Iniciante

A importância da cidadania no Brasil

  • 2

Durante a antiguidade grega ateniense, o conceito de cidadania aplicava-se apenas a uma pequena parcela da sociedade, restringindo os direitos dos indivíduos que não eram consideradas cidadãos para com os demais. Paralelamente, no contexto brasileiro contemporâneo, é notório que a cidadania, direito garantido aos países signatários da ONU, não esteja sendo aplicada de maneira coerente no Brasil. Desta forma, convêm analisar os diferentes âmbitos dente empasse no território nacional.

Em princípio, é válido ressaltar que uma parte significativa da população brasileira encontra-se em situação de miserabilidade, na medida em que o Governo Federal não fiscaliza se há de fato o pleno exercício das leis de condição de cidadão atuando de modo consistente no país, configurando um cenário de descaso governamental com os mais ínfimos socialmente. De acordo com John Locke, filósofo liberalista inglês, o Estado deve garantir o acesso à vida, liberdade e propriedade a todos. Deste modo, é contraditório que em uma nação oficialmente democrática o poder público não seja capaz de coletivizar a cidadania, o que favorece o aumento da desigualdade e evidencia o desrespeito aos cidadãos perante as normas reguladoras dos direitos humanos no Brasil.

Em segundo pano, é fundamental destacar que os aspectos supracitados contribuem demasiadamente para existência de segregações sociais que beneficiam as liberdades das classes privilegiadas em detrimento dos menos favorecidos, o que demonstra a inaceitável concepção de que no Brasil a cidadania exista de maneira ilusória, visto que não é aplicada democraticamente a todos os cidadãos. Segundo a Constituição Federal de 1988, o direito as liberdades constitucionais é garantido de maneira íntegra a sociedade. Todavia é explicito que ao analisar a realidade social brasileira tal lei torna-se falha, logo, lê- se, portanto, como nociva à percepção de que no Brasil o Estado não cumpra com os regulamentos políticos, permitindo, assim, a permanência da desigual distribuição de direitos.

Diante do exposto, medidas interventoras precisam ser adotadas para atenuar tais problemáticas. À vista disso, o Ministério da Cidadania deve investir em projetos sociais de garantia das leis de defesa dos cidadãos, promovendo ajuda financeira para os indivíduos que não usufruem efetivamente dos direitos básicos garantidos conforme as diretrizes da constituição. Além disso, a iniciativa necessita ser realizada com fiscalizações estatais que favoreçam as minorias sociais mais afetadas pela desigualdade. Por conseguinte, espera-se garantir a fruição da dignidade e qualidade de vida dos brasileiros, a fim de que a cidadania no Brasil seja aplicada diferentemente do cenário enfrentado em Atenas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Então, vamos por partes:

    Introdução:

    – O tema é A Importância da Cidadania no Brasil. Na sua introdução, você passa a ideia de que o pleno exercício da cidadania no Brasil é limitado a certas pessoas (então, aqui eu já consigo enxergar claramente a sua tese), mas você acaba por não dizer o porquê da cidadania ser importante (lembrando que esse é o tema da redação). Isso poderia diminuir um pouco sua pontuação por uma fuga parcial do tema. Você ainda fala de cidadania, mas não a importância dela. Por exemplo, você trouxe que a cidadania na Grécia era limitada a poucos, mas em que o exercício da cidadania na Grécia influenciava? Os cidadãos gregos tinham o direito de ir a ágora, participar das decisões políticas do local, promover debates sobre infinitas questões, etc. Isso seria a importância da cidadania, e o motivo pelo qual deveríamos resolver esse problema no país. Um último detalhe: você diz “convêm analisar os diferentes âmbitos dente empasse no território nacional”, mas é preferível que você já cite quais são seus diferentes âmbitos na introdução. Eu não sabia, por exemplo, que você ia citar a desigualdade social como fator de limitação do exercício da cidadania. Cite seus principais pontos na introdução, e destrinche-os no desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1:

    – Você coloca a ideia de que um problema para o exercício da cidadania é a miséria, e que o descaso por parte do Estado acentua o problema. Quando você diz ” parte significativa da população brasileira encontra-se em situação de miserabilidade”, seria interessante que você trouxesse um dado estatístico que comprovasse o que você disse, caso contrário soa como opinião. Por mais que seja verdade (e todos sabem disso), seu texto deve ter embasamentos em dados reais, e eles devem ser mostrados. Se você não pode provar uma ideia (não lembra a fonte ou os dados), procure construir a argumentação de outra forma, isso pode te prejudicar.

    Por não citar na introdução a importância da cidadania, o argumento do John Locke pode parecer deslocado no texto. Você não citou a importância da cidadania, você não disse o que ser cidadão me garante e, no desenvolvimento, você coloca o John Locke como argumento de autoridade para a ideia de que o Estado deve garantir isso para todos. Mas isso o que? entende? Isso também pode te prejudicar na construção da redação. Fale desde o início sobre seu tema, o referencial de “porque a cidadania é importante” deveria ser o centro de sua argumentação nesse tema.

    Desenvolvimento 2:

    – Assim como no primeiro parágrafo de desenvolvimento, eu consigo entender a sua ideia, mas faltam dados. Quando você diz “os aspectos supracitados contribuem demasiadamente para existência de segregações sociais que beneficiam as liberdades das classes privilegiadas”, o que você pode trazer para comprovar isso que vá além de sua opinião sobre o fato?

    No trecho “o que demonstra a inaceitável concepção de que no Brasil a cidadania exista de maneira ilusória”, perceba, você diz que a concepção de que a cidadania existe de forma ilusória é inaceitável. Ou seja, significa dizer que a cidadania no Brasil é exercida de forma plena, e isso é o inverso do que você trouxe em toda sua base argumentativa. Provavelmente esse foi um erro apenas de falta de atenção, você provavelmente usou a palavra errada no lugar errado. Mas isso, se presente no seu texto final, pode confundir o leitor.

    – Conclusão:

    A conclusão tem todos os elementos que ela deve ter (o que, quem, modo, detalhamento e finalidade), contudo você retomou sua tese no final da conclusão. Você disse “medidas interventoras precisam ser adotadas para atenuar tais problemáticas”, mas quais problemáticas? tente falar sobre a sua tese aqui e, após isso, dê prosseguimento a conclusão do texto.

    ———————————————

    Seu texto foi escrito com base na norma culta, então isso já daria uma boa pontuação a você. Sua conclusão tem tudo que deveria ter. A estrutura do texto (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) também está correta. Seu texto está coeso e interligado.

    Para fechar, acho que o mais importante seria analisar bem o tema proposto e a sua tese. O seu objeto de análise deveria ser “a importância da cidadania”, e não “os problemas enfrentados no Brasil para o exercício da cidadania”. Você pode falar disso, mas sem esquecer da temática principal.

    • 1
  2. Na introdução, acho que deve ser um erro de digitação mas seria “deste” –> “diferentes âmbitos deste impasse”.
    Do 1 desenvolvimento, ao meu ver, cabe especificar a propriedade, logo ” o estado deve garantir o acesso à vida, à liberdade e à propriedade privada a todos”
    -vírgula–> ” em uma nação oficialmente democrática,* o poder público…”.
    -” o que favorece o aumento da desigualdade”, qual desigualdade? –> ” o que corrobora para aumento da desigualdade social***”

    No 2 desenvolvimento, ” Em segundo plano***”
    -” Todavia, é explícito***…” acentuação
    -” De que no Brasil,* o Estado não cumpra…” falta de vírgula

    Na conclusão
    – ” A fim de que a cidadania no Brasil seja aplicada de forma efetiva*, diferentemente do cenário enfrentado em Atenas.”

    Sua redação ficou ótima, parabéns, gostei dos repertórios, realmente muito bom. Porém, há ainda alguns erros relacionados à uso da vírgula e acentuação.
    :v

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.