A importância da alfabetização para a construção social de um indivíduo

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O filme “Doze anos de escravidão” retrata a história de Solomon Northup, um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo, é por meio de uma carta que o personagem comprova sua liberdade. Nesse espectro, leitura e escrita configuram-se como importantes armas linguísticas capazes de solucionarem injustiças. Entretanto, para além da ficção, essas benesses não são usufruídas por todos na hodiernidade e a ausência da alfabetização compromete a formação social do indivíduo. Assim, convém analisar o letramento como instigador da criticidade e como propulsor para a eliminação do ciclo vicioso da pobreza.

Em primeira análise, verifica-se que a escassez de conhecimento potencializa o conformismo diante de situações subumanas. À vista disso, a obra modernista “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, aborda a suscetibilidade do personagem Fabiano ao trabalho exploratório e humilhante imposto por aqueles que detém o saber. Nessa perspectiva, sendo a arte uma representação da realidade, são milhares os fabianos no mundo que aceitam restrições de cidadania pela falta de instruções sobre os direitos individuais. Dessa forma, a alfabetização é imperativa para a criticidade do ser e para promover ações de resistência em prol do cumprimento constitucional.

Ademais, constata-se que dispor de habilidades de leitura e escrita oportuniza a interpretação dos acontecimentos sociais e fomenta a busca por melhorias econômicas. Sob esse viés, segundo o cientista político brasileiro Décio Saes, a classe dominante teme a aquisição educacional em demasia, pelo povo, pelos seus possíveis efeitos politizadores. Dessa maneira, essa concepção demonstra a importância do saber para o posicionamento indagador, contrário às práticas de dominação, capaz de obter ascensão socioeconômica e finalizar o ciclo da miséria.

Depreende-se, portanto, que o letramento é indispensável para a construção social de um indivíduo. Para sua efetivação, cabe ao Ministério da Educação proporcionar programas de alfabetização comunitária, mediante ampliação do número de vagas dos projetos de extensão nas universidades, especialmente para o curso de licenciatura em letras e em pedagogia, haja vista o domínio linguístico inerente à tal área, com o fito de erradicar o analfabetismo no país e maximizar os direitos dos cidadãos. Destarte, ler e escrever solucionarão diversas injustiças, como as de Solomon.

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3 Correções

  1. COMPETÊNCIA I : Demonstrou domínio da norma culta da língua portuguesa. (200)

    COMPETÊNCIA II: No primeiro parágrafo, não ficou muito bem clara a contextualização do filme e sua ligação com o tema da redação. Em contrapartida, a citação da obra Vidas Secas demonstra que você tem consciência sobre as consequências do analfabetismo, fazendo deste um bom encaminhamento para a defesa do seu ponto de vista. (160)

    COMPETÊNCIA III: Exceto a citação do filme no primeiro parágrafo, conseguiu muito bem organizar, relacionar e interpretar os fatos para a defesa do seu ponto de vista (160)

    COMPETÊNCIA IV: Demonstrou saber construir uma boa argumentação (200).

    COMPETÊNCIA V: Excelente intervenção, bastante detalhada e que faz sentido na prática. (200)

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  2. Boa noite,gostei do modo que utilizou o filme no texto,ficou muito bom,bem contextualizado no meu ponto de vista,seu desenvolvimento está ótimo,só acho que poderia compactar um pouco o texto pois ficou longo, sua conclusão está ótima mas tem sempre como melhorar para chegar a redação nota 1000, pois você tem potencial. Bom estudo

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  3. I- 200 II- 200 III- 160 IV- 200 V- 200 nota: 960 * Sua redação é ótima, poderia se atentar ao primeiro período em que você não explica muito bem sua contextualização para fazer a ligação com o tema.

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