A importância da arte durante o afastamento social

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à cultura. Hodiernamente, tal garantia é constatada na realidade brasileira, devido ao isolamento social causado por casos recorrentes de coronavírus, o qual se tornou um desafio a ser enfrentado organizadamente. Logo, é essencial o acesso à arte, pois, proporciona a redução de problemas mentais e sociais.

A princípio, conforme a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) as doenças psíquicas cresceram durante essa pandemia. Com isso, nota-se a relevância artística, pois, é um método de entretenimento, principalmente para as crianças, em meio a essa situação hostil vivida pelo país. Nessa ótica, é perceptível, que as pessoas estão mais plácidas, lidando melhor com essa adversidade.

Outrossim, segundo Bertold Brecht, poeta alemão, “todas as artes contribuem para a maior de todas elas: a arte de viver”. Essa concepção se evidencia, nos dias atuais, visto que os artistas estão mais disponíveis, por exemplo, para realizar “lives” em prol de arrecadar alimentos e dinheiro, os quais são direcionados à população carente. Com efeito, os impasses sociais surgidos devido ao isolamento são reduzidos, culminando na melhoria da vida de vários indivíduos.

Urge, portanto, que o Ministério da Cultura deve proporcionar mais visibilidade à arte, por meio de campanhas e palestras didáticas nos meios midiáticos, com psicólogos enfatizando a importância artística para melhorar a saúde mental e incentivando o apoio dos artistas em combate aos problemas sociais. Assim sendo, todos os cidadãos vão gozar dos seus direitos culturais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oie! Suas ideias e estrutura estão ótimas, mas a redação em si ficou um pouco jogada. Acho que se você pudesse explicitar um projeto de texto na introdução (no último período) poderia dar um “spoiler” mais objetivo do que irá falar nos parágrafos de desenvolvimento, não que isso seja obrigatório, é apenas uma forma de se organizar e esclarecer suas intenções. Nos parágrafos de desenv. não consigo identificar uma articulação boa entre os períodos, suas ideias estão confusas, e sua defesa acerca do ponto de vista não está convencendo. Faltou um pouco de marca de autoria também,sua indignação acerca do problema enriquece o texto. Conclusão ótima, porém a sua retomada a citação sobre a constituição poderia transparecer profundidade.

    • 0
  2. Olá
    Sua introdução está boa entretanto, o acesso a arte tem sido cada vez mais reduzido, principalmente para os menos privilegiados financeiramente. Então o argumento da Constituição eu deixaria para um outro contexto e buscaria uma contextualização que exemplifica a arte como “cura” mental para as pessoas.
    Seus desenvolvimentos ficaram bons, e sua conclusão eu gostei bastante, está bem completa.
    Boa sorte nos estudos.

    • 0
  3. introdução: o parágrafo ficou um pouco confuso. No segundo período você afirma que o acesso a arte é uma realidade constatada no Brasil devido ao isolamento social ocasionado pela COVID , no entanto, o que acontece é justamente o contrário (o acesso a arte que já era deficitário na realidade do nosso país se torna ainda pior, uma vez que não são todas as pessoas que possuem recursos como a internet). Além disso, você usa a conjunção ´logo´ no último período do parágrafo para afirmar que o acesso a arte é fundamental para não desenvolver problemas mentais, porém você não faz uma construção de texto que me leve a entender isso. Recomendo que as duas ideias que você vai desenvolver fiquem mais explícitas para que os próximos parágrafos possuam uma orientação.
    SEGUNDO PARÁGRAFO: você utiliza uma linguagem extremamente formal sem, no entanto, articular bem o seu texto. Não há uma conexão no seu segundo parágrafo e não identifico a defesa de um ponto de vista que seja consistente. De que forma a dificuldade em se acessar a arte (nesse período de isolamento social) tem se tornado determinante para o desenvolvimento de doenças psíquicas? no começo você citou utilizando a UFRJ de que as doenças psíquicas estão aumentando e você termina seu parágrafo afirmando que as pessoas estão lidando melhor com a realidade e isso torna o seu parágrafo ambíguo.
    TERCEIRO PARÁGRAFO: De que forma os artistas estarem se dispondo a fazer lives tem contribuido para a problemática? não conseguir identificar até agora o seu ponto de vista no texto (sua tese).
    CONCLUSÃO: o parágrafo apresenta o esperado pela banca (como, quem, o que, finalidade), porém, ao longo do seu texto você construiu duas ideias: a de que com o isolamento social as pessoas estão tendo maior acesso à arte E a ideia de que pessoas estão mais doentes por não ter acesso a arte, logo, seu texto ficou confuso.

    • 0
  4. Olá tudo bem? Seu texto é muito bem escrito a introdução está ótima conclusão bem completa ,minha dica é problematizar mais e colocar argumentos e citações mais fortes ,no primeiro parágrafo conclusão acho que você pode retirar o termo “urge” e “que” assim ficaria ( Portanto o Ministério da Cultura deve…) seu texto é bem organizado o primeiro parágrafo da conclusão é muito longo e a última frase parece incompleta, no mais vc escreve muito bem, parabéns

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.