Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa do desenvolvimento da nação. Infelizmente, dentre eles, destacam-se, devido à sua decorrência na conjuntura hodierna, a importância da doação de sangue no Brasil. A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que ele está vinculado não só à proibição dos homossexuais a doarem sangue, mas também à maior parte da população realizarem apenas doações de reposição.
É primordial ressaltar que a falta de doações de sangue no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação dos mecanismos que reprimam tais ocorrências. Nessa conjuntura, segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Nota-se que, devido à falta de atuação de majoritária parte das autoridades é visto que atualmente o Ministério da Saúde mantém uma proibição que evita que os homossexuais doem sangue mesmo estando dentro de todas as normas necessárias para a doação. Nesse viés, é visto que ainda nos dias atuais é necessário debater com situações de homofobia como essa, mesmo havendo inúmeras pessoas necessitando de ajuda e bancos de sangue com carência de suprimentos.
Em decorrência disso, deve-se observar também que a maior parte da população só realiza doação de reposição. Constata-se, de acordo com uma pesquisa feita pelo G1, a maior parte dos doadores só escolhem doar quando é para ajudar um parente próximo, isso chama-se doação de reposição e os especialistas dizem que não podem garantir a boa qualidade desse sangue. Partindo desse pressuposto, é necessário doar a todos, apenas uma doação de sangue pode ajudar até três pessoas – o sangue é dividido em três partes: hemácias, plaquetas e plasma – e nunca se sabe quando você irá precisar também.
Portanto, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os problemas causados pela falta de doação de sangue no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério da saúde revogar a proibição que impede os homossexuais de doarem sangue, pois todos tem o direito de ajudar o próximo e dessa forma os bancos sanguíneos ficarão mais abastecidos. Contudo, cabe também as mídias sociais criarem um alerta através de mensagens de texto, toda vez que seu sangue ajudar alguém, o doador será notificado. Dito isso, os doadores irão ficar cada vez mais incentivadas a ajudar o próximo salvando cada vez mais pessoas e aumentando cada vez a quantidade de sangue fornecido.
Myllena2601
Ótima redaçao.
Eu deixaria mais claro a causa e consequencia nos agumento. 1. O estado nao cumpre o seu dever ( de acordo com hobbes). 2. Por que ele n cumpre? Pq n deica homossesuais doarem sangue. 3. Pq ele n deixa homosexuais doarem sangue?. Por causa do preconceitos nos víes juridicos e governamentais. Entendeu? Deixar essas ideias mais claras no texto e fazer uma argumentação mais forte.
Otima proposta de intervenção. Deixaria mais detalhada pense sempre nas perguntas : quem? Oque ? Como? E pra que? O como fico ” por meio de” e o pra que é a finalidade. Acho q se pelo menos uma dd sua porpostas tiver um detalhamento maior , seu 200 ja estava facil. Ótima redação
Hygor.Eduardo
gostei da redação, ainda que ache que muitos pontos não sejam reais, o fato dos homossexuais, por exemplo, enquanto estão dentro das ”normas” eles podem doar sangue normalmente, então estude mais sobre o assunto. Trocar ”bancos sanguíneos” por ”hemonúcleo’s” também deixaria melhor. Espero ter ajudado!
Camila de oliveira
Basta voce pesquisar, atualmente é um dos assuntos mais criticos na comunidade LGBT e tem sido pauta recente por conta da necessidade de sangue diante da pandemia.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Primeiro a maioria da população brasileira doa espontaneamente, da onde você tirou esse dado que a maioria é repositor?, porque está incorreto.
Apresente dados em sua redação, e fale da onde é esse dado.
Os homossexuais são cerca de 10% dos portadores de hiv, e o risco de transmissão do vírus HIV durante uma relação sexual anal pode ser 18 vezes superior ao de uma relação sexual vaginal. “Este tipo de ato pode aumentar o número de lesões na mucosa da região, e esse aumento de lesões fragiliza a proteção. Pior ainda quando há o contato do sangue com o sêmen contaminado. Tem questões científicas para não deixarem os gays doarem. Como que o hiv demora para aparecer nos exames, e essas acima.
Estudar mais sobre esse assunto, conclusão e introdução boas nesse contexto.
Desenvolvimento tem muitas falhas, falta aprofundamento nessas questões e mais argumentação( modo que realmente convença o leitor)
Camila de oliveira
Não, não esta incorreto, esse dado foi devidamente analisado:
>>>O estudo também revela outra particularidade da doação de sangue no Brasil: seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue), proporção inferior à de Cuba (100% são voluntários), Nicarágua (100%), Colômbia (84,38%) e Costa Rica (65,74%).
O restante (40,48%) é formado por doadores de reposição, ou seja, aqueles que doam por razões pessoais (quando um amigo ou parente precisa de sangue). Especialistas da área dizem preferir os doadores voluntários aos de reposição pois conseguem ter maior controle sobre a procedência e qualidade do sangue.<<<
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/08/o-que-falta-para-o-brasil-doar-mais-sangue.html
O link esta ai, dê uma olhada!
Tem questoes homofóbicas voce quis dizer, mas mulher tambem da o cu e viado tambem usa camisinha. Se a pessoa esta num relacionamento estável e usando preservativos, nao há nenhum problema doar sangue.
Em todos os dados utilizados na minha redação eu informei de onde haviam sido pegos, vai tomar um banho e lavar esse odinho de gay sua imunda.