(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:
I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.
III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)
(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)
Segue a redação:
De acordo com, o escritor britânico, Alan Moore “O que chamamos realidade é apenas o senso comum de nossa cultura. Ignorar outras culturas é estar cego para outras realidades”. Nessa perspectiva, o sincretismo é a base da sociedade brasileira, formada pela fusão de segmentos culturais diferentes e mantendo algumas características de suas origens. Nesse contesto, a cultura africana tem uma participação importante na formação da cultura brasileira. No entanto, apesar do seu valor, a cultura afro-brasileira ainda sofre preconceitos.
De início, é notório destacar que o Brasil é visto como um país miscigenado, onde comida, músicas, artes marciais e religiões fazem parte de sua caracterização. As comidas como bolo de milho, cuscuz, tapioca, mandioca, além da arte marcial como a capoeira, são marcas da formação histórica do país, que em seu desenvolvimento, teve uma grande quantidade de escravos africanos, contribuindo para a identidade brasileira, com seus costumes e tradições.
Ademais, cabe ressaltar que na contemporaneidade há um preconceito contra a cultura afro-brasileira, prova disso são os ataques as religiões africanas, como por exemplo, o caso de 2019, em que traficantes destruíram um terreiro de candomblé em Duque de Caxias. Outrossim, refletindo a terrível herança da imposição religiosa dos portugueses, no período colonial, onde predominava a religião católica, trazendo uma aculturação sobre as outras.
Portanto, apesar da importância cultural africana no país, sendo este construído por diversas culturas, ainda há um preconceito contra a cultura afro-brasileira, fruto da aculturação portuguesa colonial, fazendo com que muitos fiquem cegos para outras realidades.
Nardenia Alves
bom dia, sou estudante então irei dizer conforme o que eu sei.
•não darei pontos, estou aprendendo ainda.
•no seu primeiro parágrafo: achei ótimo, mas acho que não a necessidade dessa Vírgula no “de acordo com,”
•gostei das informações
•da ortografia
.
.
.
.
SEGUNDO PARÁGRAFO
•achei muito bom
•informações ótimas
•o ponto de vista
•ortografia show
.
.
.
.
TERCEIRO
•gostei também
•exemplo bom no qual citou
.
CONCLUSÃO
•ótima
Rafagui
Repetições de palavras no mesmo parágrafo: ex: cultura. Culturas repetida 3 x no mesmo parágrafo. Para melhorar mais o texto procure sinônimo das palavras evitando assim repetições.
A palavra Como já tem sentido de explicação é desnecessário o uso de : como por exemplo.
Se der preferência em usá-la deve ser separa por virgula ex como, por exemplo.
Grande quantidade : trocar por excesso, abundante