Iniciante

A importância da doação de órgãos no Brasil.

  • 0

Na atualidade a abordagem sobre a doação de órgãos vem ganhando espaço no Brasil. O tema perpassa questões de saúde pública, bem como de fatores psicossociais. Cabe portanto, espaço de discursão sobre a legislação que rege o assunto e maior compreensão por parte da população em geral. Assim, serão quebrados tabus sobre o tópico, e inúmeras vidas poderão ser salvas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a Terra de Santa Cruz é o terceiro país do mundo onde mais acontece acidente de trânsito. Destes, muitos resultam em mortes que tem potenciais doadores de órgãos. No entanto, os números de doadores não acompanham as estatísticas, pois há uma série de pré-requisitos e leis que precisam ser obedecidos. É estabelecido que a família decida pela doação ou não diante da morte de um possível doador. Contudo, ainda faltam esclarecimentos e processos legais mais ágeis.

Por depender da autorização de algum familiar, há entreves psicossociais a serem superados. Diante da perda de um ente querido e da dor causada por esta, os parentes ficam divididos entre questões sociais e emocionais, acarretando assim muitas decisões tomadas com critérios mais sentimentais. O filme ‘Sete Vidas’ protagonizado por Will Smith, traz uma abordagem psicológica sobre a doação de órgão que merece destaque. Embora num contexto dramático, relata formas de manter-se vivo em corpos diferentes. Quiçá tal consciência ainda falte na sociedade.

Destarte, é de suma importância maiores informações sobre a importância da doação de órgãos no  país. Assim, cabe ao Ministério da Saúde por meio de campanhas de conscientização e divulgação nas mídias sociais, esclarecimento sobre o exposto. Desta forma, poderá aumentar o número de doadores e consequentemente a conscientização de toda sociedade.

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns pela redação.
    No entanto, algumas observações:
    1- Achei que faltou detalhamento nos desenvolvimentos, também ficou muito curto;
    2- Faltou fechamento na conclusão e nos desenvolvimentos;
    3- Não conseguir identificar a tese da redação;

    Corrigindo, aprimorando e fazendo redações você chegará aos 900+

    Recomendo ler redações nota mil, pois ajuda muito.

    • 0
  2. Na introdução é importante colocar todas palavras-chaves para evitar que o texto fique tangente. Faltou também um repertório produtivo, porém apesar disso a redação apresentou bons argumentos.
    No D1 recomendo que utilize essa seguinte ordem, tópico frasal+ explicação do tópico + comentário + frase de fechamento. faltou desenvolver melhor o argumento D1. Digo o mesmo para o D2, mas apresentou um bom repertório
    Sobre a conclusão, teve uma ausência de detalhamento, e algo mais importante ainda não se não bom para sua pontuação usar uma mesma solução para os dois argumentos, e faltou a conclusão/retomada da contextualização.

    • 0
  3. Boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pela redação, no entanto algumas observações:
    1- Achei que faltou detalhamento na conclusão e também poucas linhas (normalmente é utilizado 7)
    2- É recomendado ter 1 repertório socioculturais para cada desenvolvimento
    3- No final do primeiro parágrafo “Assim, serão…” acho que você inverteu, caberia colocar essa frase no final da redação

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.