A importância da Cultura

  • 0

Em 1500, ano em que o Brasil tornou-se conhecido ao continente europeu, foi travada uma batalha resultante de um choque cultural. A luta silenciosa, que outrora envolveu os nativos indígenas e os “forasteiros”, perdura até os dias de hoje e envolve toda a nação brasileira. O não conhecimento de uma cultura e a representação, muitas vezes inadequadas da etnicidade reforçam o desentendimento entre a população.

Em princípio, a cultura de um povo representa a singularidade de cada etnia, que representa o diferencial entre a sua e as demais genealogias, mas que nem sempre é reconhecida. Bastante comemorado, Dia do Índio é um forte exemplo. Por todo o país as, pessoas vestem-se com cocares e roupas indígenas e pintam suas faces e corpos para homenagear uma etnia, mas nem sempre sabem a origem da comemoração e não conhecem a cultura, muitas vezes não dando importância e tratando como “mais uma data” qualquer. Nota-se, portanto,a falta de reconhecimento e o descaso que é dado não só à esta, mas a várias etnias.

Além disso, diversas culturas são apresentadas ao mundo de maneira desrespeitosa. No Carnaval por exemplo, festa tipicamente brasileira, é comum encontrar pessoas fantasiadas com turbantes ou roupas tradicionalmente africanas. Embora demonstre, a princípio, ser uma homenagem a um dos povos responsáveis pela miscigenação brasileira, essas vestimentas são sexualizadas e ridicularizadas pela população. Isso caracteriza mais uma vez o desrespeito enraizado na sociedade, que resulta muitas vezes no racismo e preconceito, e a imutabilidade das ações humanas os tornam infinitos.

Dessa forma, é notório que medidas devem ser tomadas para solucionar o problema.
Portanto, cabe às Organizações Não Governamentais em conjunto com redes brasileiras de divulgação em massa, a promoção de campanhas que visem atingir e conscientizar a população brasileira acerca da problemática, que envolvam palestras ministradas para toda a comunidade nacional e eventos sociais que mostrem as culturas de diferentes povos e que promovam o respeito e a melhora no convívio. As diferenças culturais devem ser conhecidas e respeitadas, afim de que se crie um ambiente harmonioso para todos, pois o povo brasileiro é formado pela mistura de raças, e é fundamental o entendimento de cada uma delas para compreender a nossa própria história.

Compartilhar

4 Correções

  1. oi
    voce escreve muito bem, é visivel que tem dominio sobre o que escreve e sabia o que colocaria em cada paragrafo porque a leitura ficou dinamica.
    Em relacao a gramatica e concordancia há varios errinhos, como “esta” no final do desenvolvimento é necessario usar “essa” porque aborda um fato que já falou
    Dica: suas frases são longas e carecem de virgulas ao decorrer, ou diminua e invista em diminui-las usando o ponto final
    Outro fato, vc tem dominio entao soube o que escrever, mas esta tudo em senso comum oque q qualquer um sabe. Como querem saber a sua opiniao profunda, poderia colocar algo para enriquecer como dados ou frases
    :) mas esta muito bom

    • 1
  2. Seu texto ficou bom, faltou apenas a exposição de dados para sustentar bem seus argumentos. E na conclusão vc deveria ter feito a síntese do que foi dito no decorrer do texto no início do parágrafo, e não no final, além de que o último período dela poderia ter sido sintetizado, e não a retomada da alusão dita na introdução poderia ter sido um pouco mais explícita. Outro ponto é que vc se colocou na terceira pessoa (nós) e isso não é bom, é necessário posicionar-se de forma impessoal e fazer uso de verbos no imperativo, ao mesmo tempo que demonstre posicionamento e autoria. Em suma, vc fez um bom texto texto, basta corrigir alguns aspectos e elaborar um pouco melhor a estruturação que vc consegue progredir bem.

    • 1
  3. “Por todo o país as, pessoas vestem-se com cocares e roupas indígenas e pintam suas faces e corpos para homenagear uma etnia, mas nem sempre sabem a origem da comemoração e não conhecem a cultura, muitas vezes não dando importância e tratando como “mais uma data” qualquer. Nota-se, portanto,a falta de reconhecimento e o descaso que é dado não só à* esta, mas a várias etnias.”
    Neste trecho há uma incoerência no fato primeiro dizer que as pessoas se tratam de acordo com as características da Cultura do povo indígena para homenagea-los, e, depois dizer que tratam a data como outra qualquer
    *Emprego errado da crase
    Em geral é um texto correto, parabéns! Com mais pratica pode melhorar ainda mais!
    “compreender a nossa* própria história.”
    nossa não pode ser usado. Substituir por “compreender a história como um todo”, por exemplo

    • 1
  4. Ola boa noite,sua redação está muito boa , você trabalhou com coerência.
    A introdução ficou muito boa e chamativa ( o leitor se interessa para ler )o desenvolvimento ficou claro e objetivo.
    Adorei seus argumentos .. você usou fatos históricos …eu daria uns 800 para a sua redação.Parabens e continue treinando

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.