É Pop” do grupo “Engenheiros do Havaí” trata sobre as influências do mundo globalizado na sociedade, sendo ela, a todo momento induzida a algo através da mídia. O consumismo tornou-se uma problemática para diversas áreas, desde ambiental até financeira, onde a população é instigada a consumir sempre mais apesar de não satisfazerem necessidades, em diversos casos, o intuito são status sociais.Outrossim, as propagandas muitas vezes são direcionadas às crianças, por serem mais fáceis de influenciar.Tal fato, aliado a falta de instrução sobre como gerir o dinheiro ocasiona o endividamento e uma sociedade alienada pela mídia.
Em suma, as questões financeiras ainda encontrar barreiras que impedem a progressão do país, sendo necessário a tomada de medidas para a minimização da problemática. Faz-se necessário o incentivo da família no engajamento dos filhos nas questões econômicas, como a exposição dos ganhos e gastos, além de maior firmeza nos desejos dos filhos, por extensão, facilitando o trabalho nas instituições de ensino, através da promoção de ensino financeiro. Como também, a contribuição do Ministério da Educação com cursos gratuitos sobre gerenciamento financeiro para adultos que encontram se em situação de endividamento ou potencias, com a participação de profissionais da área econômica.Para assim, proporcional uma melhor condição de vida para a população e engrandecer a economia do país.
(Redação do ano passado, coloquei para ver minha evolução).
Vitoria Alencar
bem,ola…sua redação está quase boa mas vc apresentou:
-desvios de gramática.
-as suas ideias estavam meio soltas em cada paragráfo.
-a falta de elementos de coesão.
-a falta do uso de conectivos deixou seu texto muito solto e sem argumentos para prender a atenção do leitor.
mas,dentre isso continue treinando e voce será uma ótima redatora no futuro…
daria;670 pontos.
bjss….
callmececif
Em termos gramaticais, sua redação está muito boa. Acredito que possa melhorar com maior uso de articuladores textuais, principalmente entre os parágrafos, para melhor desenvolvimento das suas ideias. Além disso, tente fazer parágrafos com argumentações mais sucintas e trabalhe mais na proposta de intervenção, que pode ser mais detalhada, com retomada ao primeiro parágrafo.
Adriely Cardoso
Sua redação apresenta muitos desvios de estrutura e organização….
Vc apresentou má articulação entre os parágrafos e argumentos não solidos.
Acredito que sua nota seria 700
Por conto que houve poucos desvios gramaticais e o que pesou mais foi a falta de organização das ideias.
Comp1: 140
Comp2: 160
Comp3: 120
Comp4: 140
Comp5: 140
Geraldo157
Na introdução erros na competência 1 podem ser rapidamente notados, como em: “Os filmes “Até Que A Sorte Nos Separe” retratam” quando na verdade deveria ser: A sequência de filmes de “Até Que A Sorte Nos Separe” retratam” e tambem: ‘as complicações vividas pelas personagens retrata a situação’ tendo um claro problema de coerência na frase graças a palavra retrata que deveria estar no plural por que faz referência a palavra ” Complicações”. O que ocorre tambem aqui: “as questões financeiras ainda encontrar barreiras”.
No Desenvolvido a falta de elementos coesivos no início do paragráfo retiram pontos pontos da competência 4 graças a falta de articulação entre os mesmos. Sem contar no mal uso da vírgula, Como em: ” financeira, durante todo o filme mostra-se apática com o custo de seus desejos”, sendo que no lugar da vírgula deveria ter um ponto dividindo os períodos e após a palavra filme deveria conter uma vírgula separando a retomada do argumento. Erros assim se repetem pelo parágrafo e pela redação, ” com o nome sujo está impedido de fazer empréstimos, contas bancarias são bloqueadas e não há emissão de cartões de crédito, dessa forma, diminuindo a circulação de dinheiro ou até mesmo optando por opções ilegais.”
As Propostas de intervenção possuem ambas apenas 3 elemntos exigidos pelo ENEM tendo a falta do meio e do fim, sendo a melhor maneira de corrigir ambos os problemas a criação de apenas uma proposta que envolva todos os argumentos citados durante o Desenvolvimento e detalha-la o melhor possível.
Espero que tenha ajudado acredito que a redação tiraria por volta de 680.